Início » Entidades apoiam Menandro Pedro e dizem não ter conflitos com OAB

Entidades apoiam Menandro Pedro e dizem não ter conflitos com OAB

por Editoria Delegados
06set13-menandro.2

 

 

O Sindicato dos Delegados de Polícia civil de Carreira do Estado do Piauí (Sindepol) e a Associação dos Delegados de Polícia (Adepol) enviaram uma nota de esclarecimento nesta quinta-feira (4), sobre uma representação formulada pela Ordem dos Advogados, secção Piauí contra o delegado Menandro Pedro (foto ao lado), que é responsável pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO).

 

A Ordem está acusando o delegado de impedir o acesso dos advogados aos seus clientes na delegacia e de abuso de autoridade. A OAB-PI solicitou ao delegado-geral James Guerra o afastamento de Menandro Pedro e a instauração de um processo administrativo.

 

Em nota, as entidades apoiam o chefe do GRECO e ressaltam que não há nenhum problema entre a Polícia Civil e os advogados do Piauí.

 

Veja a nota:

 

Nota de Esclarecimento – delegado Menandro Pedro

 

O Sindicato dos Delegados de Polícia civil de Carreira do Estado do Piauí (Sindepol) e a Associação dos Delegados de Polícia (Adepol), considerando as notícias veiculadas por meio da imprensa, acerca de representação formulada pela OAB-PI contra o Delegado Menandro Pedro Lopes da Luz, vem a público esclarecer o seguinte:

 

As notícias veiculadas tratam de suposto episódio ocorrido no último dia 27, na sede do GRECO, quando da lavratura de auto de prisão em flagrante em desfavor de seis pessoas integrantes de quadrilha de extrema periculosidade, especializada em roubos/furtos a instituições financeiras, ocasião em que foram apreendidas armas de grosso calibre e grande quantidade em dinheiro proveniente dos assaltos, além de explosivos.

 

Conforme apurado em informações repassadas pelo GRECO, todos os advogados tiveram acesso aos respectivos clientes durante as oitivas, não obstante alguns dos causídicos recusarem-se a assinar os termos de interrogatório.

 

Não houve quaisquer óbices ao contato dos advogados com os indiciados, mas apenas um pequeno transtorno envolvendo, inclusive, um advogado, que compareceu a sede do Greco trajando bermuda e que não se utilizou de urbanidade quando da sua chegada à citada unidade policial. Apesar disso, cumpre reafirmar que não houve impedimento de contato entre os advogados e seus clientes.

Por oportuno, o Sindepol e a Adepol reafirmam o apoio ao Delegado Menandro Pedro Lopes da Luz pelos relevantes serviços prestados à Segurança Pública do Estado do Piauí, não havendo nada que desabone sua conduta em mais de vinte anos de carreira.

 

Por último cumpre ressaltar que não há quaisquer problemas entre os delegados de polícia e os advogados do nosso Estado, frisando-se ainda que deve haver respeito mútuo entre tais profissionais, não devendo incidentes isolados macularem as estreitas relações existentes entre os mesmos.

 

Sindepol-PI e Adepol-PI

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar