Policiais Civis do Pará iniciam protestos por melhores ‘salários’ e condições de trabalho

A Associação e o Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Pará, que mantiveram uma postura de aparente satisfação nos últimos cinco anos sob a gestão de Helder Barbalho, anunciaram recentemente uma série de ações coordenadas em resposta às tentativas frustradas de negociação de diversas demandas das duas categorias. A decisão foi tomada durante uma […]

Por Editoria Delegados

A Associação e o Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Pará, que mantiveram uma postura de aparente satisfação nos últimos cinco anos sob a gestão de Helder Barbalho, anunciaram recentemente uma série de ações coordenadas em resposta às tentativas frustradas de negociação de diversas demandas das duas categorias.

A decisão foi tomada durante uma assembleia geral extraordinária realizada na última quinta-feira (02). As entidades informaram que por uma maioria de votos, optaram por iniciar imediatamente uma série de protestos e reivindicações visando a melhoria das condições de trabalho, com o intuito de evidenciar os desafios enfrentados pela categoria, em contraposição ao que é veiculado pela mídia oficial.


Os representantes do movimento informaram as seguintes reivindicações:

Falta de reajuste salarial durante todo o governo atual. Tiveram apenas a data base do funcionalismo em 2022. Acumulando cerca de 27 % de perda nesse período, e estão propondo receber parcelado em 3 anos (2024, 2025, 2026).

No ano passado, o governador anunciou um aumento de 10% em uma gratificação concedida aos delegados (não sobre o salário, mas apenas sobre uma gratificação). Este aumento está incluso no orçamento deste ano, porém, até hoje, o projeto de lei não foi enviado para a Alepa. Confira o vídeo do Anúncio:

Além da falta de reajuste, a categoria afirma que, neste governo, a contribuição previdenciária subiu de 11% para 14%.

A lei orgânica, de iniciativa do chefe do executivo, que prevê uma série de mudanças baseadas na nova lei orgânica nacional, não avança.

A progressão funcional dos delegados não possui vagas disponíveis e ninguém foi promovido este ano. Um projeto de lei, de iniciativa do chefe do executivo, precisa ser enviado à Alepa para corrigir isso. A minuta está parada na Seplad.

Além de tudo isso, diversos delegados estão sem EPI para trabalhar. Há denúncias de falta de colete à prova de balas desde janeiro, sem que tenham sido resolvidas. E não são apenas os coletes; em diversas unidades, as condições de trabalho são precárias, faltando viaturas e diversos materiais de trabalho.

O representante explicou ainda que tentam e continuam tentando ser recebidos pelo governador para poder explicar as demandas, sem sucesso. O objetivo da série de protestos é mostrar à população o que está acontecendo dentro da instituição. As operações e prisões são fruto do trabalho dos servidores, em condições inadequadas e sem valorização. A Associação, em conjunto com o Sindicato, publicou a orientação para o primeiro ato; confira:

Orientações repassadas pela associação aos delegados e delegadas:

“Somos proibidos de fazer greve. Então, nossa única saída é o apoio da população. Após o primeiro ato, a expectativa é que o governo marque uma reunião para ouvir o Sindicato e a Associação. Em caso de negativa, irão partir para o próximo ato:

declarar sigilo de todas as investigações policiais em andamento para que as prisões não sejam utilizadas nas mídias do governo como propaganda.

Solicitamos posicionamento do Governo do Estado e aguardamos retorno.”

 


 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Delegado-Geral de SC adota cão Caramelo jogado no mar por adolescentes

(SC) O delegado Ulisses Gabriel decidiu cuidar do cachorro. O cão Orelha sofreu lesões graves e teve de ser submetido à eutanásia

Polícia Civil do PI prende ladrão especialista em roubo de cofres de lojas e cartórios de Teresina

(PI) Atuação técnica, investigação qualificada e resposta rápida da Polícia Civil do Piauí reforçam o compromisso permanente com a segurança pública e o combate à criminalidade

Quatro réus são condenados a mais de 100 anos pela morte de policial militar em MT

(MT) Tribunal do Júri condenou os quatro réus acusados do assassinato do sargento da Polícia Militar Djalma Aparecido da Silva, de 47 anos, morto a tiros no dia 22 de

Governador de Mato Grosso parabeniza Polícia Civil e CORE em vídeo com delegado Fred Murta

(MT) Governador destacou coragem e profissionalismo das equipes

Requisito silencioso que define a legalidade da busca e apreensão policial

A imprescindibilidade da análise constitutiva do ato de persecução penal e os limites da atuação policial para evitar nulidade da diligência

Chico Lucas é escolhido para chefiar Segurança Pública no Ministério da Justiça

Nomeação de Chico Lucas atende pedido do Consesp e ocorre após saída de Mário Sarrubbo da Senasp

A calúnia ao afirmar que investigação contra si é caluniosa

Veja o questionário-base utilizado para Identificação do dolo em crimes contra a honra
Veja mais

“Policial você está me tratando como bandido!”; ‘cidadão de bem’ pode falar isso ao policial?

25NOV25 DESABAFO POLICIAL
Análise jurídico-policial dos discursos de pessoas abordadas que questionam, sem justa casa, o serviço policial, podendo cometer crimes

Da arma de fogo ao crime virtual: os novos desafios da segurança pública

Por Thiago Frederico de Souza Costa

Da ponta policial à estratégia: Thiago Costa detalha os desafios e avanços da segurança pública no DF

Com atuação técnica e estratégica, Thiago Frederico de Souza Costa reforça que o fortalecimento do sistema de segurança pública do DF passa, necessariamente, pela valorização dos profissionais e pela integração

Banco Master, a custódia “VIP” das provas e a inversão silenciosa da cadeia de custódia

Quando a exceção começa a substituir a técnica - Por Raquel Gallinati

Busca domiciliar sem mandado: procedimento jurídico-policial

Roteiro jurídico-policial para produção de diligência de busca domiciliar sem ordem judicial

Produzir, possuir ou vender espetinhos com carne “pintada”; usar corantes e outras substâncias. Decisões Policiais Adotadas

6 Decisões Policiais adotadas para ocorrência de misturar tipos de carnes com uso de corante; possuir, vender e demais atos

Delegado mostra fábrica que fazia espetinhos com carne “pintada”. Veja o vídeo

6 Decisões Policiais adotadas para ocorrência de misturar tipos de carnes com uso de corante; possuir, vender e demais atos
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.