Delegado pede afastamento de diretora e prisão de agentes no Mato Grosso

       O delegado titular da Delegacia Especializada do Adolescente (DEA), Paulo Araújo, pediu à Justiça o afastamento da agente prisional Maria Gizelda da Silva, atual diretora do Centro Socioeducativo, o Complexo Pomeri, localizado no bairro Carumbé, em Cuiabá.

Por Editoria Delegados

09dez12-delegado.paulo.mt.2

    

 

O delegado titular da Delegacia Especializada do Adolescente (DEA), Paulo Araújo, pediu à Justiça o afastamento da agente prisional Maria Gizelda da Silva, atual diretora do Centro Socioeducativo, o Complexo Pomeri, localizado no bairro Carumbé, em Cuiabá.

Além da diretora, um dos três gerentes da unidade também deve ser afastado. Também foi pedida a prisão preventiva de cinco agentes educadores.
 
As ações são referentes ao inquérito policial, instaurado em 30 de outubro deste ano, que apura denúncias de tortura de internos, formação de quadrilha e prevaricação. Mais de 20 pessoas já foram ouvidas.
 
Diante das apurações pela Polícia Civil, o Ministério Público Estadual (MPE) deu parecer favorável ao pedido do delegado Paulo Araújo.
 
Segundo a Polícia Judiciária Civil, o inquérito foi remetido à juíza titular da 6ª Vara Criminal, Suzana Guimarães Ribeiro Araújo, no dia 23 de novembro. A juíza solicitou informações da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) sobre a denúncia.
 
O inquérito continua em andamento, com tomada de depoimentos de servidores e internos. A diretora do Pomeri foi notificada para prestar depoimento à Polícia, mas ainda não tinha comparecido à DEA, até a tarde de quinta-feira (6).
 

Abusos e tortura no cárcere
 
A investigação ocorreu depois que um adolescente de 14 anos, morador de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá) e detido no Pomeri, relatou ao pai dele que, dentro da unidade, ocorreria um esquema de “rodízio” de abusos dos adolescentes maiores contra os menores.
 
O pai passou a denúncia para a psicóloga, agentes educadores e também para técnicos que atuam dentro da unidade.
 
Ocorre que o caso chegou ao conhecimento dos internos que praticam os abusos. Em represália, o adolescente “delator” também foi violentado.
 
O delegado Paulo Araújo classificou as denúncias como “gravíssimas”. Segundo depoimentos de internos, existe um esquema de abusos sexuais, cometidos dentro do centro.
 
Segundo os depoimentos dos menores, um agente educador conhecido como “Volverine” é apontado como o homem que abriu outras celas para que vários jovens se juntassem aos abusadores e torturassem os adolescentes por cerca de 40 minutos.
 
Nesse tempo todo, os dois garotos disseram que ninguém fez nada para acabar com a violência.

 

Cenário MT

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Delegados da PF reagem a discurso do deputado Coronel Meira contra delegada

Parlamentar proferiu insinuações misóginas, ofensivas e infundadas contra a Delegada de Polícia Federal Carla Patrícia

Delegados da PF reagem a ameaças de deputado licenciado e prometem responsabilização

Federação dos Delegados de Polícia Federal - Fenadepol - repudia declarações de deputado licenciado

Delegada não pode ser investigada por desclassificar tráfico de drogas para porte, decide juíza

Judiciário afirma que a decisão da autoridade policial foi devidamente justificada, respaldada por fundamentos legais, e não evidenciou qualquer desvio funcional

Homem é morto após ser flagrado com esposa de amigo e debochar da traição

(MT) Polícia Civil apurou que a médica foi ao hospital onde a vítima estava internada e apagou evidências. Ivan Bonotto foi esfaqueado e morreu

Governador do PI anuncia nomeação de 660 policiais militares e concurso para as polícias

(PI) Rafael Fonteles também confirmou um novo concurso para ingresso na corporação, em 2026, com previsão de mil vagas

Piauí anuncia instalação de 1.200 câmeras inteligentes para segurança pública

SPIA: Novo sistema de videomonitoramento com inteligência artificial será lançado por Rafael Fonteles em 16 de agosto O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, anunciou, nesta terça-feira (15),

Delegado é assassinado, mas na audiência de custódia a preocupação é se o assassino foi agredido

O delegado Márcio Mendes, da Polícia Civil do Maranhão, foi assassinado no dia 10 de julho de 2025 durante o cumprimento de um mandado de prisão. Dois policiais civis baleados.

Veja mais

ADEPOL-MA: CARTA ABERTA À SOCIEDADE MARANHENSE E AO GOVERNO DO ESTADO Diante do brutal assassinato do delegado Márcio Mendes, ocorrido durante o exercício de suas funções na zona rural de

11JUL25-MA-MARCIO

Caxias (MA), 11 de julho de 2025 – Uma operação policial na manhã desta quinta-feira (10), na zona rural de Caxias, terminou de forma trágica com a morte do delegado

09JUL25-RAQUEL-2

No Brasil, há uma realidade que raramente ganha espaço no debate público. Mais policiais morrem por suicídio do que em confrontos armados, seja durante o serviço ou nos dias de

Brasília (DF) – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (30), a Portaria nº 961, datada de 24 de junho de

Pix, gatonet e facções criminosas estão entre os principais alvos do megapacote de combate à criminalidade que será apresentado por secretários estaduais de segurança pública nesta semana, durante a I

POST-MELHORES-DELEGADOS-2025-RUCHESTER-MARREIROS

Ruchester Marreiros Barbosa foi aluno do doutorado em Direitos Humanos da Universidad Nacional Lomas de Zamora, Argentina, foi aluno do mestrado em Criminologia e Processo Penal da Universidade Cândido Mendes,

Thiago Frederico de Souza Costa é Delegado da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), de Classe Especial. É graduado em Direito e pós-graduado em Altos Estudos em Defesa, pela Escola

Veja mais