Suspeito de matar a ex-esposa, Penélope de Brito, e o vereador Thiciano Ribeiro na manhã desta quarta-feira (26), o guarda municipal Francisco Fernando Castro teria confessado o crime a familiares, que o orientaram a se entregar à polícia. Ele foi preso em flagrante 3 horas após os assassinatos.
Investigação e prisão do suspeito
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Fernando Castro havia se separado de Penélope em março deste ano. Após o crime, ele tentou fugir, passando inclusive na casa de familiares para se despedir, mas foi localizado e preso em flagrante no Bairro Parque Piauí, na zona Sul da capital.
Com ele, a polícia apreendeu a arma utilizada no duplo homicídio, que foi encaminhada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
O delegado responsável pelo caso, Anchieta Nery, afirmou que o suspeito não possuía antecedentes criminais e mantinha emprego fixo até o dia do crime. Ainda segundo o delegado, Fernando teria agido por motivação passional:
“O autor não tinha antecedentes criminais, possuía emprego fixo até o dia do crime e agiu em uma situação passional, causando a destruição de três famílias: a das vítimas e a própria”, destacou Anchieta Nery.
Até o momento, não há confirmação de que Penélope tenha recebido ameaças de Fernando antes da execução.
Resposta rápida das forças de segurança
A ação policial foi considerada eficiente. Em menos de três horas após o crime, equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar do Piauí cercaram a região, identificaram a rota de fuga e conseguiram prender o autor. A agilidade na captura foi destacada pela SSP-PI como resultado da integração entre as forças de segurança do Estado.
Repercussão e desdobramentos
A Câmara Municipal de Parnaíba decretou luto oficial de sete dias e suspendeu as atividades parlamentares em homenagem às vítimas.
O caso foi registrado como duplo homicídio, com possibilidade de enquadramento por feminicídio, e segue sob investigação da Polícia Civil do Piauí.
Arsenal encontrado com o assassino
Nesta quarta (27), o parente da vítima acionou a Polícia Militar, que realizou a apreensão. No total, foram encontrados três pistolas, sendo uma Glock calibre .380, uma Taurus calibre .22 e uma Taurus G2C calibre 9mm, além de carregadores, coldres, alongadores, uma carabina de pressão, kits de limpeza, maletas e diversos acessórios de armamento. Também foram apreendidas 1.519 munições calibre .22, 155 munições calibre .380, 215 munições calibre 9mm, 900 espoletas e uma máquina de recarga de munições, entre outros materiais.
O arsenal foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba, onde ficará à disposição da investigação. A ação foi realizada por equipes da 2ª Companhia do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI).
DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados