Advogado descumpre medida protetiva, xinga médico legista e o desafia a atirar nele dentro da delegacia

(MA) Advogado ofende médico legista durante embate em delegacia no Maranhão

Por Editoria Delegados

Um comportamento iniciado em uma praça da cidade de Codó, no interior do Maranhão, resultou em tumulto dentro de uma Delegacia de Polícia Civil (19), O perito da Polícia Civil do Piauí e médico psiquiatra, Ivanenko Ullianov, protagonizou uma intensa altercação com o advogado Germano Brandão.

O perito relatou que o caso ocorreu na tarde de quarta-feira (19), enquanto ele estava acompanhado da noiva, a advogada Talita Sereno, vítima. Lá, encontraram o advogado Germano, contra quem existe uma medida protetiva pedida por Talita, ex-esposa de Germano.

Ullianov afirma que, ao avistar o advogado, comunicou sobre a vigência de medida protetiva de urgência que determinava distância do advogado da vítima e pediu que ele se afastasse. A partir dali, iniciou-se um atrito verbal. Entendendo que o advogado estaria infringindo ordem judicial, o perito declarou ter dado voz de prisão, o que intensificou ainda mais o clima. Depois do primeiro conflito, Ivanenko se dirigiu à delegacia, sendo seguido pelo advogado. No local, a tensão se agravou.

“Lá existiam agentes de polícia, escrivães, existiam os delegados, e mesmo naquele ambiente, mesmo armado com a arma apontada para o chão, como tudo dentro da proporcionalidade, sequei o armamento, ele se afastou, então não precisou mais escalonar, ficou ali, me ofendendo, me insultando, então você imagina que o que foi que aconteceu lá no início que era via pública, onde não tinha ninguém por perto”, disse o médico policial do Piauí.

O advogado, bastante alterado e sem controle emocional, agiu de forma exarcebada contra o médico legista desafiando o médico a atirar nele. O médico sacou sua arma de fogo com o intuito de preservar sua vida e de terceiros. O advogado xingou o médico de : “bandido, desequilibrado, doente, tu cometeu furto…”

Durante a sequência de ataques verbais, o advogado afirmou:

“Desequilibrado. Dá um tiro em mim. Eu tenho testemunha aqui, desequilibrado, doente. Tem vídeo teu aqui […] Tu não tá falando com moleque não […] Eu vou à corregedoria contra tu. Bandido […] E outra coisa, tu cometeu foi furto, tu pegou a caneta no cartório […] Tu vai ficar famoso, doente […] Tira essa arma daí. Tu é do Piauí”.

Embora outros policiais tenham surgido nas imagens, nenhum deles interveio diretamente. Não houve confronto físico. Em publicação nas redes sociais, Ivanenko declarou que a situação teve início quando ele tentou impedir uma suposta tentativa de feminicídio.

Segundo ele:

“Lá existiam agentes de polícia, escrivães, existiam os delegados, e mesmo naquele ambiente, mesmo armado com a arma apontada para o chão, como tudo dentro da proporcionalidade, saquei a arma, ele se afastou, então não precisou mais escalonar, ficou ali, me ofendendo, me insultando, então você imagina que o que foi que aconteceu lá no início que era via pública, onde não tinha ninguém por perto”.

Investigação

O perito registrou um boletim de ocorrência. A 4ª Delegacia Regional de Codó comunicou oficialmente que “foi instaurado inquérito policial para apurar rigorosamente os fatos e adotar todas as medidas legais cabíveis”.

Nota da Polícia Civil do Maranhão

A 4ª Delegacia Regional de Codó esclareceu que, a respeito dos vídeos que circularam mostrando a discussão ocorrida na manhã desta quinta-feira (20), nenhum policial civil do Maranhão ou servidor da unidade está envolvido.

O órgão ressaltou que a situação envolveu exclusivamente um policial civil do Piauí e um advogado.
Diante das agressões verificadas, foi instaurado inquérito para apuração minuciosa e adoção das medidas cabíveis.

Vídeo revela tumulto na delegacia

Um vídeo gravado no interior da delegacia mostra o instante em que o perito exibe sua arma, enquanto o advogado profere xingamentos repetidos.

As imagens rapidamente se espalharam e geraram ampla repercussão.

Medida protetiva

Após a viralização, Ivanenko publicou esclarecimento em seu perfil no Instagram, reiterando a decisão judicial que impede Germano de se aproximar de Talita Sereno a menos de 50 metros, além de proibi-lo de realizar qualquer contato, inclusive por aplicativos de mensagens.

Posicionamento da vítima Talita Sereno

Talita Sereno divulgou um comunicado afirmando que os acontecimentos foram “distorcidos por vídeos editados e narrativas falaciosas”.

Ela também publicou um vídeo com sua versão do ocorrido, apontando os eventos que, segundo ela, desencadearam toda a situação.

Nota na íntegra – Talita Sereno e Ivanenko Ullianov

NOTA DE ESCLARECIMENTO A IMPRENSA E A SOCIEDADE

Codó, 20 de novembro de 2025

Nós, Talita Sereno e Ivanenko Ullianov, viemos a público para restabelecer a verdade sobre os fatos ocorridos no dia 19 de novembro de 2025, que vêm sendo distorcidos por vídeos editados e narrativas falaciosas.

