Início » “Excesso de operações leva policiais ao adoecimento”, diz presidente da Associação dos Delegados do RS

“Excesso de operações leva policiais ao adoecimento”, diz presidente da Associação dos Delegados do RS

por Editoria Delegados

RS: Asdep declarou apoio a reivindicações dos servidores da Polícia Civil em Porto Alegre

Presidente da Asdep, delegado Guilherme Wondracek

A Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep) manifestou apoio à ‘Marcha da Polícia Civil’, marcada para às 13h desta terça-feira, quando servidores da Segurança Pública vão participar de uma caminhada do Palácio da Polícia até a Praça da Matriz, no Centro de Porto Alegre. O ato ocorre em protesto ao que os policiais consideram excesso de operações, demandadas pelo Executivo Estadual, reivindicando também reposição salarial e de efetivo, promoções na carreira e simetria entre os cargos de capitão e comissário.

O protesto é organizado pela Associação dos Comissários de Polícia (ACP), Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sinpol) e pelo Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia (Ugeirm). Além da Asdep, o Sindicato dos Policiais Penais do RS (Sindppen) também vai apoiar a manifestação.

“Estamos com uma carga de trabalho absurda. Combatemos o crime nas ruas, com operações realizadas em praticamente todas as semanas, e isso se reflete positivamente nos índices de criminalidade. Todavia, não existe diálogo e nem valorização [da categoria] por parte do governo”, declarou o presidente da Asdep, delegado Guilherme Wondracek. “Essa situação [excesso de operações] tem levado os policiais ao adoecimento, com servidores se afastando para cuidar da saúde física e mental”, enfatizou.

De acordo com presidente do Ugeirm, Isaac Ortiz, o excesso de operações tem gerado sensação de esgotamento físico e mental na categoria. “Há cobrança por números, para melhorar a imagem do governo. Isso está sugando o nosso sangue, pois não temos diárias e nem horas extras. Além disso, todos os dias há cobrança por resultados mas, em contrapartida, não querem repor o efetivo.”

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) destacou que o efetivo já foi reforçado com o ingresso de 26 delegados, 125 inspetores e 119 escrivães, além de outros 341 agentes que ainda estão em formação. O comunicado também ressalta que a pasta reconhece o empenho da Polícia Civil no combate à criminalidade e trabalha pelo fortalecimento da corporação, dialogando com as entidades de classe.

Leia na íntegra a nota da SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) destaca o empenho realizado pela Polícia Civil para auxiliar no combate à criminalidade e trabalha pelo fortalecimento da corporação. O governo estadual e a Polícia Civil reconhecem o direito dos servidores e atua com base em normativas que respeitam a carga horária e escala dos policiais, com compensações pecuniárias e folgas.

Com relação ao quadro de pessoal, a SSP reitera que em 2023 o efetivo foi reforçado com o ingresso de 26 delegados, 125 inspetores e 119 escrivães. Além disso, outros 341 agentes estão em plena formação na Academia de Polícia Civil (Acadepol).

Ao lado do governo estadual, a SSP e a Chefia de Polícia também vêm realizando, desde o início do ano, uma série de reuniões e encontros com as entidades de classe, estreitando o diálogo entre as partes. Houve reuniões com o Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores da Polícia Civil do RS (Ugeirm-Sindicato), a Associação dos Comissários de Polícia do RS (ACP/RS), o Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do RS (Sinpol-RS) e a Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep). As agendas contaram com representantes da SSP, Casa Civil, Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e chefia da Polícia Civil e visam encaminhar as demandas e solicitações das entidades de classe em face deste reconhecimento institucional.

Correio do Povo

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar