Início » Dirigir veículo sem placa agora é crime? Nova Lei 14.562

Dirigir veículo sem placa agora é crime? Nova Lei 14.562

por Editoria Delegados

O objetivo primordial do legislador, conforme evidenciado no preâmbulo da nova lei, foi expandir o âmbito do crime, englobando outros objetos além do veículo motorizado.

A Lei 14.562/23, promulgada em 26 de abril de 2023 com efeito imediato, modificou o artigo 311 do Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), tornando ilegal a ação de falsificar sinal identificador de veículo que não seja classificado como motorizado.

Esta nova norma despertou o interesse da comunidade jurídica e da imprensa, gerando incertezas quanto ao seu alcance. Alguns argumentam, por exemplo, que dirigir veículos sem placas “é agora um crime”, ou que o artigo 311 passou a ser “crime sem direito à fiança”.

O objetivo primordial do legislador, conforme evidenciado no preâmbulo da nova lei, foi expandir o âmbito do crime, englobando outros objetos além do veículo motorizado.

Isso ocorre porque o artigo 96, I, do Código de Trânsito Brasileiro categoriza os veículos em termos de tração como: a) motorizado; b) elétrico; c) de propulsão humana; d) de tração animal; e) reboque ou semirreboque.

Devido a essa diferenciação, os tribunais, acertadamente, decidiam que a falsificação de sinal identificador de reboques ou semirreboques não era um crime.

Portanto, esse gap na legislação anterior foi preenchido, e agora a falsificação de sinal identificador de veículos elétricos, híbridos, reboques, semirreboques ou suas combinações passou a ser crime.

E sobre conduzir veículo automotor sem as placas? Tornou-se Crime?
 

(CONTINUA…)


… Quer ver a matéria completa? Faça seu LOGIN no portal e ACESSE AQUI ou acesse a seção EXCLUSIVO! Ainda não é assinante? Clique AQUI e Assine já! 


 




Assine Já!

 

A Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos DELEGADOS possuem um vasto conteúdo de direito avançado criado para um seleto grupo de pessoas com alto nível intelectual, elevado desempenho hermenêutico e extensa capacidade cognitiva. É destinado a uma parcela de analistas jurídicos, como bachareis em Direito, concurseiros, professores, advogados, policiais, delegados de Polícia, procuradores públicos, promotores de justiça, juizes de Direito, defensores públicos e juristas que possuem essas qualidades.

 

Produzido por professores e delegados, o conteúdo do Portal Delegados possui predicados jurídicos sintetizados para evitar desperdício de tempo na leitura e compreensão de textos. Com jurisprudência classificada dos tribunais superiores, facilita a vida de quem faz parte do mundo jurídico e aplica o Direito na prática social e funcional, bem como em concursos públicos. 

 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

você pode gostar