Delegados da PCDF suspendem voluntário e cobram reajuste do governo

(DF) O principal motivo da mobilização dos delegados da PCDF é a falta de reajuste no valor pago pela hora do Serviço Voluntário Gratificado

Por Editoria Delegados

As delegacias do Distrito Federal podem ter que fechar as portas durante as madrugadas a partir das próximas semanas. O motivo é a decisão dos delegados da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) de suspender o Serviço Voluntário Gratificado (SVG), utilizado para reforçar os plantões nas unidades policiais.

A decisão foi tomada em assembleia realizada nesta semana pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Distrito Federal (Sindepo). Por unanimidade, a categoria decidiu não realizar o serviço voluntário no mês de abril e reavaliar, nos próximos dias, se já começa a adesão no mês de março.

O principal motivo da mobilização é a falta de reajuste no valor pago pela hora do SVG. Atualmente, cada hora é remunerada em R$ 50 — valor que não é atualizado há seis anos.

Responsabilidade do cargo

Segundo os delegados, a quantia não acompanha a inflação nem reflete a responsabilidade do cargo. O delegado é a autoridade responsável por conduzir investigações, lavrar prisões, solicitar medidas cautelares e tomar decisões jurídicas importantes. Para o sindicato, manter o mesmo valor por tanto tempo representa falta de valorização da função.

O SVG é um serviço extra realizado de forma voluntária pelos delegados para reforçar as escalas nas delegacias, principalmente em horários com maior demanda ou falta de efetivo.

Embora não represente uma paralisação oficial, a suspensão do serviço reduz a capacidade de atendimento extraordinário. Na prática, isso pode afetar o funcionamento durante as madrugadas, período que depende fortemente dessas horas extras.

Nova assembleia

Uma nova Assembleia Geral foi convocada para 4 de março, às 15h30 (primeira chamada) e às 16h (segunda e última chamada). Nessa reunião, a categoria decidirá se mantém ou suspende também os serviços referentes a março, caso não haja avanço nas negociações.

O sindicato afirma que permanece aberto ao diálogo, mas reforça que a retomada do serviço extraordinário depende de medidas concretas para reajustar o valor da hora do SVG.

Enquanto aguardam resposta do governo, os delegados defendem que a atualização do valor é necessária para garantir a qualidade das investigações e das atividades policiais. A situação, agora, depende das próximas negociações entre a categoria e a direção da PCDF.

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Governador do Tocantins autoriza concurso da Polícia Civil com 452 vagas

(TO) Certame prevê cargos de delegado, oficial investigador e perito, com salários que chegam a R$ 21,9 mil

Delegado detalha atuação de cardiologista preso por estupro de vulnerável no RS

(RS) Investigação identifica 14 possíveis vítimas; médico é suspeito de dopar pacientes para praticar abusos sistemáticos durante consultas na Região Metropolitana

Polícia Civil do PI registra queda de 40% nos roubos de veículos no primeiro trimestre de 2026

(PI) As ações do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) fazem parte do Pacto Pela Ordem para reduzir a criminalidade na capital e no interior do estado.

O Elo Invisível: Como a Inteligência Preditiva pode Antecipar o Feminicídio no Piauí

O "Pulo do Gato" na Prevenção do Feminicídio: Por que o Piauí precisa da Teoria do Elo?

Sétimo Dia: Delegado Steferson Nogueira deixa história que transcende a segurança pública

(PB) Trajetória do delegado é lembrada por avanços históricos, diálogo institucional e compromisso com a segurança pública

“IFood de Drogas”: Operação Madara prende funcionário do TJ que vendia drogas em Teresina

(PI) Yan Brayner, Diretor de Inteligência da SSP/PI apresenta resultado da operação

Brasil dá um passo decisivo no enfrentamento ao crime organizado com a nova Lei Antifacção

Chico Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública participa de entrevista e trata da nova legislação
Veja mais

Senador com CNH vencida, dirige carro sem placa, usa giroflex, dá “carteirada” e foge de abordagem policial em São Paulo

Senador Alexandre Luiz Giordano (Podemos-SP)
(SP) Parlamentar dirigia carro de luxo sem placa e com giroflex ilegal; na fuga, Giordano subiu em calçada e quase atropelou policiais militares

Comoção e reconhecimento marcam despedida do delegado Steferson Nogueira, que deixa um legado na segurança pública

Steferson Nogueira, Delegado de Polícia Civil da Paraíba e presidente da ADEPDEL - Associação dos Delegados de Polícia da Paraíba
Um grande pai, esposo, delegado, companheiro e exemplo de liderança

Vulnerabilidade Etária nos Crimes Contra a Dignidade Sexual de Acordo com a Lei 15.353/26

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Steferson Nogueira morre aos 44 anos

(PB) Seu reconhecimento ultrapassou fronteiras estaduais: nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, foi apontado como um dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, consolidando seu prestígio entre colegas

Delegados da PF aprovam paralisação “82 horas sem a Polícia Federal”

A categoria defende a criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas com direcionamento de recursos apreendidos à PF

Operação Cerco Fechado prende 78 criminosos e apreende cocaína e ouro no Piauí

(PI) Os mandados cumpridos estão relacionados a crimes como furtos, roubos, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e homicídios.

Reconhecimento do CONSESP destaca atuação de Thiago Costa na segurança pública

(DF) Além desse reconhecimento institucional, Thiago Costa também foi incluído no seleto grupo dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil no Censo 2025, na Categoria Gestão
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.