“Minha vontade é ficar em Blumenau”, diz delegado da DIC após destituição

SC: Egídio Ferrari, que atua na cidade há nove anos, contou que informado de sua saída na tarde desta sexta-feira (5) O delegado Egídio Ferrari (imagem) não é mais o titular da DIC (Divisão de Investigação Criminal) de Blumenau e pode deixar a cidade. Ele mesmo confirmou a informação, que recebeu do delegado regional Rodrigo […]

Por Editoria Delegados

SC: Egídio Ferrari, que atua na cidade há nove anos, contou que informado de sua saída na tarde desta sexta-feira (5)

O delegado Egídio Ferrari (imagem) não é mais o titular da DIC (Divisão de Investigação Criminal) de Blumenau e pode deixar a cidade. Ele mesmo confirmou a informação, que recebeu do delegado regional Rodrigo Marchetti na tarde desta sexta-feira (5).

Ferrari completou 10 anos de carreira na Polícia Civil no começo de 2021, dos quais nove foram trabalhados em Blumenau e região. A destituição, confessa, o deixou triste, mas não surpreendeu.

Ele acredita que um dos motivos é a repercussão gerada pela atuação contra maus-tratos a animais, que ganhou força desde o início deste ano e que, segundo ele, também foi proibido de atuar.

Voluntário da causa, ele passou a atuar em parceria com outros integrantes de movimentos da cidade e também como autoridade policial, nos casos em que havia crime.

“Nunca tinha sido feito de maneira tão enfática, e sobre isso também ouvi ‘a questão dos maus-tratos pode parar também, quem vai definir sobre isso aí sou eu”, relata.

Divergências

Segundo Ferrari, quando assumiu o lugar de Marchetti no comando regional em 2018, os dois conversaram e definiram juntos que o então delegado regional atuaria em Pomerode.

Desta vez, conta, esperava a mesma situação, mas conta que foi surpreendido pela forma que recebeu a notícia. “Faz duas semanas que trocou o comando da Delegacia Regional, o delegado que retornou (Rodrigo Marchetti) tem essa possibilidade de fazer ajustes, é natural, até porque em 2018 eu assumi no lugar dele e fiz alguns ajustes sem problema.

Com o retorno eu pensei ‘não devo permanecer na DIC’, estava até esperando, pedi para conversar com ele pois já tinha boatos, então ele me chamou ontem e me disse ‘Está fora da DIC. Eu disse: ‘Tranquilo, é natural, só queria ver outra delegacia em Blumenau’ e para minha surpresa ele disse ‘Em Blumenau tu não trabalha’”.

Ferrari diz que há uma possibilidade de atuar em Timbó, mas que não há nenhuma definição. Mesmo assim, ele afirma querer ficar em Blumenau.

“Não era a intenção criar briga, disputa, eu não queria essa confusão toda, a minha intenção, e eu fiquei triste por isso, por ter que deixar Blumenau dessa forma. Minha vontade é permanecer em alguma delegacia por aqui e não me proibir de atuar na causa animal”, conclui.

A reportagem entrou em contato com o delegado regional Rodrigo Marchetti, mas ele não atendeu as ligações e não respondeu as mensagens enviadas até o fechamento desta reportagem.

ND Mais

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

Melhores Delegados de Polícia do Brasil, Censo 2026

Produtividade, Proatividade, História, Legado, Valorização, Reconhecimento e Premiação

Governador do Tocantins autoriza concurso da Polícia Civil com 452 vagas

(TO) Certame prevê cargos de delegado, oficial investigador e perito, com salários que chegam a R$ 21,9 mil

Delegado detalha atuação de cardiologista preso por estupro de vulnerável no RS

(RS) Investigação identifica 14 possíveis vítimas; médico é suspeito de dopar pacientes para praticar abusos sistemáticos durante consultas na Região Metropolitana

Polícia Civil do PI registra queda de 40% nos roubos de veículos no primeiro trimestre de 2026

(PI) As ações do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) fazem parte do Pacto Pela Ordem para reduzir a criminalidade na capital e no interior do estado.

O Elo Invisível: Como a Inteligência Preditiva pode Antecipar o Feminicídio no Piauí

O "Pulo do Gato" na Prevenção do Feminicídio: Por que o Piauí precisa da Teoria do Elo?

Sétimo Dia: Delegado Steferson Nogueira deixa história que transcende a segurança pública

(PB) Trajetória do delegado é lembrada por avanços históricos, diálogo institucional e compromisso com a segurança pública

“IFood de Drogas”: Operação Madara prende funcionário do TJ que vendia drogas em Teresina

(PI) Yan Brayner, Diretor de Inteligência da SSP/PI apresenta resultado da operação
Veja mais

Brasil dá um passo decisivo no enfrentamento ao crime organizado com a nova Lei Antifacção

Chico Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública participa de entrevista e trata da nova legislação

Senador com CNH vencida, dirige carro sem placa, usa giroflex, dá “carteirada” e foge de abordagem policial em São Paulo

Senador Alexandre Luiz Giordano (Podemos-SP)
(SP) Parlamentar dirigia carro de luxo sem placa e com giroflex ilegal; na fuga, Giordano subiu em calçada e quase atropelou policiais militares

Comoção e reconhecimento marcam despedida do delegado Steferson Nogueira, que deixa um legado na segurança pública

Steferson Nogueira, Delegado de Polícia Civil da Paraíba e presidente da ADEPDEL - Associação dos Delegados de Polícia da Paraíba
Um grande pai, esposo, delegado, companheiro e exemplo de liderança

Vulnerabilidade Etária nos Crimes Contra a Dignidade Sexual de Acordo com a Lei 15.353/26

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Steferson Nogueira morre aos 44 anos

(PB) Seu reconhecimento ultrapassou fronteiras estaduais: nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, foi apontado como um dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, consolidando seu prestígio entre colegas

Delegados da PF aprovam paralisação “82 horas sem a Polícia Federal”

A categoria defende a criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas com direcionamento de recursos apreendidos à PF

Operação Cerco Fechado prende 78 criminosos e apreende cocaína e ouro no Piauí

(PI) Os mandados cumpridos estão relacionados a crimes como furtos, roubos, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e homicídios.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.