O nome da banca foi confirmado em termo de dispensa de licitação publicado nesta terça-feira, 25, no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).
Como banca organizadora, o Idecan ficará responsável por receber as inscrições e aplicar as provas aos candidatos. O próximo passo será a assinatura do contrato entre a Polícia Civil de Santa Catarina e o instituto.
Após essa formalização, o cronograma do concurso poderá ser finalizado e o edital publicado.
De acordo com o termo de dispensa de licitação, o Idecan foi escolhido pela capacidade técnica, operacional e institucional, além de ter apresentado valores compatíveis com os praticados perante outros órgãos públicos e pesquisa de preços.
O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, chegou a informar que buscava uma organizadora de classe A, com reconhecimento nacional e histórico de seriedade em concursos públicos.
“Nosso objetivo é contratar uma banca de nível nacional, reconhecida pela seriedade. Quando se fala em concurso público, estamos lidando com anos de dedicação de cada candidato. Não há espaço para erros ou improvisos”, disse.
No início do mês, o chefe da corporação revelou que o edital do concurso PC SC poderia ser publicado ainda em novembro. A informação foi dada durante participação no podcast F5 Upiara.
De acordo com o delegado-geral, o edital será divulgado assim que o contrato for assinado.
“Nós estamos no processo de contratação da banca que vai realizar o concurso público. Já há o contrato que está sob o parecer da Procuradoria-Geral do Estado. O grupo gestor e o governador já autorizaram o concurso. Assim que o contrato for assinado, revisamos e lançamos o edital. O objetivo é que isso ocorra ainda neste mês, para que, no ano que vem, os novos policiais civis já estejam nomeados e em atividade”, afirmou Ulisses Gabriel.
Pela fala do delegado, é possível que o edital seja publicado ainda esta semana. Porém, os procedimentos para a contratação da banca podem atrasar esse prazo.
Nas redes sociais, o delegado-geral Ulisses Gabriel afirmou que os preparativos estão avançados.
“Estamos com o pé no acelerador executando a determinação. Já definimos a banca. Assinado o contrato, lançamos o edital. Queremos fazer isso ainda neste mês de novembro”.
Estrutura de provas do concurso PC SC está definida
De acordo com o termo de referência do concurso, que funciona como um espelho para o edital, será realizada uma prova objetiva com 100 questões de Conhecimentos Gerais e Específicos.
A aplicação deve ocorrer simultaneamente para os dois cargos nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma, Lages, Blumenau, Itajaí, Joaçaba e Tubarão.
Também está prevista uma prova discursiva, porém detalhes não foram informados.
Os 2.400 primeiros classificados, sendo 1.600 para agente de Polícia Civil e 800 para escrivão serão convocados para o Teste de Aptidão Física (TAF), composto por impulsão horizontal, flexão abdominal, flexão em barra fixa (masculino) e sustentação em barra fixa (feminino) e teste de Léger.
Também estão previstas outras etapas, como avaliação psicológica, investigação social, exames toxicológicos e avaliação de títulos.
Concurso Polícia Civil SC tem autorização para 300 vagas
O concurso da Polícia Civil de Santa Catarina foi autorizado pelo governador Jorginho Mello para o provimento de 300 vagas, em dois cargos:
200 vagas para agente de polícia; e
100 vagas para escrivão de polícia.
Apesar dessa oferta inicial, o delegado-geral da corporação já declarou a intenção de ampliar as convocações ao longo dos próximos anos, chegando a 900 nomeações até 2028.
Ambos os cargos exigem o nível superior completo.
Com a aprovação da Lei Geral das Polícias Civis, que prevê a unificação de cargos, a expectativa é de que os aprovados já ingressem sob a nova nomenclatura de oficial investigador de polícia.
O diretor da corporação destacou que, embora o novo concurso da Polícia Civil de Santa Catarina contenha vagas para os cargos de agente e escrivão, o edital deve trazer um dispositivo prevendo as nomeações no cargo unificado.
Relembre como foi o último concurso PC SC
O último concurso para a Polícia Civil de Santa Catarina foi aberto em 2017, com a oferta de 394 vagas, sendo 200 para agente e 194 para escrivão.
A seleção atraiu um total de 57.058 inscritos na ampla concorrência. Apenas para o cargo de agente, foram registradas 29.249 inscrições, o que gerou uma concorrência de 146 candidatos por vaga.
Com organização da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), o concurso foi composto por várias etapas, incluindo provas objetivas, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica e curso de formação.
A primeira fase, composta pela prova objetiva, foi aplicada em diversas cidades do estado, como: Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma, Tubarão, Lages, Itajaí e Joaçaba.
Essa etapa teve um total de 110 questões, distribuídas da seguinte maneira:
Agente de Polícia Civil
Noções de Direito Constitucional (dez questões);
Noções de Direito Administrativo (dez);
Noções de Direito Penal Processual (dez);
Noções de Direito Penal (dez);
Noções de Direitos Humanos (cinco);
Legislação Institucional (cinco);
Língua Portuguesa (25);
Informática (20); e
Raciocínio Lógico (15).
Escrivão
Noções de Direito Constitucional (dez);
Noções de Direito Administrativo (dez);
Noções de Direito Penal Processual (dez);
Noções de Direito Penal (dez);
Noções de Direitos Humanos (cinco);
Legislação Institucional (cinco);
Língua Portuguesa (25); e
Informática (15).
DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados