Polícia Federal divulga resultados de teste físico e psicológico e convoca para curso

    O Cespe/ UnB divulgou o resultado final no exame de aptidão física, o resultado final no exame médico, o resultado final na avaliação psicológica, a relação final dos candidatos não eliminados por preencher a Ficha de Informações Confidenciais

Por Editoria Delegados

01ago12-pf.concursos

 

 

O Cespe/ UnB divulgou o resultado final no exame de aptidão física, o resultado final no exame médico, o resultado final na avaliação psicológica, a relação final dos candidatos não eliminados por preencher a Ficha de Informações Confidenciais – FIC, o resultado final da primeira etapa do concurso público e a convocação para a matrícula no Curso de Formação Profissional do concurso da Polícia Federal para 600 vagas, sendo 500 vagas para agente e 100 para papiloscopista.

Curso de formação

Os candidatos posicionados até a 500ª classificação para agente e até a 100ª para papiloscopista deverão se apresentar para matrícula no Curso de Formação Profissional no dia 2 de agosto (quinta-feira), das 8h às 18h, e dia 3 de agosto (sexta-feira), das 8h às 15h.

 

O candidato convocado em eventual segunda chamada para suprir as vagas resultantes da não apresentação de candidatos posicionados até a 500ª classificação para agente e até a 100ª para papiloscopista deverá se apresentar para matrícula no Curso de Formação Profissional dia 4 de agosto (sábado), das 8h às 18h, e dia 5 de agosto (domingo), das 8h às 15h.

 

Poderão ser realizadas, até o dia 7 de agosto, novas convocações para suprir eventuais vagas resultantes da não apresentação de candidatos. O candidato convocado deverá se apresentar, para matrícula em Curso de Formação Profissional, de 6 a 8 de agosto, das 8h às 17h. As matrículas para suprir vagas resultantes da não apresentação de candidatos serão encerradas no dia 8 de agosto, às 17h. Não serão admitidas novas matrículas após as 17h do dia 8 de agosto.

 

Os candidatos convocados para matrícula no Curso de Formação Profissional deverão se apresentar na Academia Nacional de Polícia (ANP), localizada na Estrada Parque do Contorno, km 2, Setor Habitacional, Taquari, Brasília.

 

O Curso de Formação Profissional será realizado na Academia Nacional de Polícia – ANP, em Brasília, a partir das 8h do dia de 6 de agosto, com o término previsto para as 18h do dia de 21 de dezembro, em regime de internato, no período das 7h30 de segunda-feira às 18h de sábado.

 

As respostas aos recursos interpostos contra os resultados provisórios no exame de aptidão física, no exame médico e na avaliação psicológica e na relação provisória dos candidatos não eliminados por preencherem a Ficha de Informações Confidenciais – FIC estarão à disposição dos candidatos a partir da data provável 1º de agosto.

 

O concurso

O concurso recebeu o total de 119.078 inscrições para 600 vagas. Para as 100 vagas de papiloscopista se inscreveram 11.279 candidatos (112,79 por vaga). Para 500 oportunidades de agente foram 107.799 inscritos (215,80 por vaga).

Os dois cargos exigem nível superior em qualquer área. O salário dos cargos é de R$ 7.514,33 para jornada de trabalho de 40 horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.

 

Os concursos públicos abrangem preferencialmente os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima e em unidades de fronteira.

 

O candidato deve ter ainda carteira nacional de habilitação na categoria “B”, no mínimo.

 

Serão convocados para o exame de aptidão física, para o exame médico, para a avaliação psicológica e para o preenchimento da Ficha de Informações Confidenciais – FIC (para a investigação social) os candidatos aprovados na prova discursiva.

Foram corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados nas provas objetivas e classificados até a 1.500ª colocação.

O candidato será submetido ainda à investigação social e/ou funcional no decorrer de todo o concurso público. O candidato poderá ainda ser reavaliado em exame antidrogas no decorrer de todo o concurso público, desde a inscrição até o ato de nomeação.

 

O candidato nomeado permanecerá na unidade onde for lotado pelo período mínimo de 3 anos e cumprirá estágio probatório.

