Início » Quadros funcionais do Plantão Colorido da Polícia Civil do MT esvaziam delegacias

Quadros funcionais do Plantão Colorido da Polícia Civil do MT esvaziam delegacias

por Editoria Delegados

MT:  

O prédio colorido era…

Um prédio com cores berrantes e mais de 20 integrantes da Polícia Civil de braços cruzados à espera de sua inauguração. Essa a realidade do Plantão de Atendimento a Vítimas da Violência Doméstica e Sexual em Cuiabá, que será inaugurado amanhã, 8, quando deveria ser ativado em 7 de agosto, sem as paredes coloridas, mas observando a Identidade Visual da Polícia Civil. Além disso, sua entrada em operação canibaliza efetivos de várias delegacias da capital.

… Assim, com a Identidade Visual da Polícia Civil

O Plantão, segundo a página oficial do governo estadual na internet, é resultado do empenho da primeira-dama Virgínia Mendes. Mas, na realidade o que representa esse centro de atendimento policial civil?

Em Cuiabá a Polícia Civil nunca deixou de atender vítimas de violência sexual e doméstica, mas o faz paralelamente ao amplo raio de sua atuação. A criação do Plantão, que funcionará 24h ao lado da 2ª Delegacia de Polícia Civil, no bairro Planalto, centralizará o atendimento.

Sites cuiabanos e a página oficial do governo estadual na internet destacam que Virgínia convidou a primeira-dama do Brasil, Michele Bolsonaro, e a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, para a inauguração, mas até o fechamento deste material ainda não havia confirmação sobre as presenças de Michele e Damares.

Virgínia espera Michele Bolsonaro

A mudança da pintura original do prédio para o colorido de agora ocorreu no final de semana (sábado, 5, e domingo) e não agradou setores da Polícia Civill, pois no ano passado, a corporação adotou o Manual de Identidade Visual aprovado pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPJ).

O descontentamento desses setores vai além, Para a lotação dos quadros do Plantão, a Polícia Civil deslocou duas delegadas e 20 policiais civis, dos quais três escrivães para o mesmo. Esse pessoal foi remanejado da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (DEDDICA) Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHHP), Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERF), 1ª e 2ª Delegacias de Polícia de Cuiabá e da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM). As delegadas Jannira Laranjeira e Nubya Beatriz o assumirão.

A remoção do pessoal para o Plantão foi determinada ao delegado Rodrigo Bastos da Silva, em 24 de julho, pela diretora Metropolitana da Polícia Civil, Ana Paula de Farias Campos, para que a apresentação ocorresse até 29 daquele mês, pois o Plantão seria inaugurado em 7 de agosto. Em razão de uma doença que levou o governador democrata Mauro Mendes a se internar em São Paulo, e da enfermidade da mãe de Virginia, que foi acometida pelo coronavírus, a solenidade de inauguração foi adiada. Ao longo do período do adiamento, revela uma fonte da Secretaria de Segurança Pública,, os deslocados para o Plantão permanecem inativos.

O preenchimento dos quadros no Plantão revela mais uma vez o esvaziamento do efetivo da Polícia Civil., que há muito não sabe o que é concurso público. A escassez de delegados e policiais serviu de argumentação a Mauro Mendes, no ano passado, quando o mesmo determinou o fechamento de 16 delegacias em pequenos municípios.

O Plantão entrará em atividade deixando um claro em algumas delegacias Sua fachada colorida o faz diferente das demais instalações da Polícia Civil como parte da política do cobertor curto da segurança em curso.

Boa midia
 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

você pode gostar