“Nenhum ato de terrorismo será tolerado no Piauí”, afirma secretário de segurança Chico Lucas

PI: Segundo o secretário de Segurança, atos de terrorismo e vandalismo não serão tolerados no estado do Piauí O Secretário Estadual de Segurança do Estado do Piauí, Chico Lucas, afirmou nesta segunda-feira (09) que o Piauí irá cumprir a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou a desocupação de acampamentos realizados nas imediações […]

Por Editoria Delegados

PI: Segundo o secretário de Segurança, atos de terrorismo e vandalismo não serão tolerados no estado do Piauí


O Secretário Estadual de Segurança do Estado do Piauí, Chico Lucas, afirmou nesta segunda-feira (09) que o Piauí irá cumprir a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou a desocupação de acampamentos realizados nas imediações de unidades militares que servem para prática de atos antidemocráticos. O ministro determinou que a desocupação será realizada pelas Polícias Militares, com apoio da Força Nacional e Polícia Federal, se necessário.

Segundo o secretário de Segurança, atos de terrorismo e vandalismo não serão tolerados no estado do Piauí.

“A gente já determinou ao comando da Polícia Militar que procurasse o comando do 25º Batalhão de Caçadores para dar todo apoio ao cumprimento da decisão exarada pelo ministro Alexandre de Moraes. A partir de hoje, todos os acampamentos que estão em áreas militares serão desmobilizados. Nenhum ato de terrorismo será tolerado no Piauí”, disse Chico Lucas.

O secretário ainda avaliou que os atos antidemocráticos não podem ser considerados pacíficos.

“Não podemos encarar como pacífico, porque eles pedem intervenção militar, pedem a violência, pedem o fim do estado democrático de direito. Pode ser que as pessoas não estejam agindo com violência no momento, mas as palavras deles são contra o estado brasileiro”, destacou.

 

Reforço

O governo do Piauí instituiu um gabinete de crise para tratar de ações contra atos antidemocráticos no estado. A ideia é que os atos de terrorismo registrados ontem na capital federal não se repitam no Piauí.

Entre as medidas adotadas, está o reforço no policiamento nas sedes dos poderes, como o Palácio de Karnak, Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça. Além disso, pontos considerados sensíveis, como subestações de energia e o terminal de petróleo, também devem receber reforço na segurança.

A Secretaria de Segurança também irá disponibilizar um número de Whatsapp para que a população possa denunciar a ocorrência de atos ilegais.

“Vamos disponibiliza um número de Whatsapp onde a população poderá passar informações. É um modo facilitado. A inteligência vai fazer a análise se o fato é ou não criminoso”, disse Chico Lucas.


Número de WhatsApp para denúncia: (86) 99492-3705

Participação de piauienses

A Secretaria de Segurança também determinou a apuração da participação de piauienses nos atos de terrorismo registrados ontem em Brasília, bem como possíveis financiadores. Entre as ações, está o monitoramento de passageiros de ônibus e aviões que se deslocaram para o Distrito Federal nos últimos dias.

“Nós determinamos às inteligências da PM e da Polícia Civil que vão atrás de informações de quem se deslocou do Piauí para o Distrito Federal. Vamos saber quem financiou. Há informações que houve uma vaquinha coletiva, e, se alguém financiou, principalmente o transporte, vamos enviar essas informações para o Ministério da Justiça”, destacou Chico Lucas.

Da Redação e Cidade Verde

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Rodolfo Laterza segue, pela 4ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Márcio Dominici é reconduzido à presidência da Adepol Maranhão para o período de 2026 a 2028

(MA) A contagem dos votos foi acompanhada presencialmente por ambos os candidatos e teve transmissão simultânea através do perfil oficial da associação no Instagram, ampliando a transparência do processo.

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para sindicalizados do Sindpesp São Paulo

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Sergipe

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Santa Catarina

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol do Distrito Federal

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Pará

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!
Veja mais

Piauí é o estado mais seguro do Nordeste segundo ranking nacional de Segurança Pessoal

Francisco Lucas (secretário de segurança pública do Piauí) e Rafael Fonteles (governador do Piauí)
(PI) Estado registrou 20,4 homicídios por 100 mil habitantes, índice que a coloca na décima primeira posição nacional.

Felipe Monteiro é o novo Delegado-Geral da Polícia Civil de Pernambuco

08NOV25-PE-NOVO-DG
(PE) Delegado Renato Márcio Rocha Leite deixou o cargo de delegado-geral da Polícia Civil do Estado, após apresentar pedido de exoneração

Investigação de crimes contra a honra via TCO ou Inquérito Policial

08NOV25-TCO-IPL-REDESSOCIAIS
Análise Jurídico-Policial, Coleta de Provas , Arquivos, Documentos e Modelos de Peças referentes a tais casos.

Concurso público com 750 vagas para Polícia Civil da Bahia

09NOV25-BA CONCURSO POLICIA CIVIL
(BA) Além das vagas para delegado, o certame contemplará 750 oportunidades no total, distribuídas entre 500 vagas para investigador, 150 para escrivão e 100 para delegado, com o objetivo de

Delegados do Piauí, Pará, Goiás, Bahia e São Paulo concluem curso de Gerenciamento de Crises e reforçam estratégias de segurança pública no Brasil

07NOV25-DELEGADOS-CURSO-CRISE
O conhecimento adquirido pelos cinco delegados será disseminado em suas respectivas corporações, servindo de base para novos programas de capacitação interna e projetos de integração entre estados, voltados à prevenção

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para sindicalizados do Sindelpol Rio de Janeiro

RJ SINDELPOL BANNER SORTEIO POST
Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Paraná

PR ADEPOL BANNER SORTEIO POST
Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.