Início » Guarda Municipal não é o “Guarda Belo”, do desenho animado “Manda-Chuva”, para ficar parado em praça, escola ou prédio

Guarda Municipal não é o “Guarda Belo”, do desenho animado “Manda-Chuva”, para ficar parado em praça, escola ou prédio

Ministro Alexandre de Moraes compara modelo de policiamento ao desenho “Manda-Chuva” e critica patrulhamento fixo do GCM

por Editoria Delegados

Durante sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (20), o ministro Alexandre de Moraes criticou modelos ultrapassados de segurança pública e fez uma comparação inusitada: associou o policiamento ostensivo fixo ao personagem “Guarda Belo”, do desenho animado Manda-Chuva.

O comentário surgiu no contexto do julgamento sobre a competência das guardas civis municipais para realizarem patrulhamento ostensivo. Moraes defendeu que esse tipo de atuação é fundamental para a prevenção de crimes em espaços públicos.

“Se a Guarda Civil não puder, dentro do rol das suas atribuições, realizar policiamento ostensivo, ela nunca vai estar preventivamente removendo intuito delituoso na porta das escolas municipais, dos teatros, das praças”, argumentou o ministro.

Modelo de segurança ultrapassado

Moraes enfatizou que a concepção de policiamento estático, com agentes posicionados em pontos estratégicos sem mobilidade, está defasada há mais de 50 anos. Segundo ele, esse modelo não atende às demandas contemporâneas da segurança pública, que exigem patrulhamento dinâmico e estratégias de monitoramento mais eficientes.

Para ilustrar sua crítica, o ministro mencionou o Guarda Belo, personagem do clássico desenho animado, que simbolizava um policial fixo, esperando chamadas para agir, sem atuação preventiva eficaz.

DESENHO ANIMADO: MANDA CHUVA COM O GUARDA BELO

“E fica um guarda civil numa praça, o outro na frente da escola. Isso não é policiamento inteligente. Isso é do tempo, todos se recordam, aqui foi citado também, o Guarda Belo, o Guarda Belo do Manda-Chuva, que ficava parado esperando tocar o telefone para avisar que tinha ocorrido um delito”, concluiu Moraes.

A fala do ministro reforça a necessidade de modernização das estratégias de segurança pública no Brasil, ampliando a atuação preventiva das forças municipais no combate à criminalidade.


Novas atribuições policiais dos guardas civis municipais

Conteúdo exclusivo para assinantes! Faça login para acessar o conteúdo completo ou clique AQUI e assine já!

 

Clique na caixa "Não sou um robô"

® Todos os direitos reservados. O conteúdo disponibilizado aos assinantes pertence à política de direitos autorais para uso único, individual e exclusivo, não havendo permissão para sua divulgação em qualquer outro meio de comunicação sem autorização da Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados. Logo, é proibida a impressão ou transmissão por broadcast, reescrição ou redistribuição sem prévia autorização por qualquer meio, inclusive reenvio de material através de e-mail. (Art. 184 do Código Penal; art. 29, I, da Lei Ordinária Federal 9.610/98; arts. 183 a 195, da Lei 9.279/96).

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar