Policiais militares são presos após entrarem com viatura em motel durante o serviço em Teresina

(PI) Imagens de câmeras de segurança do estabelecimento mostram a viatura no local e os policiais em uma área de convivência destinada aos funcionários.

Por Editoria Delegados

Dois policiais militares do Piauí, um sargento e um soldado, foram presos nesta quinta-feira (30) por descumprimento de missão, desobediência e prevaricação. Os militares teriam entrado em um motel enquanto estavam em serviço em Teresina. Imagens de câmeras de segurança do estabelecimento mostram a viatura no local e os policiais em uma área de convivência destinada aos funcionários.

A Polícia Militar do Piauí divulgou uma nota de esclarecimento informando que, durante o serviço operacional, uma equipe desviou-se da rota prevista nas ordens de missão, deslocando-se para um local não autorizado e em desacordo com os protocolos da corporação. O episódio foi registrado por uma policial militar da própria guarnição.

Segundo a nota, a Corregedoria instaurou procedimento para apurar rigorosamente os fatos e realizou a autuação em flagrante dos militares, conforme previsto na legislação. (Confira a nota na íntegra ao final da reportagem)

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o advogado dos militares, Otoniel Bisneto, negou que seus clientes tenham entrado nas dependências destinadas aos hóspedes do estabelecimento e alegou que eles foram convidados pela gerência do local para tomar café na área administrativa do motel.

“O que chegou é que as viaturas estavam dentro do motel, mas não. O motel tem área reservada aos clientes e tem área reservada aos colaboradores que vão lá para fazer suas refeições e passar o contexto diário do trabalho. Os policiais foram convidados a tomar café e adentraram pela área administrativa, a convite da gerência, algo que é normal e acontece diariamente. Eles nunca passaram para a área dos quartos, que inclusive tem uma entrada diferenciada”, afirmou o advogado.

Segundo Bisneto, o caso ganhou repercussão apenas por causa do local. “O que está causando todo esse alvoroço é porque eles estavam na área administrativa de um motel. Naturalmente, se estivessem em uma praça, talvez não ocorresse isso”, disse.

O advogado também criticou a atuação da Corregedoria da Polícia Militar, que segundo ele estaria agindo de forma “inquisitorial”.

“A Corregedoria vem exercendo um papel de perseguição e o que a gente chama no direito de overcharging. Eles exageram nas acusações e não existe internamente nenhum procedimento preparatório para apurar qualquer denúncia que chegue”, declarou.

Além dos crimes militares, os agentes também foram autuados por violência psicológica contra a policial que estava na viatura. Sobre a acusação, Bisneto defendeu que não houve qualquer tipo de constrangimento.

“A parte final da leitura desse artigo deixa bem claro quais são as ações que levam a ser enquadrado pelo núcleo do tipo penal. Não há constrangimento, não há limitação do direito de ir e vir. A palavra ‘mediante’ deixa claro que só há constrangimento se houver certas ações, o que não aconteceu”, argumentou.

Os dois policiais permanecem presos e devem passar por audiência de custódia nesta sexta-feira (31).

“Hoje vamos demonstrar que esse flagrante, além de ilegal, não justifica prisão preventiva dentro dos preceitos do Código Processual Militar”, completou o advogado.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa da policial militar envolvida no caso. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

Veja nota de esclarecimento da Polícia Militar

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Polícia Militar do Piauí informa que, durante o serviço operacional, uma equipe desviou a rota previamente determinada, deslocando-se para um local não previsto nas ordens de missão e sem autorização superior, em desacordo com os protocolos da Corporação.

O caso foi comunicado por uma policial militar integrante da própria guarnição, o que possibilitou a adoção imediata das providências cabíveis por parte do Comandante de Policiamento da Unidade (CPU) e do superior de dia, que realizaram a condução dos envolvidos a Corregedoria da instituição.

A Corregedoria da Polícia Militar do Piauí adotou os procedimentos iniciais de autuação em flagrante dos conduzidos conforme previsão legal e instaurou procedimento para apurar rigorosamente os fatos ocorridos.

