Governador exonera Marcus Amim; Felipe Curi será o novo secretário da Polícia Civil do Rio

O governador Cláudio Castro exonerou, na tarde desta segunda-feira, o secretário de Polícia Civil, delegado Marcus Amim, nomeando em seu lugar o delegado Felipe Curi, atual diretor do Departamento Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa (DGHPP). Além de Amim, Castro também dispensou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, e indicou o […]

Por Editoria Delegados

O governador Cláudio Castro exonerou, na tarde desta segunda-feira, o secretário de Polícia Civil, delegado Marcus Amim, nomeando em seu lugar o delegado Felipe Curi, atual diretor do Departamento Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa (DGHPP). Além de Amim, Castro também dispensou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, e indicou o coronel Tarciso Antônio de Salles Junior, atual corregedor-geral da Secretaria de Saúde, para assumir a Defesa Civil e o comando-geral dos Bombeiros. A informação sobre as exonerações foi divulgada pela coluna do jornalista Guilherme Amado, do Portal Metrópoles.

Os chefes das pastas foram convocados pelo governador ao Palácio Guanabara para serem informados de sua decisão. De acordo com fontes do Palácio, Castro decidiu demitir o então secretário de Segurança devido ao seu descontentamento com a ausência de Marcus Amim nas reuniões de segurança realizadas às segundas-feiras com o núcleo de segurança e secretários. No entanto, o governador não comentou sobre a saída de Monteiro.

As exonerações ocorrem em meio a uma onda de confrontos na cidade e a operações de enfrentamento à criminalidade. Essa é a 4ª troca no comando da secretaria de segurança feita em quatro anos. Antes de Amim, passaram pelo cargo José Renato Torres, Fernando Albuquerque e Allan Turnowski.

Em uma postagem no Instagram, Castro anunciou as mudanças, mas sem muitos detalhes:

“Com o objetivo de fortalecer ainda mais as forças de Segurança do Estado, determinei uma reestruturação importante no secretariado (…) Agradeço aos ex-secretários Marcus Amim e Leandro Monteiro pelo importante trabalho e dedicação ao longo do tempo em que lideraram suas pastas. Com essas mudanças, seguimos firmes no compromisso de servir cada vez melhor a população do Rio de Janeiro”, escreveu.

O delegado Marcus Vinícius Amim estava no comando da pasta desde 19 de outubro de 2023. Ele ascendeu ao cargo de chefe da Polícia Civil no ano passado por indicação do presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar (PL), estava insatisfeito com José Renato Torres — que ficou apenas três semanas no cargo. Após a pressão de políticos à época, Castro aceitou o nome do delegado para o comando da instituição.

Para que pudesse ser nomeado, foi preciso a aprovação de um projeto de lei na Assembleia Legislativa para permitir delegados com menos de 15 anos na função assumirem cargos no comando da Secretaria de Polícia Civil.

Antes de ser nomeado como secretário, Amim estava, desde junho deste ano, na presidência do Detran-RJ. Como delegado-titular, Amim comandou a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) e a 27ª DP (Vicente Carvalho).

Novo chefe da Polícia Civil

O delegado Felipe Curi, atual titular do posto, tem uma longa trajetória como delegado na Polícia Civil do Rio. Ele está como Diretor-geral do Departamento-Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa desde outubro de 2023. Comandou, por duas vezes, direção do Departamento-Geral de Polícia Especializada, subsecretário operacional da Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO) e ocupado as delegacias de Repressão a Entorpecentes (DRE) e Delegacia de Roubo e Furtos (DRE).

Além de ter sido diretor da Departamento-Geral de Polícia da Baixada Fluminense (DGPB).

Entre seus reconhecimentos, foi promovido por Ato de Bravura por planejar, coordenar em campo e executar a Operação Policial, em 2021, que localizou o líder da maior milícia do Rio e um dos criminosos mais procurados do país, Wellington da Silva Braga, o Ecko.

Mudança na Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

O coronel Leandro Monteiro, secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, deixou o cargo que ocupava desde 2020. Em seu alugar, assume o coronel Tarciso Antônio de Salles Junior, atual corregedor-geral da Secretaria de Saúde. Em 2021, ele foi secretário de Proteção de Defesa Civil de Magé e, no ano anterior, foi Corregedor do Corpo de Bombeiros.

Salles atuava, até então, como Corregedor-Geral da Secretaria de Estado de Saúde. Foi corregedor do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro em 2019 e 2020, e comandante do 25º BPM, na Gávea, por dois anos.

Também foi secretário municipal de Proteção e Defesa Civil de Magé, em 2021e foi Presidente da Comissão Disciplinar Permanente da Corregedoria-Geral Unificada (CGU) da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, de 2010 a 2015.

Em nota, o governo afirmou que as nomeações serão publicadas em Diário Oficial nesta terça-feira.

— As mudanças têm como objetivo reforçar nossas políticas voltadas à segurança pública. Aproveito para agradecer toda dedicação e empenho do coronel Leandro Monteiro e do delegado Marcus Amim no trabalho que exerceram à frente das instituições — declarou Cláudio Castro por nota.

Globo

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Tales Gomes segue, pela 9ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Limites e ferramentas de jogo responsável

O objetivo do limite não é permitir que perdas sejam recuperadas em uma nova sessão, mas reduzir a exposição quando a atividade começa a ultrapassar o orçamento planejado. Tentar contornar

Anamelka Albuquerque segue, pela 10ª vez seguida, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Luccy Keiko segue, pela 5ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Tatiana Trigueiro entra para a Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Delegado de Polícia pode determinar uso de tornozeleira eletrônica

Decisões Jurídicas Policiais: Lei 15.383/2026 prevê monitoramento imediato em situações de risco, dispositivo de alerta às vítimas e punição maior pelo descumprimento de medidas protetivas

Delegada fingiu ser mãe de adolescente sequestrada para negociar com suspeitos

(ES) A estratégia ajudou a polícia a encontrar a adolescente em menos de 48 horas. Ela foi resgatada com vida e a família não precisou pagar o valor exigido
Veja mais

Fachin suspende decisões de Mendonça e Dino sobre direção da PF

09SET26 -(1)
Fachin suspende decisão de Mendonça que afastou Andrei Rodrigues da PF e decisão de Dino que reintegrou diretor

Salário de agente, escrivão e investigador não pode ficar vinculado ao de delegado, decide STF

09SET26 -
Supremo invalida vinculação da remuneração de policiais civis à de delegados de Polícia Civil

Dino determina reintegração de diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues

09SET26 -
Flávio Dino reverte afastamento de cúpula da PF, critica 'decisão em causa própria' e aponta risco a investigações do caso 'Dark Horse'

Fenadepol e ADPF divulgam notas de repúdio após afastamento de dirigentes da Polícia Federal

08SET26 -(4)
Entidades Federais defenderam a preservação das prerrogativas institucionais do órgão

11 Diretores da Polícia Federal apoiam Andrei Rodrigues e entregam cargos

08SET26 -(1)
O pedido de vista não derruba a liminar de André Mendonça, que continua valendo. Com o afastamento de Andrei, o diretor-executivo da PF, William Murad, deve ficar interinamente na chefia

Advogado é preso após filmar pernas de guarda municipal em supermercado

(PI) Um advogado foi preso sob suspeita de importunação sexual. O homem teria filmado, com um telefone celular, as pernas de uma guarda municipal no supermercado Pão de Açúcar, na

Ministro André Mendonça afasta Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal

08SET26 -
Ministro do STF diz que 'há mais de 30 dias tem sido monitorado pela Polícia Federal' e submete decisão para análise da Segunda Turma
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.