Germano de Oliveira Brandão descumpriu deliberadamente uma Medida Protetiva de Urgência expedida pelo Poder Judiciário, que o proíbe de se aproximar de Talita. Ao encontrá-lo em via pública, Ivanenko agiu para proteger sua integridade, solicitando que se afastasse. Ignorando as ordens, Germano avançou proferindo insultos e ameaças. Diante dessa agressão iminente, Ivanenko, em legítima defesa de terceiro, sacou sua arma como último recurso para conter a ameaça e dar voz de prisão em flagrante, que foi desobedecido.

O vídeo divulgado por Germano o mostra em completo descontrole dentro de uma Delegacia de Polícia, proferindo xingamentos e ameaças. Sua conduta agressiva naquele momento reflete a gravidade de sua atitude momentos antes, em via pública.

Todas as nossas ações foram reativas, legais e visaram proteger vida e patrimônio. As provas estão sendo apresentadas às autoridades competentes e confiamos que a justiça prevalecerá.

Talita Sereno

Ivanenko Ullianov


Crimes cometidos e as decisões adotadas pelo delegado de polícia para essa ocorrência

A Consultoria Jurídica do Portal Nacional dos Delegados analisou a ocorrência e produziu a sistemática de verificação dos fatos e procedimentos policiais adequados ao caso em tela.

Conteúdo exclusivo para assinantes! Faça login para acessar o conteúdo completo ou clique AQUI e assine já!

 

Login

® Todos os direitos reservados. O conteúdo disponibilizado aos assinantes pertence à política de direitos autorais para uso único, individual e exclusivo, não havendo permissão para sua divulgação em qualquer outro meio de comunicação sem autorização da Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados. Logo, é proibida a impressão ou transmissão por broadcast, reescrição ou redistribuição sem prévia autorização por qualquer meio, inclusive reenvio de material através de e-mail. (Art. 184 do Código Penal; art. 29, I, da Lei Ordinária Federal 9.610/98; arts. 183 a 195, da Lei 9.279/96).

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Delegado Palumbo denuncia péssimo estado de delegacia de SP, que parece um ‘castelo mal-assombrado’

(SP) Estrutura da delegacia demonstra a falta de compromisso com a segurança pública de São Paulo

Waze tem ícone para alertar motoristas sobre roubos. Veja como ativar

Função criada em 2025 e implementada gradativamente ajuda motoristas a se prevenir de possíveis assaltos e vandalismo no trânsito

A pedido de Nunes, Tarcísio cria cargo de delegado assessor do prefeito

(SP) Decreto cria Assessoria Policial Civil que prestará assistência ao prefeito Ricardo Nunes (MDB). Emedebista pedia assessor desde 2023

Governador do Maranhão exonera secretário de Segurança Pública acusado de assediar delegada

(MA) Governador informou que o afastamento se dá para que a denúncia “seja apurada com isenção

Acesso de policial a celular antes de perícia não invalida prova, decide STJ

6ª turma destacou que o acesso policial prévio ao aparelho não comprova adulteração dos dados nem gera nulidade automática das provas obtidas.

Candidato com nanismo é eliminado de concurso para delegado após teste de aptidão física

(MG) Polícia Civil de MG afirma que o cargo de Delegado de Polícia, por sua natureza, exige o pleno desempenho de atividades inerentes ao policiamento, investigação e cumprimento de ordens

Policiais Civis do DF passam a ganhar folga no dia do aniversário

(DF) Portaria foi publicada nesta terça (10/3) no DODF. Para que o servidor seja contemplado com o benefício, deverá atender a alguns critérios
Veja mais

Delegada denuncia assédio do Secretário de Segurança Pública do Maranhão

(MA) Delegada Viviane Fontenelle relatou ter sido vítima de assédio em reunião com o secretário de Segurança do MA: “Delegata”. Adepol pede investigação

ADPF comunica mobilização nacional em defesa do encaminhamento do FUNCOC

ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal) informa nova fase na Mobilização Nacional

I Congresso Nacional de Delegadas do Brasil “No Combate à Violência conta a Mulher”

Iniciativa da Adepol do Brasil reúne delegadas para debater estratégias, desafios e avanços, além de apresentar carta nacional com propostas institucionais

OAB ‘suspende’ advogado que foi preso após prejudicar trabalho de policiais em delegacia do DF

Advogado (SUSPENSO) Cláudio Dias Lourenço
(DF) Advogado acumula 14 inquéritos policiais, 9 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e duas condenações judiciais, uma delas por estupro

Jean Nunes e Chico Lucas reforçam protagonismo na articulação pela PEC da Segurança Pública e fortalecimento do SUSP

Jean Nunes, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública e Chico Lucas, Secretário Nacional da Segurança Pública
Em agenda institucional, o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança e o Secretário Nacional da Segurança Pública evidenciam cooperação federativa, defenderam integração entre entes e destacaram estratégias conjuntas

Advogado que “estuprava” e “defecava” nas vítimas é preso após prejudicar trabalho de policiais na delegacia

(DF) Advogado acumula 14 inquéritos policiais, 9 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e duas condenações judiciais, uma delas por estupro

Secretário Nacional de Segurança Publica reforça compromisso de acabar com a impunidade e o crime organizado no Brasil

PEC fortalece a integração entre União, estados e municípios e garante financiamento para o enfrentamento da criminalidade
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.