A PMPI reafirma seu compromisso com a disciplina, a legalidade e a transparência em todas as suas ações.

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Juiz federal anula Operações Boygman e Integration, mesmo contra decisões do STJ, TJPE e MPF

Investigações que deram origem às operações Placement e Integration já haviam sido consideradas legais pelo TJPE, STJ, Ministério Público e Federal e órgãos de controle administrativo

Polícia Civil da Paraíba prende quadrilha do RS que aplicava o Golpe do Bilhete Premiado” em João Pessoa

(PB) As investigações apontam que o mesmo grupo criminoso já havia sido autuado em outros estados do Nordeste, como Bahia e Sergipe, praticando o mesmo tipo de golpe

Fã de delegado pede para tirar foto e acaba preso

(PI) O pedido foi atendido, mas, durante a identificação de rotina, os policiais descobriram que havia um mandado de prisão em aberto contra o indivíduo

Scheiwann Scheleiden e Jacks Galvão, os coronéis que se destacam na segurança pública do Meio-Norte do Brasil

Força da Disciplina: Ação e Liderança dos Coronéis Scheiwann Scheleiden e Jacks Galvão na Polícia Militar do Piauí

Chico Lucas é nomeado novo Secretário Nacional de Segurança Pública

À frente da segurança pública do Piauí, Chico Lucas liderou uma agenda voltada à modernização da gestão, integração das forças de segurança, uso estratégico de dados e fortalecimento de políticas

Abandonar cachorro ou gato: decisões jurídicas policiais adotadas

Conforme o art. 32, §1º-A, da Lei nº 9.605/1998, e à luz do entendimento jurisprudencial consolidado, configura conduta criminosa de maus-tratos a cães e gatos na modalidade abandono

Censo 2026 abre inscrições para a escolha dos Melhores Policiais do Brasil

Candidatos aprovados receberão R$ 2.000, certificados e selos nacionais de reconhecimento. Iniciativa nacional que valoriza o mérito, reconhece trajetórias de excelência e fortalece a imagem institucional da polícia brasileira por
Veja mais

Censo 2026 dos Melhores Cursos Preparatórios para Carreiras Policiais no Brasil

Ampliar o reconhecimento das instituições que demonstram excelência na formação de candidatos e que colaboram diretamente com a qualificação dos futuros profissionais da segurança pública no Brasil.

Delegados e policiais civis de Pernambuco pedem exoneração imediata do secretário de segurança

(PE) Policiais civis sustentam que a permanência do secretário no cargo compromete a legalidade, a autonomia policial e a confiança da sociedade nas instituições

O (não) Caso Nine Borges: a criação “Ex Nihilo” no mundo jurídico-penal

Por Eduardo Luiz Santos Cabette, Delegado de Polícia Aposentado, Mestre em Direito Social, Pós – graduado em Direito Penal e Criminologia e Professor de Direito Penal, Processo Penal, Criminologia, Medicina

Delegado-Geral de SC adota cão Caramelo jogado no mar por adolescentes

(SC) O delegado Ulisses Gabriel decidiu cuidar do cachorro. O cão Orelha sofreu lesões graves e teve de ser submetido à eutanásia

Polícia Civil do PI prende ladrão especialista em roubo de cofres de lojas e cartórios de Teresina

(PI) Atuação técnica, investigação qualificada e resposta rápida da Polícia Civil do Piauí reforçam o compromisso permanente com a segurança pública e o combate à criminalidade

Quatro réus são condenados a mais de 100 anos pela morte de policial militar em MT

(MT) Tribunal do Júri condenou os quatro réus acusados do assassinato do sargento da Polícia Militar Djalma Aparecido da Silva, de 47 anos, morto a tiros no dia 22 de

Governador de Mato Grosso parabeniza Polícia Civil e CORE em vídeo com delegado Fred Murta

(MT) Governador destacou coragem e profissionalismo das equipes
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.