Francírio Lopes Queiroz é Delegado Adjunto na Diretoria de Inteligência da Polícia Civil • Coordenador do Departamento do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD/PCPI) • Coordenador do Departamento de Gestão e Recuperação de Ativos (DGRA/PCPI) – Autoridade Central Estadual da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas. Bacharelado em Direito – Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT). Especialização em Direito Penal e Processo Penal – Escola do Legislativo Piauiense/FAR. Especialização em Segurança Pública e Investigação Criminal – Escola Mineira de Direito / UNIFAAT.
Coordenador do LAB-LD/PCPI e DGRA/PCPI (2024 – Atual) Coordenação de investigações estratégicas de lavagem de dinheiro e recuperação de ativos. Representante institucional nas redes: REDE LAB-LD, RECUPERA, Rede de Controle, Projeto Capturas e Projeto Desaparecidos – MJSP.
Destaques: a) Operação Lembrados – Ação continuada voltada para a localização e captura de foragidos da Justiça envolvidos em crimes graves. Entre os alvos, destaca-se um indivíduo foragido há mais de 15 anos; b) Operação Usuário Zero – As investigações revelaram a exploração de vulnerabilidades no sistema eletrônico do Tribunal de Justiça do Piauí, que permitia o acesso ilegal ao PJe, possibilitando manipulações processuais. Em um dos casos, o esquema ocasionou um prejuízo de aproximadamente R$ 7 milhões; c) Operação Hard Reset – Investigação voltada ao enfrentamento do crime cibernético, tendo como foco a invasão de sistemas do Poder Judiciário e o uso indevido de credenciais pertencentes a um magistrado.
Delegado Chefe de Divisão do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) (2023 – 2024) Participação em mais de 100 operações contra o crime organizado e facções criminosas.
Destaques: a) Operação Cessna – prisão de 22 indivíduos no Piauí, Maranhão, Pernambuco e Mato Grosso, envolvidos no roubo de uma aeronave ocorrido no Clube de Ultraleve do Piauí; b) Operação Terra Santa – Draco 47 (1ª fase) e Draco 100 (2ª fase) – deflagrada na região do entorno do estádio Albertão, nas Vilas da Paz, Jerusalém e Costa Rica, que resultou na prisão de mais de 30 indivíduos integrantes da facção criminosa Bonde dos 40; c) Operação SOS – Draco 53 – cumprimento de 15 mandados de prisão e 21 mandados de busca e apreensão no âmbito da investigação que apurou o atentado contra profissionais do SAMU na zona sul da capital. A ação desarticulou a principal célula do Bonde dos 40 no Estado do Piauí; d) Operação Despertar – Draco 85 – deflagrada na região da Vila Ferroviária, cumprindo 13 mandados de prisão e busca e apreensão em desfavor de integrantes de uma célula da facção criminosa PCC que atuava no “tribunal do crime”. Delegado membro do Grupo de Repressão
Delegado membro do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) (2022 – 2023) Atuação em investigações qualificadas e prisões de lideranças de facções e organizações criminosas.
Destaques: a) Prisão do líder da facção criminosa Bonde dos 40 no Piauí em uma propriedade rural na cidade Miguel Alves; b) Prisão da principal liderança da facção criminosa PCC na zona leste da capital, responsável por homicídios em série na região da Pedra Mole e que estava foragido na cidade Boa Hora; c) Prisão de advogado com extensa ficha criminal, inclusive roubo a banco, em investigação que apurou vazamento de informações sigilosas de procedimentos criminais; d) Prisão de integrantes de uma organização criminosa no âmbito da investigação de roubo a agência do Banco Sicoob em Teresina; e) Prisão de servidora terceirizada do TJPI pela prática de corrupção; f) Prisão de policial militar do Piauí pela prática de corrupção; g) Prisão de integrantes de organização criminosa do Estado do Ceará especializada no golpe da “troca de cartões bancários”; h) Operação Faker, em conjunto com a DECCOR, no âmbito da investigação de uma organização criminosa liderada por um falso contador, responsável por fraude documental, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro em Teresina e Agricolândia, com movimentação financeira estimada em mais de R$ 28 milhões, dentre outras.
Delegado Adjunto da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) (2021) Investigação de crimes cibernéticos: estelionato, extorsão, stalking e crimes contra a honra. Destaque: a) Operação Bolware: desarticulação de quadrilha de estelionato digital; b) Presidência da investigação que resultou na localização e libertação de vítima de sequestro em Teresina, bem como na prisão de todos os envolvidos, incluindo um policial militar do Estado do Rio Grande do Norte. Delegado Titular da Delegacia de União (2019 – 2021) Combate ao tráfico, facções criminosas e homicídios. Destaque: Comando da Operação Nova Conquista: Elucidação de latrocínio praticado contra um empresário em um sítio localizado na zona rural, que resultou na prisão de 10 indivíduos e na apreensão de dois adolescentes infratores.
Delegado Titular da Delegacia de Castelo do Piauí (2018) Operações de combate ao tráfico e apoio ao GRECO em casos de explosões a bancos.
Destaque: Operações Castellum Stone, Espadas, Bala e Canyon. Delegado Titular da Delegacia de Porto (2017) Presidência de diversas investigações relacionadas a crimes patrimoniais, tráfico de drogas, homicídios e violência doméstica. Delegado Regional de Paulistana (2016) Cobertura de sete municípios com foco em investigações de crimes patrimoniais, homicídios e violência doméstica.
Delegado na Força Estadual Integrada de Segurança Pública (2016) Atuação destacada nas investigações de roubos, com resultados expressivos que incluíram a prisão de diversos envolvidos e a consequente redução dos índices de criminalidade na área de circunscrição do 11° Distrito Policial de Teresina.
Operador de RPA – Polícia Civil do Piauí 70° Estágio Especial de Inteligência – Escola de Inteligência Militar do Exército Brasileiro (EsIMEx) Recrutamento e Gestão de Fontes Humanas – Centro de Inteligência de Segurança Pública do Maranhão Curso de Introdução à Atividade de Inteligência (CIAI) – Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) Ferramenta para Análise do RIF em Excel desenvolvida pelo COAF – Programa de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD) Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – PNLD em parceria com a Polícia Civil do Piauí Alinhamento Conceitual do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD) – Academia Nacional de Polícia
Atuação integrada de Segurança Pública: Introdução à Plataforma Córtex – Ministério de Justiça e Segurança Pública Crimes contra o Sistema Financeiro – Novo Cangaço: aspectos operacionais de prevenção e repressão a delitos contra instituições bancárias – Ministério de Justiça e Segurança Pública Investigação em Crimes Cibernéticos: Cooperação Internacional na prevenção e combate do BEC & TSF – Microsoft e Observatório dos Crimes Cibernéticos Investigação Policial e Atualização Jurídica – Academia de Polícia Civil do Piauí Investigação Criminal: Aspectos Conceituais – Ministério de Justiça e Segurança Pública Sistema Eletrônico de Informações – Escola Nacional de Administração Pública Os Dez Passos da Investigação Financeira – Academia de Polícia da PCMG WhatsApp: Principais fraudes e atribuição de autoria – Academia de Polícia Civil do Piauí Operador Básico de Pistola e SMT – Academia de Polícia Civil do Piauí
Cumprimento de Mandados de Alto Risco – Academia de Polícia Civil do Piauí Leiloa+ – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.
Medalha de Honra ao Mérito Policial (2019, 2023 e 2025 – PCPI) • Diploma de Amigo do 2º BEC – Exército Brasileiro (2025) • Ordem do Mérito Judiciário – Grau Oficial (TJPI) – aprovação em 2024 • Diploma de Amigo da Polícia Militar do Estado do Piauí (2022).
Francírio Queiroz foi aprovado, dentre os Melhores Delegados e Delegadas de Polícia do Brasil, na Categoria Investigação: Censos 2024 e 2025. 2 Aprovações! Parabéns ao delegado Francírio Queiroz e ao Estado do Piauí!
Em breve, divulgação de novos aprovados e a lista final. Consultoria Jurídica do Portal Nacional dos Delegados.
Escolha dos Melhores Delegados e Delegadas de Polícia do Brasil
Em julho do ano de 2017, o Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social completaram 10 anos de existência. À época, para comemorar, criou-se a escolha dos “Melhores Delegados de Polícia do Brasil“, com a finalidade essencial de diferenciar e reconhecer, a partir de então e ano após ano, os delegados de polícia que se destacarem nas atividades jurídicas, investigativas e de gestão, através da eficiência e qualidade dos serviços prestados.
A verificação do histórico do delegado de polícia é uma forma de valorizar ainda mais seu empenho. A sociedade deseja conhecer os delegados que são dedicados à busca de melhoria da atividade jurídica e funcional, amparo imprescindível para minimizar os danos causados pelo alto índice de criminalidade que atinge o Brasil.
Os delegados que farão parte do Hall dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil deste ano serão avaliados por centenas de milhares de usuários e colaboradores que visitam o Portal Nacional dos Delegados e suas redes sociais.
A metodologia aplicada para seleção incidirá em estudos nas mídias sociais, apontamentos de URLs, reputação, repercussão e resultados satisfatórios de serviços, votos coletivos, histórico de atividades positivas, produções funcionais, habilitações e qualificações oriundas de análises curriculares.
Além do acesso via Portal Delegados, ao digitar no Google a frase “melhores delegados”, você visualizará a página do Portal Delegados com a lista dos melhores delegados, o que denota o sucesso e grande audiência e receptividade da campanha pela sociedade.
Veja como foi a escolha do Rol dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil nos últimos anos:
Repercussão na mídia nacional sobre a escolha dos melhores delegados de polícia do Brasil:
- RJ: Presidente da Adepol do Brasil é eleito um dos melhores Delegados.
- SP: Portal dos Delegados – Mídia comenta a entrada de Jacqueline Valadares na lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil no Censo 2022.
- SP: “Melhores Delegados de Polícia do Brasil” inclui diretor da ADPESP.
- SP: Higor Jorge novamente na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil.
- SC: Associados da Adepol-SC estão entre os 100 melhores delegados do Brasil.
- PR: Paranaense é eleito um dos melhores delegados de polícia do Brasil.
- MT: Nove delegados da Polícia Civil de MT são escolhidos entre os melhores profissionais do BrasilPremiação de Melhores Delegados de Polícia Civil do Brasil 2021 inscreve até dia 30 de outubro.
- SP/PF: Tania Prado continua, pela 3ª vez, uma das melhores delegadas de polícia do Brasil!
- PB: Delegado Jean Nunes é eleito, pela terceira vez, um dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil
- PI: Delegados do Piauí são destaque entre os ‘Melhores Delegados de Polícia do Brasil’
- MG: Pela sexta vez consecutiva, Cleyson Brene está entre os melhores delegados do Brasil.
- MS: Delegada Rafaela Lobato entra para a lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil.
- RO: Deputado Rodrigo Camargo é escolhido como o melhor delegado do Brasil, categoria Destaque.
- GENJURÍDICO: Premiação homenageia os delegados destaques na profissão.