Início » Secretário Jean Nunes profere palestra em Chicago sobre tecnologia de comunicação digital

Secretário Jean Nunes profere palestra em Chicago sobre tecnologia de comunicação digital

por Editoria Delegados

PB: A experiência da Paraíba com a tecnologia de rádio comunicação digital


A experiência da Paraíba com a tecnologia de rádio comunicação digital usada pelas forças de Segurança Pública ganhou destaque na 3ª edição do Motorola Solutions Customer Advisory Council, em Chicago, nos Estados Unidos, evento de líderes da América Latina, no qual foram apresentadas experiências de países como Argentina, Colômbia, Bahamas e Equador. O evento é um dos mais importantes do setor, reunindo empresários, parceiros, clientes e os principais usuários da tecnologia Motorola Solutions de toda a América Latina. Uma vitrine onde a Paraíba teve a oportunidade de mostrar a eficiência da tecnologia de rádio digital no monitoramento da segurança no Estado.


A 3ª edição do Motorola Solutions Customer Advisory Council foi realizada nestas segunda (19) e terça-feira (20), promovido pelo grupo Motorola no Centro de Inovações Tecnológicas da Companhia, e apresentou soluções, tendências para a área da Segurança Pública, criou oportunidades de compartilhamento de informações e de melhores praticas entre as principais agências de Segurança Pública da America Latina.

 

“A Paraíba foi convidada para participar deste evento porque há cerca de três anos firmamos um importante contrato com o Estado para a implantação da rede TETRA para a modernização de todas as soluções de comunicação da segurança publica. Este sistema hoje está plenamente implementado e não há dúvidas de que a Paraíba deu um grande passo para o que há de mais moderno não somente no Brasil , mas em todo o mundo. Mais de 95% de todo o território da Paraíba já possui comunicação digital, criptografada, o mesmo padrão utilizado largamente na Europa , com soluções inovadoras , não somente na comunicação, mas também soluções estáticas de LTE, soluções de integração através de smartfones e aplicações. Esta tecnologia é exemplo para toda America Latina. Por isto convidamos os representantes da Secretaria da Segurança para dividirem a experiência e compartilhar o caso de sucesso com outras agências Latino-americanas de Segurança”, falou o presidente da Motorola Brasil, Elton Borgobovo.

 

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes durante a palestra, destacou a importância desta troca de informações e de projetos. “O nosso sistema de rádio digital trabalha interligado, com um sistema digital composto por softwares e rádios (hand talks – HT), além de outros equipamentos modernos e de última geração – Sistema Tetra – utilizado em países da Europa. “Estamos avançando em gestão, além da atividade de inteligência, mas também fazendo altos investimentos em tecnologia. O estado tem hoje um dos maiores sistemas de rádio comunicação digital tetra da América Latina. Isso foi muito importante. Tive a oportunidade de apresentar a nossa realidade para vários líderes, dentre vários países, como Argentina, Colômbia, Equador, e outros países. A cada apresentação tínhamos a conclusão de que a maior cobertura proporcional de território é a nossa, mais de 95%, e isso eleva a Paraíba para um patamar de referência internacional, sendo citada como uma das melhores práticas latino americanas nesse aspecto. A gente volta buscando mais novidades, além do que já conhecemos, buscando aprimorar e melhorar nosso sistema e oferecer uma melhor prestação de serviços para a população”, frisou. Durante a apresentação nos Estados Unidos, com o uso do rádio, o secretário estabeleceu comunicação com a Paraíba, via Sistema TETRA.

 

O sistema de rádio comunicação digital apresentado durante o evento começou a ser implantado na Paraíba em 2017. Os equipamentos trabalham com a tecnologia TETRA. O sistema que conta com 47 torres permite radiocomunicação criptografada, capaz de oferecer um sinal de qualidade e com alta disponibilidade para os órgãos operativos de Segurança Pública. São mais de 5.600 rádios, sendo 4 mil portáteis, 1.300 móveis e 332 fixos, com capacidade de expansão e uma tecnologia digital que permite fornecer localizações exatas. Equipamentos modernos que ampliam o Sistema Integrado de Radiocomunicação, compartilhando equipamentos, serviços e infraestrutura no âmbito dos Municípios e Estado, contribuindo para o desenvolvimento das ações de segurança pública, ordem pública e defesa civil.

“O sistema usado pelas Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário, Departamento de Trânsito (Detran) e Casa Militar, também já está sendo usado por instituições municipais e federal que firmaram parcerias com a Sesds, a exemplo da Polícia Rodovia Federal, a Guarda Municipal de João Pessoa e a Secretaria de Mobilidade Urbana da Capital já estão usando a tecnologia TETRA e o LTE. O interesse da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba é integrar todos os órgãos ligados à segurança pública. O sistema também foi apresentado a gestores da segurança pública do Brasil que ficaram interessados em implantar a tecnologia”, disse o gerente de Tecnologia da Informação (GTI) da Seds, Fabiano Vieira, que também esta participando do evento em Chicago.

 

Leda
 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

você pode gostar