“Minha vontade é ficar em Blumenau”, diz delegado da DIC após destituição

SC: Egídio Ferrari, que atua na cidade há nove anos, contou que informado de sua saída na tarde desta sexta-feira (5) O delegado Egídio Ferrari (imagem) não é mais o titular da DIC (Divisão de Investigação Criminal) de Blumenau e pode deixar a cidade. Ele mesmo confirmou a informação, que recebeu do delegado regional Rodrigo […]

Por Editoria Delegados

SC: Egídio Ferrari, que atua na cidade há nove anos, contou que informado de sua saída na tarde desta sexta-feira (5)

O delegado Egídio Ferrari (imagem) não é mais o titular da DIC (Divisão de Investigação Criminal) de Blumenau e pode deixar a cidade. Ele mesmo confirmou a informação, que recebeu do delegado regional Rodrigo Marchetti na tarde desta sexta-feira (5).

Ferrari completou 10 anos de carreira na Polícia Civil no começo de 2021, dos quais nove foram trabalhados em Blumenau e região. A destituição, confessa, o deixou triste, mas não surpreendeu.

Ele acredita que um dos motivos é a repercussão gerada pela atuação contra maus-tratos a animais, que ganhou força desde o início deste ano e que, segundo ele, também foi proibido de atuar.

Voluntário da causa, ele passou a atuar em parceria com outros integrantes de movimentos da cidade e também como autoridade policial, nos casos em que havia crime.

“Nunca tinha sido feito de maneira tão enfática, e sobre isso também ouvi ‘a questão dos maus-tratos pode parar também, quem vai definir sobre isso aí sou eu”, relata.

Divergências

Segundo Ferrari, quando assumiu o lugar de Marchetti no comando regional em 2018, os dois conversaram e definiram juntos que o então delegado regional atuaria em Pomerode.

Desta vez, conta, esperava a mesma situação, mas conta que foi surpreendido pela forma que recebeu a notícia. “Faz duas semanas que trocou o comando da Delegacia Regional, o delegado que retornou (Rodrigo Marchetti) tem essa possibilidade de fazer ajustes, é natural, até porque em 2018 eu assumi no lugar dele e fiz alguns ajustes sem problema.

Com o retorno eu pensei ‘não devo permanecer na DIC’, estava até esperando, pedi para conversar com ele pois já tinha boatos, então ele me chamou ontem e me disse ‘Está fora da DIC. Eu disse: ‘Tranquilo, é natural, só queria ver outra delegacia em Blumenau’ e para minha surpresa ele disse ‘Em Blumenau tu não trabalha’”.

Ferrari diz que há uma possibilidade de atuar em Timbó, mas que não há nenhuma definição. Mesmo assim, ele afirma querer ficar em Blumenau.

“Não era a intenção criar briga, disputa, eu não queria essa confusão toda, a minha intenção, e eu fiquei triste por isso, por ter que deixar Blumenau dessa forma. Minha vontade é permanecer em alguma delegacia por aqui e não me proibir de atuar na causa animal”, conclui.

A reportagem entrou em contato com o delegado regional Rodrigo Marchetti, mas ele não atendeu as ligações e não respondeu as mensagens enviadas até o fechamento desta reportagem.

ND Mais

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

A exigência do contraditório e da ampla defesa no inquérito policial

Por Rafael Francisco Marcondes de Moraes e Francisco Sannini

Delegado Michel Sampaio rebate acusação de perseguição e aponta retaliação de servidora

(MA) Michel Sampaio formalizou uma representação criminal junto à Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, apontando possíveis crimes de abandono de função, peculato-desvio e fraude processual

Lei Orgânica Nacional: ainda sobre a aglutinação de cargos. A questão da constitucionalidade

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Charles Pessoa lidera pesquisa para deputado federal no Piauí!

(PI) Delegado do Povo: Charles Pessoa conquista os corações dos piauienses nas ruas e nas redes

Delegados da PF cobram cúpula da Academia Nacional sobre exclusão de colega por ‘incompatibilidade de ideias’

ADPF oficia ANP para obter justificativas sobre exclusão de Delegado Federal da equipe docente

Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis: As Alterações dos Cargos Policiais

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

PL da Misoginia: quando o ódio às mulheres deixa de ser opinião e se torna crime

Por Francini Imene Dias Ibrahin (Sindpesp)*
Veja mais

Chico Lucas assume coordenação de escritórios nacionais de combate às facções

08JUL26 -
Secretário Nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, fortalece a atuação integrada entre as forças de segurança estaduais e federais no enfrentamento às organizações criminosas

Paulo Gondim segue, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 PAULO GONDIM
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Crescente popularidade das plataformas digitais baseadas em aplicativos

07JUL26 - (1)

O entretenimento digital evolui cada vez mais em torno dos aplicativos móveis, pois eles se ajustam melhor aos hábitos do público moderno. No Brasil, onde o smartphone se tornou o

Três são presos após sequestro de idosos e comemoração em hotel, na PB

04JUL26 -
(PB) Atuou na investigação o delegado Lucas Sá, da PCPB

Em João Pessoa, secretário do Governo Lula destaca integração entre estados e reforça combate às facções criminosas com ‘cooperação’

Francisco Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública
(PB) Representando o ministro da Justiça, Chico Lucas apresentou ações do programa Brasil Contra o Crime Organizado e defendeu cooperação entre forças de segurança de todo o país

Duelos, Desafios e Legítima Defesa

04JUL26 -
Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Entidades de Delegados de Polícia emitem nota de pesar pelo falecimento do delegado Michel Saliba

Delegado de Polícia Federal Michel Brasil Saliba
Michel Brasil Saliba foi atingido durante cumprimento de mandado de busca no apartamento da companheira do policial militar. Delegado foi levado ao hospital em estado grave, mas não resistiu
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.