Governador do PI lança videomonitoramento por IA e destaca tecnologia e integração contra a criminalidade

(PI) Para Rafael, a tecnologia, somada à integração das forças policiais, vai refletir positivamente na redução dos índices de criminalidade.

Por Editoria Delegados

O governador Rafael Fonteles inaugurou, neste sábado (16), o novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), uma ferramenta tecnológica importante de combate ao crime. Na ocasião, foi lançado o Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (Spia), que prevê 1.200 câmeras interligadas ao CICC, numa robusta rede de vigilância de alta tecnologia.

Governador Rafael Fonteles e secretario de segurança Francisco Lucas

Entre as funcionalidades do Spia, estão reconhecimento facial, leitura automática de placas veiculares, análise de comportamento, visão noturna com infravermelho e zoom de longo alcance, permitindo o acompanhamento de alvos a até 2,9 km de distância.

Durante a solenidade, houve uma demonstração do sistema e apresentação dos primeiros locais monitorados. O processamento e a análise das imagens são feitos por um supercomputador operado pela Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi).

Para Rafael, a tecnologia, somada à integração das forças policiais, vai refletir positivamente na redução dos índices de criminalidade. “Os investimentos estão aumentando, o efetivo está crescendo. Mas as duas palavras-chave são inteligência e integração. Com elas conseguimos estar sempre um passo à frente da criminalidade, evitando novas ocorrências e elucidando numa velocidade impressionante quando elas acontecem”, declarou Fonteles.

O Spia representa um investimento de mais de R$ 23 milhões e contará com 629 postes inteligentes distribuídos inicialmente em Teresina, equipados com mais de 1.200 câmeras de última geração. Com a integração desses equipamentos às já existentes no estado, o Piauí passa a contar com mais de 3.500 câmeras conectadas.

O CICC vai concentrar todos os pontos de comunicação com o cidadão, como o 190, B.O. Fácil e totens interativos, além de tecnologias de resposta de segurança pública, incluindo radiocomunicação e videomonitoramento. O espaço conta com 24 estações operadas por policiais 24 horas por dia, checando as imagens geradas pelas câmeras e direcionando os atendimentos.

“Essas câmeras, que se somarão às já existentes em setores como educação, saúde e, em breve, particulares, nos ajudarão a aperfeiçoar o sistema e a melhorar o combate à criminalidade, principalmente os crimes violentos patrimoniais e contra a vida. Com um veículo roubado, a gente vai saber o trajeto dele, para onde ele está andando, se ele tiver restrição, a gente vai atuar. E com reconhecimento facial, um crime que aconteça, por exemplo, vai facilitar a investigação. Se a pessoa tiver um mandado de prisão em aberto, faremos rapidamente a prisão. É o que se chama de smart city, são cidades inteligentes”, destacou o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas.

Próximos passos

As próximas etapas do projeto incluem a instalação de um CICC em Parnaíba e a integração do sistema com câmeras em outros municípios, como Campo Maior e Piripiri, e particulares. As duas iniciativas lançadas neste sábado integram o Pacto pela Ordem, programa da SSP-PI que reforça a prevenção e o combate ao crime no estado, promovendo a cidadania e a defesa social.

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Homem coloca mão na frente de arma e tem dedos “explodidos” por tiro

Um morador da zona rural de Formosa, no Entorno do Distrito Federal, sofreu lesões severas na mão após ser baleado na noite de domingo (11/8). O suspeito, detido em flagrante,

É possível parar o ciclo da violência contra a mulher; denuncie

Campanha Salve Todas 2025 reforça importância da denúncia e mobiliza população para romper o ciclo de violência

Chefe de facção morre após atirar contra policiais do RN

(RN) Polícia do RN dá exemplo de como tratar criminosos: cerco de 22 horas termina com 3 mil disparos e todos os faccionados mortos

Polícia Civil da Bahia homenageia delegada Patrícia Aires durante campanha Agosto Lilás

(BA) Delegada era referência no combate a violência doméstica. Tributo faz parte das ações da Campanha “Nenhuma a Menos”

Rafael Fonteles sanciona lei que cria Sistema de Inteligência de Segurança Pública no Piauí

(PI) A medida visa unificar as forças policiais do estado e aprimorar a eficácia no enfrentamento à criminalidade

Laércio Evangelista segue, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

Laércio Ivando Evangelista Pires Ferreira graduou-se em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina em 2006.Especialista em Ciências Criminais pela Faculdade Anhanguera – Ano 2017. Especialista em Ciências Criminais

SSP lança Revista Piauiense de Segurança Pública

(PI) A publicação, que se consolida como um marco para o segmento, propõe reflexões sobre temas contemporâneos e relevantes da segurança pública e defesa social
Veja mais

Governador do PI lança videomonitoramento por IA e destaca tecnologia e integração contra a criminalidade

(PI) Para Rafael, a tecnologia, somada à integração das forças policiais, vai refletir positivamente na redução dos índices de criminalidade.

Juíza absolve delegado de GO acusado de doar bens apreendidos

(GO) MP diz que recorreu da decisão. Juíza entendeu que não houve má-fé em processo aberto em 2020, em Uruaçu

Frederico Murta entra para a Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

Ferdinando Murta é delegado de Polícia Civil do Mato Grosso há 11 anos. Foi primeiro policial civil de Mato Grosso a concluir o curso de Academy do FBI

Delegado manda recado à bandidagem: “criminoso escolhe se quer vir ‘deitado’ ou preso”

(MT) Delegado Frederico Murta, CORE da Polícia Civil de Mato Grosso, deu detalhes da mega-operação que resultou na prisão de seis assaltantes

Adepol do Brasil apresenta resolutividade de inquéritos policiais das Polícias Civis em 2025

A metodologia adotada manteve como métrica central o critério reconhecido internacionalmente entre agências policiais de investigação

Secretário Samuel Nascimento é condecorado com medalha de honra em visita à Delegacia-Geral da Polícia Civil

(PI) Reconhecimento pelo apoio e pela dedicação às demandas da Polícia Civil.

O rosto da mulher como alvo: a violência que vigia e pune

A escalada da violência exige que o Estado enfrente com firmeza os crimes contra mulheres
Veja mais