Início » Pela primeira vez, desde janeiro de 2011, sem homicídio em João Pessoa. Fruto da gerência de Dorta

Pela primeira vez, desde janeiro de 2011, sem homicídio em João Pessoa. Fruto da gerência de Dorta

por Editoria Delegados
10abr12-wagner-dorta-2

 

 

 

Queda de 75% no registro de homicídios em João Pessoa, de 47% na Capital e região metropolitana e de 19% em toda a Paraíba. Esses foram os resultados obtidos pela “Operação Semana Santa”, iniciada na última quinta-feira (5) pelas polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Em João Pessoa, entre o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa, foram contabilizadas 48 horas sem ocorrência de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), o que contribuiu para a queda no registro de homicídios – de 16 em, 2011, para seis, em 2012.

 

Finalizada à meia-noite deste domingo (8), a operação também apresentou resultados positivos na Grande João Pessoa. Entre os dias 5 e 8, houve redução de 47% nos registros desse tipo de crime. Foram 19, em 2011, e dez, em 2012. Na cidade de Cabedelo, não houve CVLI no período de Páscoa. No Estado, houve 21 homicídios este ano, cinco a menos do que em 2011. Os resultados de 2011 e 2012 apontam para uma queda no número de assassinatos registrados na Paraíba, em relação a 2010 – quando, no mesmo período, foram contabilizados 34 homicídios.

 

Para Cláudio Lima, titular da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds), a queda do número de CVLI é resultado do trabalho integrado das polícias e dos bombeiros, além do planejamento antecipado e estratégico. “A sensação de segurança aumenta quando a sociedade passa a acreditar nas instituições, na presença, na qualidade do serviço prestado e nos resultados. É isso estamos fazendo”, destacou o secretário.

 

A operação – Durante todo o feriadão de Páscoa, a polícia intensificou as abordagens a pessoas e veículos, as vistorias em bares e outros locais propícios a situações de vulnerabilidade social e garantiu, ainda, a segurança no trânsito, com fiscalização para o cumprimento da Lei Seca.

 

A Polícia Militar utilizou todas as modalidades de policiamento: a pé, motorizado, canil, choque, Batalhão Ambiental, Ciclo Patrulha, Rádio Patrulha, Gate, Cavalaria, Companhia Especializada de Atendimento ao Turista (Ceatur), entre outras.

 

Já a Polícia Civil, além das delegacias distritais e municipais de plantão, manteve o funcionamento das especializadas da Capital e do Grupo de Operações Especiais (GOE) por 24 horas. O Disque Denúncia (197) continuou recebendo denúncias anônimas, com total sigilo e de forma gratuita. Nos casos de ocorrências simples, sem violência, os cidadãos puderam contar com o serviço da Delegacia Online (www.delegaciaonline.pb.gov.br).

 

Durante o período, também foram executadas ações específicas, previstas no Plano Operacional de Segurança Pública 2012, a exemplo da “Operação Sossego”, que busca garantir a paz e a tranquilidade da população coibindo a poluição sonora; a “Operação Saturação”, com a ocupação da polícia nos locais onde houver registro de homicídio ou tentativa de homicídio; e a “Operação Repressão ao Crack”, que consiste no combate permanente ao tráfico desse e outros entorpecentes; entre outras ações preventivas.

 

Governo da PB

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar