Polícia Civil de SC confirma banca de novo concurso com 300 vagas; veja o que já se sabe

Banca organizadora é escolhida para o novo concurso PC SC, que contará com 300 vagas para agente e escrivão. Confira!

Por Editoria Delegados

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) foi definido como o organizador do novo concurso PC SC, que contará com 300 vagas para agente de Polícia Civil e escrivão.

O nome da banca foi confirmado em termo de dispensa de licitação publicado nesta terça-feira, 25, no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).

Como banca organizadora, o Idecan ficará responsável por receber as inscrições e aplicar as provas aos candidatos. O próximo passo será a assinatura do contrato entre a Polícia Civil de Santa Catarina e o instituto.

Após essa formalização, o cronograma do concurso poderá ser finalizado e o edital publicado.

De acordo com o termo de dispensa de licitação, o Idecan foi escolhido pela capacidade técnica, operacional e institucional, além de ter apresentado valores compatíveis com os praticados perante outros órgãos públicos e pesquisa de preços.

O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, chegou a informar que buscava uma organizadora de classe A, com reconhecimento nacional e histórico de seriedade em concursos públicos.

“Nosso objetivo é contratar uma banca de nível nacional, reconhecida pela seriedade. Quando se fala em concurso público, estamos lidando com anos de dedicação de cada candidato. Não há espaço para erros ou improvisos”, disse.

No início do mês, o chefe da corporação revelou que o edital do concurso PC SC poderia ser publicado ainda em novembro. A informação foi dada durante participação no podcast F5 Upiara.

De acordo com o delegado-geral, o edital será divulgado assim que o contrato for assinado.

“Nós estamos no processo de contratação da banca que vai realizar o concurso público. Já há o contrato que está sob o parecer da Procuradoria-Geral do Estado. O grupo gestor e o governador já autorizaram o concurso. Assim que o contrato for assinado, revisamos e lançamos o edital. O objetivo é que isso ocorra ainda neste mês, para que, no ano que vem, os novos policiais civis já estejam nomeados e em atividade”, afirmou Ulisses Gabriel.
Pela fala do delegado, é possível que o edital seja publicado ainda esta semana. Porém, os procedimentos para a contratação da banca podem atrasar esse prazo.

Nas redes sociais, o delegado-geral Ulisses Gabriel afirmou que os preparativos estão avançados.

“Estamos com o pé no acelerador executando a determinação. Já definimos a banca. Assinado o contrato, lançamos o edital. Queremos fazer isso ainda neste mês de novembro”.
Estrutura de provas do concurso PC SC está definida

De acordo com o termo de referência do concurso, que funciona como um espelho para o edital, será realizada uma prova objetiva com 100 questões de Conhecimentos Gerais e Específicos.

A aplicação deve ocorrer simultaneamente para os dois cargos nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma, Lages, Blumenau, Itajaí, Joaçaba e Tubarão.

Também está prevista uma prova discursiva, porém detalhes não foram informados.

Os 2.400 primeiros classificados, sendo 1.600 para agente de Polícia Civil e 800 para escrivão serão convocados para o Teste de Aptidão Física (TAF), composto por impulsão horizontal, flexão abdominal, flexão em barra fixa (masculino) e sustentação em barra fixa (feminino) e teste de Léger.

Também estão previstas outras etapas, como avaliação psicológica, investigação social, exames toxicológicos e avaliação de títulos.

Concurso Polícia Civil SC tem autorização para 300 vagas

O concurso da Polícia Civil de Santa Catarina foi autorizado pelo governador Jorginho Mello para o provimento de 300 vagas, em dois cargos:

200 vagas para agente de polícia; e
100 vagas para escrivão de polícia.

Apesar dessa oferta inicial, o delegado-geral da corporação já declarou a intenção de ampliar as convocações ao longo dos próximos anos, chegando a 900 nomeações até 2028.

Ambos os cargos exigem o nível superior completo.

Com a aprovação da Lei Geral das Polícias Civis, que prevê a unificação de cargos, a expectativa é de que os aprovados já ingressem sob a nova nomenclatura de oficial investigador de polícia.

O diretor da corporação destacou que, embora o novo concurso da Polícia Civil de Santa Catarina contenha vagas para os cargos de agente e escrivão, o edital deve trazer um dispositivo prevendo as nomeações no cargo unificado.

Relembre como foi o último concurso PC SC

O último concurso para a Polícia Civil de Santa Catarina foi aberto em 2017, com a oferta de 394 vagas, sendo 200 para agente e 194 para escrivão.

A seleção atraiu um total de 57.058 inscritos na ampla concorrência. Apenas para o cargo de agente, foram registradas 29.249 inscrições, o que gerou uma concorrência de 146 candidatos por vaga.

Com organização da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), o concurso foi composto por várias etapas, incluindo provas objetivas, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica e curso de formação.

A primeira fase, composta pela prova objetiva, foi aplicada em diversas cidades do estado, como: Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma, Tubarão, Lages, Itajaí e Joaçaba.

Essa etapa teve um total de 110 questões, distribuídas da seguinte maneira:

Agente de Polícia Civil

Noções de Direito Constitucional (dez questões);
Noções de Direito Administrativo (dez);
Noções de Direito Penal Processual (dez);
Noções de Direito Penal (dez);
Noções de Direitos Humanos (cinco);
Legislação Institucional (cinco);
Língua Portuguesa (25);
Informática (20); e
Raciocínio Lógico (15).

Escrivão

Noções de Direito Constitucional (dez);
Noções de Direito Administrativo (dez);
Noções de Direito Penal Processual (dez);
Noções de Direito Penal (dez);
Noções de Direitos Humanos (cinco);
Legislação Institucional (cinco);
Língua Portuguesa (25); e
Informática (15).

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Juiz federal anula Operações Boygman e Integration, mesmo contra decisões do STJ, TJPE e MPF

Investigações que deram origem às operações Placement e Integration já haviam sido consideradas legais pelo TJPE, STJ, Ministério Público e Federal e órgãos de controle administrativo

Polícia Civil da Paraíba prende quadrilha do RS que aplicava o Golpe do Bilhete Premiado” em João Pessoa

(PB) As investigações apontam que o mesmo grupo criminoso já havia sido autuado em outros estados do Nordeste, como Bahia e Sergipe, praticando o mesmo tipo de golpe

Fã de delegado pede para tirar foto e acaba preso

(PI) O pedido foi atendido, mas, durante a identificação de rotina, os policiais descobriram que havia um mandado de prisão em aberto contra o indivíduo

Scheiwann Scheleiden e Jacks Galvão, os coronéis que se destacam na segurança pública do Meio-Norte do Brasil

Força da Disciplina: Ação e Liderança dos Coronéis Scheiwann Scheleiden e Jacks Galvão na Polícia Militar do Piauí

Chico Lucas é nomeado novo Secretário Nacional de Segurança Pública

À frente da segurança pública do Piauí, Chico Lucas liderou uma agenda voltada à modernização da gestão, integração das forças de segurança, uso estratégico de dados e fortalecimento de políticas

Abandonar cachorro ou gato: decisões jurídicas policiais adotadas

Conforme o art. 32, §1º-A, da Lei nº 9.605/1998, e à luz do entendimento jurisprudencial consolidado, configura conduta criminosa de maus-tratos a cães e gatos na modalidade abandono

Censo 2026 abre inscrições para a escolha dos Melhores Policiais do Brasil

Candidatos aprovados receberão R$ 2.000, certificados e selos nacionais de reconhecimento. Iniciativa nacional que valoriza o mérito, reconhece trajetórias de excelência e fortalece a imagem institucional da polícia brasileira por
Veja mais

Censo 2026 dos Melhores Cursos Preparatórios para Carreiras Policiais no Brasil

Ampliar o reconhecimento das instituições que demonstram excelência na formação de candidatos e que colaboram diretamente com a qualificação dos futuros profissionais da segurança pública no Brasil.

Delegados e policiais civis de Pernambuco pedem exoneração imediata do secretário de segurança

(PE) Policiais civis sustentam que a permanência do secretário no cargo compromete a legalidade, a autonomia policial e a confiança da sociedade nas instituições

O (não) Caso Nine Borges: a criação “Ex Nihilo” no mundo jurídico-penal

Por Eduardo Luiz Santos Cabette, Delegado de Polícia Aposentado, Mestre em Direito Social, Pós – graduado em Direito Penal e Criminologia e Professor de Direito Penal, Processo Penal, Criminologia, Medicina

Delegado-Geral de SC adota cão Caramelo jogado no mar por adolescentes

(SC) O delegado Ulisses Gabriel decidiu cuidar do cachorro. O cão Orelha sofreu lesões graves e teve de ser submetido à eutanásia

Polícia Civil do PI prende ladrão especialista em roubo de cofres de lojas e cartórios de Teresina

(PI) Atuação técnica, investigação qualificada e resposta rápida da Polícia Civil do Piauí reforçam o compromisso permanente com a segurança pública e o combate à criminalidade

Quatro réus são condenados a mais de 100 anos pela morte de policial militar em MT

(MT) Tribunal do Júri condenou os quatro réus acusados do assassinato do sargento da Polícia Militar Djalma Aparecido da Silva, de 47 anos, morto a tiros no dia 22 de

Governador de Mato Grosso parabeniza Polícia Civil e CORE em vídeo com delegado Fred Murta

(MT) Governador destacou coragem e profissionalismo das equipes
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.