Início » Serra diz que vai intensificar o policiamento no interior

Serra diz que vai intensificar o policiamento no interior

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
06fev10-sp-serra-interior

SÃO PAULO

Serra diz que vai intensificar o policiamento no interior

SÃO PAULO

O governador José Serra (PSDB) disse ontem em Americana (128 km de SP) que vai intensificar o policiamento no interior do Estado, em áreas rurais, por ser a região “que mais tem problemas” de segurança.
“É um problema sério e a melhora [da segurança] mais recente tem sido na área da Grande São Paulo. No interior, a melhora não tem sido na mesma proporção”, afirmou.

Pela primeira vez em dez anos, o número de homicídios cresceu em São Paulo em 2009, puxado pelo aumento dos crimes no interior do Estado. A violência na região voltou a níveis similares ao de 2007.

Além de intensificar o policiamento, Serra disse que o governo está “reforçando no interior o mapeamento do crime” e que está “incentivando prefeituras a fazer o mesmo”, inclusive em Aparecida e Campos do Jordão, regiões “de turismo mais intenso”.

Reação

Serra voltou ontem a atribuir ao desemprego e à crise financeira internacional o aumento de homicídios registrado no ano passado. Referindo-se a outros indicadores da área de segurança, reafirmou que houve subnotificação de delitos durante o movimento grevista da Polícia Civil de 2008, o que teria provocado uma elevação artificial dos dados de 2009.

“No ano passado, com a notificação normal, pareceu que houve um crescimento maior do que houve”, disse.

O presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo, João Batista Rebouças, classificou a declaração do governador como “irresponsável”. “Durante o período da greve [em 2008], a polícia atendeu a todos os casos considerados mais graves como homicídios, sequestros, latrocínios, roubos e assaltos. A verdadeira causa da criminalidade em São Paulo é a falta de investimentos, não só material como no pessoal, além da falta de projetos”, afirmou.

 

Vagner Bertoli

 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados
Revista da Defesa Social

você pode gostar

Deixe um comentário