Início » Investigado por grilagem de terra, ex-delegado de Ilhabela é afastado

Investigado por grilagem de terra, ex-delegado de Ilhabela é afastado

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS

SÃO PAULO
Investigado por grilagem de terra, ex-delegado é afastado

SÃO PAULO

A Delegacia-Geral da Polícia Civil determinou o afastamento preliminar, por 180 dias, do delegado Vanderlei Pagliarini de Almeida Filho. Ex-titular da Delegacia de Ilhabela, no litoral paulista, ele é investigado por quase uma dezena de crimes supostamente praticados durante os 12 anos em que chefiou o distrito. O delegado-geral, Domingos Paulo Neto, acolheu manifestação da Corregedoria, que pede a demissão de Almeida Filho a bem do serviço público.

As investigações sobre o delegado ganharam força em dezembro, depois que promotores do núcleo do Vale do Paraíba do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e homens da Corregedoria cumpriram mandado de busca e apreensão na casa de Sérgio Henrique Peixoto, o Sérgio Ganso. Apesar de não ter cargo público, testemunhas afirmam que ele atuava como policial em Ilhabela, e andava armado. Na casa dele foram apreendidos um revólver calibre 38, uma carabina, granadas, spray de pimenta e munição comprada pela Polícia Civil. Além disso, descobriu-se que Peixoto é foragido – foi condenado por um assassinato em Goiana (PE). Ele conseguiu fugir do cerco dos corregedores.

No dia da apreensão, o delegado Almeida Filho compareceu espontaneamente à delegacia para apresentar cópia de um contrato de venda do revólver encontrado na casa de Peixoto. O comprador seria Aparecido Alves da Silva, o Cido, que explorava o pátio de veículos apreendidos em Ilhabela. Embora o documento tivesse data de abril de 2003, a arma ainda continuava registrada em nome do delegado.

A partir daí, quatro inquéritos foram instaurados para apurar a conduta de Almeida Filho. Segundo o Gaeco, ele é investigado por formação de quadrilha, prevaricação, participação em usurpação de função pública e porte ilegal de armas, entre outros. Uma das suspeitas é de que o delegado esteja envolvido em esquema de grilagem de terra. As apurações correm sob sigilo. Procurado ontem, Almeida Filho não respondeu à ligação.

Vagner Bertoli

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados
Revista da Defesa Social

você pode gostar

Deixe um comentário