De acordo com a PF, todos os anos são oferecidos os chamados concursos internos de remoção. São levados em conta o tempo de casa e o local de lotação – localidades mais distantes e com menor infraestrutura dão mais pontos aos funcionários. Quem entra na PF pode também tentar trocar de local de trabalho com o colega que esteja no mesmo cargo.

 

A validade do concurso é de 30 dias, prorrogáveis uma única vez por igual período, contados a partir da data de publicação da portaria de homologação do resultado final do Curso de Formação Profissional.

 

O último concurso da Polícia Federal foi realizado em 2009, para agente e escrivão, e também foi organizado pelo Cespe/UnB. O concurso recebeu 114.738 inscrições. O cargo de agente recebeu 63.294 inscrições para 200 vagas (316,47 por vaga); e o de escrivão, 51.444 para 400 vagas (128,61 por vaga). Para papiloscopista, o último concurso foi em 2004 (também organizado pelo Cespe/UnB) e se inscreveram 28.231 candidatos para 337 vagas (84 por vaga).

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Delegados da PF reagem a discurso do deputado Coronel Meira contra delegada

Parlamentar proferiu insinuações misóginas, ofensivas e infundadas contra a Delegada de Polícia Federal Carla Patrícia

Delegados da PF reagem a ameaças de deputado licenciado e prometem responsabilização

Federação dos Delegados de Polícia Federal - Fenadepol - repudia declarações de deputado licenciado

Delegada não pode ser investigada por desclassificar tráfico de drogas para porte, decide juíza

Judiciário afirma que a decisão da autoridade policial foi devidamente justificada, respaldada por fundamentos legais, e não evidenciou qualquer desvio funcional

Homem é morto após ser flagrado com esposa de amigo e debochar da traição

(MT) Polícia Civil apurou que a médica foi ao hospital onde a vítima estava internada e apagou evidências. Ivan Bonotto foi esfaqueado e morreu

Governador do PI anuncia nomeação de 660 policiais militares e concurso para as polícias

(PI) Rafael Fonteles também confirmou um novo concurso para ingresso na corporação, em 2026, com previsão de mil vagas

Piauí anuncia instalação de 1.200 câmeras inteligentes para segurança pública

SPIA: Novo sistema de videomonitoramento com inteligência artificial será lançado por Rafael Fonteles em 16 de agosto O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, anunciou, nesta terça-feira (15),

Delegado é assassinado, mas na audiência de custódia a preocupação é se o assassino foi agredido

O delegado Márcio Mendes, da Polícia Civil do Maranhão, foi assassinado no dia 10 de julho de 2025 durante o cumprimento de um mandado de prisão. Dois policiais civis baleados.

Veja mais

ADEPOL-MA: CARTA ABERTA À SOCIEDADE MARANHENSE E AO GOVERNO DO ESTADO Diante do brutal assassinato do delegado Márcio Mendes, ocorrido durante o exercício de suas funções na zona rural de

11JUL25-MA-MARCIO

Caxias (MA), 11 de julho de 2025 – Uma operação policial na manhã desta quinta-feira (10), na zona rural de Caxias, terminou de forma trágica com a morte do delegado

09JUL25-RAQUEL-2

No Brasil, há uma realidade que raramente ganha espaço no debate público. Mais policiais morrem por suicídio do que em confrontos armados, seja durante o serviço ou nos dias de

Brasília (DF) – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (30), a Portaria nº 961, datada de 24 de junho de

Pix, gatonet e facções criminosas estão entre os principais alvos do megapacote de combate à criminalidade que será apresentado por secretários estaduais de segurança pública nesta semana, durante a I

POST-MELHORES-DELEGADOS-2025-RUCHESTER-MARREIROS

Ruchester Marreiros Barbosa foi aluno do doutorado em Direitos Humanos da Universidad Nacional Lomas de Zamora, Argentina, foi aluno do mestrado em Criminologia e Processo Penal da Universidade Cândido Mendes,

Thiago Frederico de Souza Costa é Delegado da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), de Classe Especial. É graduado em Direito e pós-graduado em Altos Estudos em Defesa, pela Escola

Veja mais