‘Golpista do amor’ que fingia ser rico para enganar mulheres é preso em motel

Um homem de 35 anos foi preso na terça-feira (29), em Teresina, suspeito de estelionato contra mulheres. Segundo a Polícia Civil do Piauí, José Moisés criava intimidade com as vítimas, pedindo dinheiro e incentivando financiamentos de veículos, prometendo reembolso. Como parte do esquema, o homem se hospedava em hotéis e fugia dos estabelecimentos sem quitar […]

Por Editoria Delegados

Golpista José Moisés e delegado Rony Silveira da PCPI

Um homem de 35 anos foi preso na terça-feira (29), em Teresina, suspeito de estelionato contra mulheres. Segundo a Polícia Civil do Piauí, José Moisés criava intimidade com as vítimas, pedindo dinheiro e incentivando financiamentos de veículos, prometendo reembolso. Como parte do esquema, o homem se hospedava em hotéis e fugia dos estabelecimentos sem quitar as dívidas. Assista à entrevista abaixo:

O que aconteceu

Um homem foi detido em Teresina por suspeita de estelionato contra mulheres. Ele foi preso na noite de terça-feira (29) após uma investigação da Polícia Civil. Alvos eram mulheres com estabilidade financeira.

Após investigações, a prisão foi solicitada e deferida. Ele não tinha residência fixa e se hospedava em hotéis que não exigiam pagamento obrigatório no chek-in. O estelionato envolveu a compra, financiamento e venda de veículos.

 

 

Modus operandi

O modus operandi do suspeito consistia em conquistar a confiança das vítimas, geralmente mulheres financeiramente estáveis, e em seguida persuadi-las a emprestar-lhe dinheiro ou a participar de esquemas de financiamento de veículos, com a promessa de reembolso futuro.

“Ele se apresentou para ela em um determinado ambiente, mostrou para ela um padrão de vida que ele tinha, supostamente muito alto, uma ostentação, hospedagem em hotéis de alto padrão na cidade. Inclusive, ele estaria na época em que iniciou o relacionamento com ela, hospedado em um hotel de alto padrão, onde também aplicou um golpe”, disse Rony Silveira, delegado da Polícia Civil do Piauí.

Como ganhava confiança das vítimas

Essa estratégia era reforçada pelo fato de o suspeito exibir fotos em locais de luxo e apresentar extratos bancários para ganhar a confiança das vítimas. A confiança conquistada, ele se hospedava em hotéis e motéis da cidade, sem pagar pelas estadias, deixando as mulheres com um sentimento de traição e prejuízo financeiro.

“A partir dessa informação, a gente iniciou as investigações até perceber o golpe que ele havia aplicado nela, com um prejuízo financeiro e logo que arrecadamos os depoimentos, a gente representou em juízo pedindo a prisão dele, que foi rapidamente deferida. Nossa luta foi conseguir localizá-lo, porque ele era um indivíduo que não tinha residência fixa na cidade, ficava se hospedando em hotéis”, explicou outro investigador.

Desaparecia dos hotéis

Em alguns casos, o suspeito ficava vários dias nos hotéis e, em determinado momento, colocava o “não perturbe” na porta e desaparecia sem deixar rastros. No entanto, as autoridades não desistiram e intensificaram suas diligências, recebendo uma informação no último fim de semana de que o suspeito estaria em uma casa noturna na zona Leste da cidade.

“Na noite de terça-feira, confirmamos que ele estava em um motel na zona Leste. Montamos uma equipe da superintendência de operações integradas e tivemos a participação da polícia militar. Fizemos horas de campana próximo ao local e conseguimos chegar ao quarto onde ele estava e realizar sua prisão”, relatou o policial.

No entanto, mesmo diante das evidências, o suspeito negou veementemente os crimes durante as entrevistas. Além das mulheres que foram diretamente prejudicadas, outras vítimas começaram a surgir. “Ontem [quarta-feira], um homem falou que adquiriu uma motocicleta dele e, quando foi submetida a uma vistoria, foi constatado que o chassi estava adulterado”, acrescentou o investigador.

As autoridades pedem que qualquer pessoa que tenha sido vítima do suspeito entre em contato com a superintendência de segurança pública para fornecer informações que possam ajudar nas investigações em curso.

MN

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Castro: ‘megaoperação no Rio foi um sucesso. Infelizmente, as únicas vítimas foram policiais — heróis’

(RJ) Governador discursou após encontro com autoridades de segurança do Rio, onde parabenizou pela operação.

Narcoativismo: quando o discurso vira arma e a ideologia protege o crime

Por Raquel Gallinati

Polícia Militar não pode pedir busca e apreensão, afirma CNJ

CNJ reafirma que apenas a Polícia Civil e a Polícia Federal podem conduzir investigações criminais e orienta juízes sobre limites da atuação da PM

Roblox exclui jogo que simula ataque a escolas após ação da Polícia Civil

(SP) Espaço virtual com encenação de tráfico de entorpecentes também foi retirado da plataforma; estudiosos alertam sobre atuação criminosa em redes como o Roblox

Forma de exibição de imagem de suspeito que compromete a legitimidade de reconhecimento fotográfico

Procedimento adequado para proteger a coleta de provas e evitar prejuízo para o inquérito e anulação da ação penal

Polícia Civil da Paraíba chega a índice de 90% de localização e identificação de pessoas desaparecidas

(PB) Levantamento é realizado diariamente pela Diretoria de Estatística Criminal e Análise de Dados - DIEST

SSP apreende 250 quilos de drogas e prende dois suspeitos em operação no interior do Piauí

(PI) O material apreendido está avaliado em R$ 2 milhões.
Veja mais

Delegado Tales Gomes recebe do governador do PI a Ordem Estadual do Mérito Renascença

Governador do Piauí, Rafael Fonteles, delegado Tales Gomes e seu filho
(PI) Reconhecimento destaca trajetória exemplar de mais de duas décadas de combate ao crime organizado no estado

O caso Buzeira e o glamour como cortina da lavagem de dinheiro

20OUT25-RAQUEL
A criminalidade contemporânea não se limita ao campo financeiro. Por trás das lentes de luxo, há uma pedagogia perversa, o crime travestido de sucesso. Jovens são seduzidos por narrativas de

Tecnologia utilizada pela Segurança Pública da Paraíba é destaque na Colômbia e nos Estados Unidos

17OUT25-PB-TECNOLOGIA
(PB) Paraíba é o único lugar, na América Latina, a possuir essa integração completa entre os sistemas de comunicação e monitoramento

Francírio Queiroz segue, pela 2ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

POST-MELHORES-DELEGADOS-2025-FRANCIRIO-QUEIROZ
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Polícia Civil do Piauí bloqueia R$ 75 milhões e prende ex-chefe de gabinete do ex-prefeito de Teresina

14OUT25-PI-PC-BLOQUEIO-CASA-PREFEITO
(PI) Casa de ex-chefe de gabinete do ex-prefeito foi alvo de sequestro em Teresina; defesa ainda balança entre silêncio e contestação.

Tatuagens e “piercings” em cães e gatos

14OUT25-TATUAGEM-PET
Ilícito administrativo e penal conforme Lei nº 15.150/25 - Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Bebidas Alcoólicas para Menores: aumento de pena pela Lei 15.234/25

14OUT25-BEBIDA-MENOR
Por Eduardo Luiz Santos Cabette
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.