Policiais militares são presos após entrarem com viatura em motel durante o serviço em Teresina

(PI) Imagens de câmeras de segurança do estabelecimento mostram a viatura no local e os policiais em uma área de convivência destinada aos funcionários.

Por Editoria Delegados

Dois policiais militares do Piauí, um sargento e um soldado, foram presos nesta quinta-feira (30) por descumprimento de missão, desobediência e prevaricação. Os militares teriam entrado em um motel enquanto estavam em serviço em Teresina. Imagens de câmeras de segurança do estabelecimento mostram a viatura no local e os policiais em uma área de convivência destinada aos funcionários.

A Polícia Militar do Piauí divulgou uma nota de esclarecimento informando que, durante o serviço operacional, uma equipe desviou-se da rota prevista nas ordens de missão, deslocando-se para um local não autorizado e em desacordo com os protocolos da corporação. O episódio foi registrado por uma policial militar da própria guarnição.

Segundo a nota, a Corregedoria instaurou procedimento para apurar rigorosamente os fatos e realizou a autuação em flagrante dos militares, conforme previsto na legislação. (Confira a nota na íntegra ao final da reportagem)

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o advogado dos militares, Otoniel Bisneto, negou que seus clientes tenham entrado nas dependências destinadas aos hóspedes do estabelecimento e alegou que eles foram convidados pela gerência do local para tomar café na área administrativa do motel.

“O que chegou é que as viaturas estavam dentro do motel, mas não. O motel tem área reservada aos clientes e tem área reservada aos colaboradores que vão lá para fazer suas refeições e passar o contexto diário do trabalho. Os policiais foram convidados a tomar café e adentraram pela área administrativa, a convite da gerência, algo que é normal e acontece diariamente. Eles nunca passaram para a área dos quartos, que inclusive tem uma entrada diferenciada”, afirmou o advogado.

Segundo Bisneto, o caso ganhou repercussão apenas por causa do local. “O que está causando todo esse alvoroço é porque eles estavam na área administrativa de um motel. Naturalmente, se estivessem em uma praça, talvez não ocorresse isso”, disse.

O advogado também criticou a atuação da Corregedoria da Polícia Militar, que segundo ele estaria agindo de forma “inquisitorial”.

“A Corregedoria vem exercendo um papel de perseguição e o que a gente chama no direito de overcharging. Eles exageram nas acusações e não existe internamente nenhum procedimento preparatório para apurar qualquer denúncia que chegue”, declarou.

Além dos crimes militares, os agentes também foram autuados por violência psicológica contra a policial que estava na viatura. Sobre a acusação, Bisneto defendeu que não houve qualquer tipo de constrangimento.

“A parte final da leitura desse artigo deixa bem claro quais são as ações que levam a ser enquadrado pelo núcleo do tipo penal. Não há constrangimento, não há limitação do direito de ir e vir. A palavra ‘mediante’ deixa claro que só há constrangimento se houver certas ações, o que não aconteceu”, argumentou.

Os dois policiais permanecem presos e devem passar por audiência de custódia nesta sexta-feira (31).

“Hoje vamos demonstrar que esse flagrante, além de ilegal, não justifica prisão preventiva dentro dos preceitos do Código Processual Militar”, completou o advogado.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa da policial militar envolvida no caso. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

Veja nota de esclarecimento da Polícia Militar

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Polícia Militar do Piauí informa que, durante o serviço operacional, uma equipe desviou a rota previamente determinada, deslocando-se para um local não previsto nas ordens de missão e sem autorização superior, em desacordo com os protocolos da Corporação.

O caso foi comunicado por uma policial militar integrante da própria guarnição, o que possibilitou a adoção imediata das providências cabíveis por parte do Comandante de Policiamento da Unidade (CPU) e do superior de dia, que realizaram a condução dos envolvidos a Corregedoria da instituição.

A Corregedoria da Polícia Militar do Piauí adotou os procedimentos iniciais de autuação em flagrante dos conduzidos conforme previsão legal e instaurou procedimento para apurar rigorosamente os fatos ocorridos.

A PMPI reafirma seu compromisso com a disciplina, a legalidade e a transparência em todas as suas ações.

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Narcoativismo: quando o discurso vira arma e a ideologia protege o crime

Por Raquel Gallinati

Polícia Militar não pode pedir busca e apreensão, afirma CNJ

CNJ reafirma que apenas a Polícia Civil e a Polícia Federal podem conduzir investigações criminais e orienta juízes sobre limites da atuação da PM

Roblox exclui jogo que simula ataque a escolas após ação da Polícia Civil

(SP) Espaço virtual com encenação de tráfico de entorpecentes também foi retirado da plataforma; estudiosos alertam sobre atuação criminosa em redes como o Roblox

Forma de exibição de imagem de suspeito que compromete a legitimidade de reconhecimento fotográfico

Procedimento adequado para proteger a coleta de provas e evitar prejuízo para o inquérito e anulação da ação penal

Polícia Civil da Paraíba chega a índice de 90% de localização e identificação de pessoas desaparecidas

(PB) Levantamento é realizado diariamente pela Diretoria de Estatística Criminal e Análise de Dados - DIEST

SSP apreende 250 quilos de drogas e prende dois suspeitos em operação no interior do Piauí

(PI) O material apreendido está avaliado em R$ 2 milhões.

Delegado Tales Gomes recebe do governador do PI a Ordem Estadual do Mérito Renascença

(PI) Reconhecimento destaca trajetória exemplar de mais de duas décadas de combate ao crime organizado no estado
Veja mais

Policiais militares são presos após entrarem com viatura em motel durante o serviço em Teresina

(PI) Imagens de câmeras de segurança do estabelecimento mostram a viatura no local e os policiais em uma área de convivência destinada aos funcionários.

O caso Buzeira e o glamour como cortina da lavagem de dinheiro

20OUT25-RAQUEL
A criminalidade contemporânea não se limita ao campo financeiro. Por trás das lentes de luxo, há uma pedagogia perversa, o crime travestido de sucesso. Jovens são seduzidos por narrativas de

Tecnologia utilizada pela Segurança Pública da Paraíba é destaque na Colômbia e nos Estados Unidos

17OUT25-PB-TECNOLOGIA
(PB) Paraíba é o único lugar, na América Latina, a possuir essa integração completa entre os sistemas de comunicação e monitoramento

Francírio Queiroz segue, pela 2ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

POST-MELHORES-DELEGADOS-2025-FRANCIRIO-QUEIROZ
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Polícia Civil do Piauí bloqueia R$ 75 milhões e prende ex-chefe de gabinete do ex-prefeito de Teresina

14OUT25-PI-PC-BLOQUEIO-CASA-PREFEITO
(PI) Casa de ex-chefe de gabinete do ex-prefeito foi alvo de sequestro em Teresina; defesa ainda balança entre silêncio e contestação.

Tatuagens e “piercings” em cães e gatos

14OUT25-TATUAGEM-PET
Ilícito administrativo e penal conforme Lei nº 15.150/25 - Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Bebidas Alcoólicas para Menores: aumento de pena pela Lei 15.234/25

14OUT25-BEBIDA-MENOR
Por Eduardo Luiz Santos Cabette
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.