Início » PRFs são demitidos por cobrarem propina em 140 celulares

PRFs são demitidos por cobrarem propina em 140 celulares

por Editoria Delegados

RJ: Três agentes da PRF perderam os cargos depois de cobrar propina para liberar ônibus de turismo que levava contrabando para o Rio de Janeiro


Três agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) perderam os cargos após receberem propina para liberar suspeitos de contrabandear 140 celulares. Os PRFs haviam descoberto o contrabando em um ônibus, durante uma fiscalização na BR-101 em Campos dos Goytacazes, região norte do Rio de Janeiro.

Durante uma abordagem a um ônibus de turismo, os agentes encontraram os aparelhos irregulares. O que seria uma prisão em flagrante se tornou uma tentativa de extorsão. O trio pediu aos detidos a quantia de R$ 2 mil, além de todos os 140 celulares encontrados na bagagem.

Segundo denúncia do Ministério Público Federal (MPF), os três agentes da PRF também não declararam o total de mercadorias apreendidas durante outras fiscalizações a carros, motos e caminhões. O fato levantou suspeitas de que eles dividiram entre si parte das apreensões feitas durante as abordagens.

A perda dos cargos, determinada pelo atual ministro da Justiça, Flávio Dino, cumpre a sentença do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). A decisão extingue o vínculo jurídico-administrativo dos três agentes com a PRF.

Os PRFs já estavam afastados das funções desde novembro de 2012, dois meses depois de serem flagrados cobrando a propina. Eles foram demitidos da PRF em 2016, no governo Michel Temer, pelo então ministro da Justiça Alexandre de Moraes, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os PRFs ainda aguardam sentença em uma ação civil por improbidade administrativa no TRF-2, cujos autos estão prontos para julgamento desde setembro deste ano.

 

Metrópoles

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar