Início » Polícia Civil do RS aplica nova metodologia para investigar testemunhas da tragédia na Boate Kiss

Polícia Civil do RS aplica nova metodologia para investigar testemunhas da tragédia na Boate Kiss

por Editoria Delegados
25fev13-pc-rs.2

 

 

Considerada fundamental para a conclusão do inquérito, a estratégia é resultado da iniciativa de uma delegada que assumiu a missão de ouvir vítimas e suspeitos e garantir que nenhuma informação importante se perca em meio a pilhas e pilhas de papéis timbrados.

 

Delegada Luiza Sousa, da Polícia Civil do Rio Grande do Sul

 

— Decidi que tinha de ajudar de alguma maneira, então liguei para o delegado regional (Marcelo Arigony, que comanda as investigações) e disse: “Chefe, para onde eu vou?” — relata Luiza Sousa, especializada em Ciências Criminais.

 

Enquanto os colegas se desdobravam para agilizar a identificação dos mortos, a delegada foi até a 1ª DP e começou a atuar nos bastidores, tomando os primeiros depoimentos. Com apenas dois anos de carreira, mas considerada uma das melhores de sua turma, ela sabia que a dimensão do desastre exigiria a adoção de um plano de combate. Desde então, passaram por ela de 20 a 30 testemunhas todos os dias.

 

O principal desafio foi definir a técnica adequada para sistematizar as falas e domar o inquérito, que deve atingir a marca das 5 mil páginas. Até sexta-feira, o calhamaço já passava das 2 mil folhas distribuídas em 10 volumes, com mais de 300 pessoas ouvidas. Nos próximos dias, esse número pode chegar a 500.

 

Defensoria entrará com ação coletiva

 

A técnica adotada inclui a divisão das testemunhas em quatro grupos, conforme o envolvimento na tragédia — sobreviventes, bombeiros, fiscais da prefeitura e personagens-chave, como os donos da boate e os músicos da banda. Para cada categoria, uma lista fixa de perguntas. O material está sendo tabulado, permitindo aos policiais saberem exatamente quantas pessoas viram o início do fogo, onde estavam e como foi a saída.

 

A estratégia permite a criação de um banco de dados que embasará a redação do relatório final, onde serão apontadas as responsabilidades. Entre outros fatores, ajudará a respaldar as conclusões dos delegados, que estão prestes a encerrar o inquérito.

 

— Esse organograma é imprescindível — avalia o delegado Sandro Meinerz.

 

Enquanto as investigações avançam, os familiares das vítimas se mobilizam. Na manhã deste sábado, a associação criada pelo grupo voltou a se reunir. A entidade planeja encaminhar junto à Defensoria Pública uma ação coletiva de reparação de danos e indenização.

 

O defensor público João Otávio Carmona Paz afirmou que ainda não pode estimar os valores de indenização, mas acredita que a ação deve responsabilizar entes públicos como Estado e prefeitura, além dos proprietários. Entre os réus ainda podem estar fabricantes de espuma. A previsão é de que em duas semanas a Defensoria ingresse em juízo.

 

Zero Hora

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar