Início » PRF cria sistema que ajuda a recuperar carros roubados

PRF cria sistema que ajuda a recuperar carros roubados

por Editoria Delegados

Veja como funciona o serviço. Motorista precisa se cadastrar

A Polícia Rodoviária Federal tem um sistema na internet para ajudar a recuperar carros roubados ou furtados. É o Sinal (Sistema Nacional de Alarmes), um serviço que permite a quem tiver seu veículo roubado, furtado, em sequestro ou clonado se cadastrar no portal da PRF e garantir que os agentes próximos ao crime sejam notificados imediatamente.

O registro vai facilitar a identificação do carro extraviado enviando uma mensagem automática ao telefone funcional de todos os agentes em serviço no raio de 100 quilômetros da ocorrência ou na rota de passagem do veículo. O cadastro pode ser feito no site da PRF ou telefone 191.

“Os agentes que estiverem no raio de 100 quilômetros, recebem informações com as características do carro e já ficam alerta, A mensagem é enviada para os celulares funcionais quando o veículo ainda está em fuga. É preciso informar a placa, o modelo e a cor do veículo”, disse o porta-voz da PRF, José Hélio Macedo.

A probabilidade de recuperar o veículo roubado é maior nas primeiras horas após a ocorrência. Ou seja, quanto mais rápido for a notificação, maior a chance de ter o veículo de volta.

A PRF ressalta que o cadastramento do registro no Sinal não substitui a necessidade do boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Vale lembrar que segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) houve um crescimento de 18% no comparativo entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano com o mesmo período de 2017.

Janeiro e fevereiro de 2018

– Carros roubados 10.078 no RJ
– Carros furtados 2.423 no RJ

Janeiro e fevereiro de 2017

– Carros roubados 8.492 no RJ
– Carros furtados 2.667 no RJ
– Carros roubados 54.367 no RJ
– Carros furtados 15.708 no RJ

Dados da PRF de 2017

Veículos recuperados: 7.028 no Brasil

Veículos recuperados: 1.387 no Rio de Janeiro

Quase 20% do total de veículos recuperados pela PRF em todo o Brasil foram em rodovias federais do Rio de Janeiro.

G1

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

você pode gostar