Início » Segurança da PB investe em treinamento de policiais e na compra de equipamentos

Segurança da PB investe em treinamento de policiais e na compra de equipamentos

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
30jun11-pb-equipamentos-seguranca-2

PARAÍBA
Segurança Pública investe em policiais e equipamentos

PARAÍBA

{loadposition adsensenoticia}Somente nos quatro primeiros meses deste ano, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) realizou 20 cursos na Academia de Ensino de Polícia (AEP) e no Centro de Educação da Polícia Militar destinado a policiais. O investimento do Governo do Estado também garantiu a aquisição de equipamentos como armas, coletes e uniformes, ações realizadas com recursos próprios e por convênios com o Ministério da Justiça.

Em várias cidades do Estado, entre elas João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Itaporanga, a AEP ofereceu treinamento nas áreas de defesa social e imobilização tática, preservação e isolamento de local de crime, tática e abordagem policial, gerenciamento de crise, investigação policial, planejamento operacional, técnicas cartorárias e tiro defensivo.

Os destaques ficaram para o curso de procedimentos preventivos em ocorrências envolvendo artefatos explosivos e para o 1º Encontro Paraibano de Estudos e Técnicas de Repressão a Roubos a Banco, ocorrido nos dias 19 e 20 de maio, no município de Patos. A Academia também foi responsável pela formação de 424 novos policiais civis, entre delegados, agentes, escrivães, peritos, técnicos em perícia e necrotomistas, dos quais 138 já foram nomeados.

De acordo com o delegado Bergson Vasconcelos, diretor da AEP, os números apresentados são fruto de um plano de educação continuada, que até hoje ofereceu 19 cursos e cuja meta é formar 1.500 policiais até dezembro de 2011.

“Ainda iremos oferecer em 2011 três cursos de pós-graduação nas áreas de Segurança Pública, Direito Penal e Processual Penal e Perícias Criminais. As aulas devem ser iniciadas no mês de julho”, explicou o diretor, acrescentando que também está em andamento uma parceria com a Universidade Federal da Paraíba a fim de preparar policiais civis para combate ao tráfico de pessoas.

Já o Centro de Educação da Polícia Militar, até 2013, irá formar 1.324 policiais em especializações, cursos de formação e habilitação de oficiais, sargentos, soldados e cabos.

Também estão no rol dos cursos oferecidos pelo CE os de Sobrevivência em Área de Caatinga, Gerenciamento de Crises, Promotor de polícia comunitária e estágio de adaptação funcional, totalizando 241 policiais formados.

Polícia Comunitária – Entre os treinamentos de destaque promovidos pelo CE está o curso de Policiamento Comunitário, que formou 92 alunos entre policiais militares, civis, guardas municipais e lideranças comunitárias.

O objetivo é expandir a modalidade de policiamento para vários bairros da Grande João Pessoa e até o final do ano formar pelo menos 400 alunos, totalizando mais de mil profissionais atuando na área metropolitana e no interior do Estado.

O curso de 44 horas/aula abrange disciplinas como gestão de polícia comunitária, polícia e sociedade e mediação de conflitos, entre outros.

Equipamentos – Entre o material adquirido com recursos próprios durante o primeiro quadrimestre do ano estão 1.678 pistolas calibre .40, 3.500 coletes balísticos, seis viaturas de Auto-resgate e duas viaturas de Auto-busca e Salvamento para o Corpo de Bombeiros. Para a Polícia Militar, foram adquiridos 10 mil uniformes e cinco mil pares de coturnos.

Através de convênios, a Seds comprou 257 computadores e 20 notebooks, 75 motocicletas de 250 cc, 175 tasers (armamento não-letal), quatro viaturas 4×4 e ainda 100 coletes balísticos para a PM, um microcomputador balístico e 20 maletas para coleta de evidências de local de crime.

A Seds também entregou, no dia 5 de junho, 40 viaturas para a Polícia Civil. Os veículos foram locados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Até julho, outras 210 viaturas deverão ser entregues para uso dos policiais civis e militares em todo o Estado.

SEDS PB

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar