Início » Inspetor aposentado faz 101 anos e visita delegacia todos os dias

Inspetor aposentado faz 101 anos e visita delegacia todos os dias

por Editoria Delegados

GO: Idoso diz que sempre sonhou ser policial e ama a profissão: ‘Nunca parei’

“Nunca parei”. A frase curta, mas significativa, resume bem a vida do inspetor aposentado da Polícia Civil de Goiás Galeno Nicodemos Braga. Neste sábado (14), ele completa 101 anos de vida, dos quais mais da metade foram dedicados à corporação. Apesar de não estar mais na ativa, o idoso faz questão de visitar, todos os dias, a Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), onde sempre trabalhou.

“Amo a profissão e tenho orgulho dela. Sempre tive o sonho de ser policial”, disse Galeno ao G1. Devido à idade, o inspetor tem a audição bastante precária, mas é lúcido e fala com gosto sobre a carreira.

De segunda a sexta-feira, o idoso faz questão de manter a rotina: acorda às 4 horas, faz o café e lê o jornal. Em seguida, por volta das 6 horas, sai de casa, no Setor Coimbra, em Goiânia, e vai de ônibus até a Deic, no Setor Cidade Jardim, onde passa a manhã “reencontrando os amigos”.

Os “passeios” de Galeno deixam a mulher, Clarinda Martins Neves, de 79 anos, preocupada. Mas ela não imagina o esposo longe da profissão. “Eu me preocupo pela idade. Por mim não iria mais [à delegacia], mas ele é teimoso. E se ele ficar ocioso em casa também seria ruim para ele”, diz.

Aniversário

Para comemorar o aniversário, a família do idoso se mobilizou para fazer uma bela festa. O almoço será realizado nesta tarde com a presença dos dois filhos, cinco netos, três bisnetos e um tataraneto. No cardápio, pernil suíno e muito churrasco.

Para beber, uma chopeira já foi alugada. E se engana quem pensa que o aniversariante será proibido de alguma coisa por causa da idade. “Ele vai de 3 em 3 meses no médico e não tem nada grave. Toma um chopp de vez enquanto e adora feijoada”, conta Clarinda.

Doces diversos e até um bolo estão sendo preparados para os convidados. Pequenas garrafas de vinho e canecas personalizadas serão distribuídas aos convidados.
A data também não foi esquecida pelos companheiros de trabalho de Galeno. Na sexta-feira (13), durante sua visita diária à delegacia, agentes e delegados fizeram questão de cantar os parabéns e felicitar o idoso. A festa teve bolo e até decoração.

Carreira

Nascido em Silvânia, no sul de Goiás, Galeno começou a carreira policial em 1938, como delegado nomeado de Caiapônia, na mesma região. Também exerceu o mesmo cargo em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia.

Alguns anos mais tarde, ganhou a vida em áreas totalmente distantes da segurança. Foi dono de bar, caminhoneiro e alfaiate, sendo este último um ofício do qual também sente orgulho. “Quando assiste à televisão, sabe na hora se o terno é feito por um alfaiate”, revela a mulher.

Em 1963, passou em um concurso e começou a atuar na polícia em Goiânia. A aposentadoria veio 22 anos depois. Mas as idas à delegacia nunca cessaram. Afinal, Galeno nunca parou.

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

você pode gostar