Ex-superintendente da PF no Amazonas diz que ministro Ricardo Salles ‘defende infratores ambientais’

“Não fiz concurso para superintendente, fiz para delegado”. ‘Vivemos em estado de descalabro’, diz delegado que enviou notícia-crime contra Salles O ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, disse que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, “defende infratores ambientais”. A declaração foi dada nesta quinta-feira (15) ao Estúdio I da GloboNews. Na tarde […]

Por Editoria Delegados

“Não fiz concurso para superintendente, fiz para delegado”.

‘Vivemos em estado de descalabro’, diz delegado que enviou notícia-crime contra Salles

O ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, disse que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, “defende infratores ambientais”. A declaração foi dada nesta quinta-feira (15) ao Estúdio I da GloboNews.

Na tarde desta quinta, a Polícia Federal confirmou a troca do superintendente da corporação no Amazonas. Alexandre Saraiva deixará o cargo, que passará a ser ocupado pelo delegado Leandro Almada.

Saraiva levou até o Supremo Tribunal Federal (STF) uma notícia-crime contra o ministro e o senador Teomário Mota (PROS-RR) pelo suposto beneficiamento de madeireiros ilegais na Amazônia, o que facilita a grilagem de terra na Região Norte.

“Não é todo dia que o superintendente faz isso [levar a notícia crime ao STF], mas também não é todo dia que um ministro de outra pasta promove a defesa de infratores ambientais”, explicou.
O ex-superintendente também criticou a atuação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na questão do desmatamento da Amazônia. Segundo Saraiva, a Polícia Federal sempre teve uma relação de parceria, mas isso não vem ocorrendo mais.

“Sempre tivemos uma relação de parceria, de complementação. Nunca, por exemplo, o Ibama se posicionou em pedir uma análise dos laudos periciais”, falou.

Na entrevista, Saraiva também falou que ainda não tinha sido notificado por ninguém do governo sobre uma possível saída do cargo, apesar de ter ido na contramão de um dos ministros que mais são defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele também falou que o Palácio do Planalto nunca chegou a fazer nenhuma solicitação irregular em relação ao seu cargo.

“Não recebi nenhuma comunicação nesse sentido até agora”, disse Saraiva. Ele também falou que não tem medo de perder o cargo: “Não fiz concurso para superintendente, fiz para delegado”.

Sobre possíveis pedidos feitos pelo Palácio do Planalto, o agente foi categórico: “Nunca me foi solicitado nada que fosse fora da lei”.

Por fim, Saraiva também disse que para combater o desmatamento ilegal na Amazônia e a grilagem de terra é necessário um maior empenho nos estados na emissão dos documentos que permitem o uso da terra pelos madeireiros.

“Precisamos que continuem as operações ostensivas. Precisamos atacar o processo administrativo que autoriza isso. Os madeireiros dizem que vão cultivar, criar gado, mas não é isso. Eles querem o documento de origem florestal. E a madeira não consegue circular sem o Documento de Origem Florestal (DOF). Se queremos resolver esse problema, precisamos olhar os processos administrativos, principalmente nos estados que desmatam mais”, finalizou.

G1

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Delegada Raquel Gallinati prende em flagrante homem que perseguia ex-companheira em academia de São Paulo

(SP) Raquel Gallinati, diretora da Adepol do Brasil, interveio ao presenciar vítima em desespero em uma unidade de CrossFit em Perdizes

Piauí investe em segurança pública e nomeia mais 654 policiais militares

(PI) Governador Rafael oficializa a incorporação de 654 novos soldados à Polícia Militar do Piauí

Glaison Lima entra na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Patrícia Chalfun entra na Lista das Melhores Delegadas do Brasil, Censo 2025

A escolha dos melhores delegados e delegadas consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência,

Delegado do DF, Rafael Pareja, morre após sofrer infarto enquanto praticava beach tennis

(DF) Portal Nacional dos Delegados manifesta nota de pesar pelo falecimento do delegado Rafael Pareja

Anchiêta Nery segue, pela 5ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Permutas permanentes bilaterais e sequenciais entre policiais de estados diferentes

Estratégia Jurídico-Administrativa de Cooperação Federativa usada como vacina contra o êxodo de policiais que pedem exonerações
Veja mais

‘Advogados do PI teriam coagido juízes com denúncias forjadas no CNJ’, diz delegado Tales Gomes

Delegado Tales Gomes, coordenador - DEOP/PCPI
(PI) Delegado informou que investigação apontou que advogados faziam acusações falsas no CNJ

Governador da Paraíba entrega nova Delegacia-Geral com investimentos e valorização policial

(PB) Governo que investe na polícia protege seu povo. Mais de R$ 2,37 bilhões para a segurança no último ano

Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis e Unidades Técnico – Científicas: O Problema da Estruturação Dividida

20AGO25-CABETTE
Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Aumente suas chances de passar em concursos policiais! Acesse o Portal Delegados!

O maior repositório jurídico especializado na área policial do Brasil. A autoridade digital do Portal é tamanha que, ao se digitar a palavra “delegados” no Google, ele figura já na

Edital para 400 vagas será publicado ainda em agosto, confirma delegado-geral do PI

(PI) "Estamos nos últimos detalhes para o edital ser lançado. Estamos mesmo só nas finalizações, algumas matérias, aí acredito que no final de agosto deva ser lançado", afirmou Keiko

Direito Policial do Medo e o apagão das algemas

Por Murilo Acquaviva e Francisco Sannini Neto

Governador do PI lança videomonitoramento por IA e destaca tecnologia e integração contra a criminalidade

(PI) Para Rafael, a tecnologia, somada à integração das forças policiais, vai refletir positivamente na redução dos índices de criminalidade.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.