Dois homens foram presos nesta quarta-feira (15) em Campinas (94 km de São Paulo) com um arsenal de uso restrito do Exército, incluindo duas munições calibre ponto 50 capazes de derrubar helicópteros e destruir blindados.
De acordo com o delegado do 8º Distrito Policial, Cláudio Alvarenga Freire, que investiga o caso, Erivelton Souza Silva, 28 anos, e Afrânio de Jesus, 43, foram detidos ao tentar fugir de uma abordagem de rotina no bairro Chico Amaral. “Os policiais desconfiaram da reação dos suspeitos e foram atrás”, disse.
Silva era foragido da Justiça por tráfico de drogas. “Ele recebeu o benefício de saída temporária para o Dia dos Pais e não voltou mais pra prisão”, comentou o delegado. Na casa do suspeito, foram apreendidas munições para fuzil 762 e para projéteis ponto 50, além de armas e drogas.
Ainda segundo o delegado, somente as investigações indicarão a procedência do material apreendido. “Já os ouvi e eles não dizem onde conseguiram as munições e as armas. Vamos investigar até descobrir”, disse Freire.
Após prestar depoimento, a dupla foi encaminhada ao Centro de Detenção Provisória de Campinas, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Outro caso
A Polícia Militar de Hortolândia (a 114 km de SP) também prendeu um homem e apreendeu na quarta-feira (15) munição de uso exclusivo do Exército, carregadores e colete à prova de balas. O material foi descoberto enquanto os policiais revistavam a casa do suspeito após denúncia de disparos.
Tudo foi apreendido e encaminhado para o plantão policial da cidade. Um investigador de Campinas esteve na delegacia de Hortolândia para analisar o material e as cerca de 500 fotos que estavam em uma câmera, que também foi recolhida.
Uma delas, por exemplo, mostra uma grande quantia em dinheiro na mão do suspeito. Segundo o delegado Fabiano Antunes de Almeida, “embora ele não tenha passagem pela polícia, há suspeita de sua participação em vários roubos na região”.
uol
DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados