Nov 15, 2019

Faça seu login

Usuário*
Senha*
Lembrar de mim

Programa da Segurança da Paraíba ganha Prêmio de Excelência em São Paulo

1
0
0
s2smodern

A Paraíba continua sendo o Estado mais competitivo do Nordeste e o 11º do Brasil, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, edição 2019, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit e divulgado nesta sexta-feira (18), em solenidade na sede da B3 – Bolsa, Brasil, Balcão, em São Paulo.

A Paraíba ainda ficou entre os primeiros lugares no Prêmio de Excelência em Competitividade 2019, que analisa as boas práticas da gestão pública. O programa Paraíba Unida pela Paz foi um dos vencedores do concurso, dentre os mais de 180 projetos de todo o Brasil. No Ranking Geral de Competitividade, o pilar da Segurança avançou significativamente para o 4º lugar, após ser considerado um dos Estados mais violentos em 2015. Ficou abaixo somente dos Estados de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Outros destaques ficaram com pilar da Solidez Fiscal, no qual a Paraíba saltou do 11º para o 7º lugar, e o pilar de Inovação (7° lugar).

Vice-governadora Lígia Feliciano e secretário de segurança Jean Nunes

A vice-governadora Lígia Feliciano representou o governador João Azevêdo na cerimônia e, ao receber o prêmio, atribuiu o resultado ao trabalho de uma gestão eficiente, equilibrada e comprometida com os avanços sociais e econômicos do Estado. “A gestão do governador João Azevêdo investe forte na infraestrutura, inovação, segurança pública, educação, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado, inovação e eficiência da máquina pública, A Paraíba continua seguindo trabalho, no caminho do desenvolvimento econômico e social”, destacou.

Lígia Feliciano ainda ressaltou que a Paraíba está pronta para receber investimentos e fazer Parceria Público-Privada (PPP). Enfatizou os incentivos fiscais e uma posição estratégica no Nordeste, o que facilita a vinda de empresas.

Paraíba Unida Pela Paz - O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, dedicou o prêmio do programa Paraíba Unida aos policiais que integram a pasta. “Este prêmio é o coroamento do trabalho de várias pessoas, dos policiais militares, civis e bombeiros”, afirmou.

Jean Nunes ainda ressaltou a determinação do governador João Azevêdo em investir forte na segurança pública, a exemplo da criação da construção de Centros de Comando e Controle, com estruturas funcionais e capazes de integrar todos os serviços de emergência e complementares, a exemplo do Samu e Guardas Municipais, videomonitoramento, equipamentos de proteção, armamento e capacitação.

O secretário executivo de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Maia, avaliou a premiação. “A Paraíba sai vencedora deste prêmio, somos a bola da vez. O Programa Paraíba Unida Pela Paz trouxe resultados surpreendentes. Agora segue o trabalho e o investimento na segurança pública”, disse.

O premiado Paraíba Unida pela Paz, criado em 2011, se traduz em uma meta anual de redução percentual em 10% de crimes violentos letais e intencionais – CVLI em relação ao ano anterior, estabelecida por meio da Portaria para que, continuamente, o Estado possa alcançar o nível recomendado pela Organização das Nações Unidas, de até 10 homicídios por grupo de 100 mil habitantes no período de um ano. E ainda, as metas definidas também em 10% em relação ao ano anterior para a redução dos Acidentes Letais de Trânsito – ALT, dos Crimes Violentos Patrimoniais – CVP e das Subtrações Ilegais de Veículos Automotivos – SIVA.

Levantamento da Secretaria de Segurança apontou uma diminuição de 21,4% no registro de assassinatos até o final do mês de agosto deste ano, em relação aos mesmos oito meses de 2018. Foram 622 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que são os homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte, contra 791 no período de janeiro a agosto do ano passado. A projeção é que a Paraíba deve sair de uma taxa de 41,5 homicídios por 100 mil habitantes para 23,5 no final de 2019.

A solenidade também contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do governador de Alagoas, Renan Filho, do vice-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, do vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota, e da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos.

Ranking de Competitividade dos Estados - É uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil, e busca pautar a atuação de líderes públicos em dez áreas-chave (Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social). Disponível numa plataforma online, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em 70 indicadores distribuídos pelas áreas-chaves.

Portal Oficial da SESDPB


DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

1
0
0
s2smodern

Destaques