Início » Dias mostra as potencialidade do Estado a investidores europeus

Dias mostra as potencialidade do Estado a investidores europeus

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
25nov09-pi-dias-europa-3

PIAUÍ
Dias mostra as potencialidade do Estado a europeus

Pela primeira vez na história

 

PIAUÍ

Pela primeira vez na história, o Estado do Piauí ocupou um dos mais tradicionais endereços do empresariado britânico, o Institute of Directors, em Londres, local onde os grandes homens de negócios do Reino Unido se reúnem para encontros informais e reuniões de trabalho. O governador Wellington Dias comandou um seminário sobre oportunidades de investimentos no Estado, organizado pela Coordenadoria de Relações Internacionais, pasta comandada por Sérgio Vilela. O evento recebeu significativo apoio da Embaixada do Brail na Inglaterra, que reuniu cerca de 50 importantes executivos ligados ao turismo, agronegócio, energia, meio ambiente e infraestrutura. Os secretários Sílvio Leite (Turismo) e Jorge Lopes (Projetos Estratégicos) também participaram do seminário.

O embaixador brasileiro, Carlos Augusto Santos Neves, abriu o encontro que teve o objetivo de divulgar, promover e atrair grupos empresariais ingleses para negócios no Piauí. Em seu discurso, o diplomata disse que o Piauí está inserido em excepcional momento econômico que experimenta o Brasil no âmbito da conjuntura mundial. Santos Neves observou que a vida brasileira chegou a uma visibilidade tão otimista que, “o simples fato do presidente Lula tocar em um instrumento musical no dia de seu aniversário se transforma em pauta para a capa da Newsweek, uma das mais renomadas revistas da Inglaterra”.

A plateia ouviu de Santos Neves que o nível de consistência econômica no Brasil vai favorecer especialmente o Piauí que, segundo ele, está no caminho certo ao promover eventos desta natureza, enfatizando que sem promoções ousadas o Estado não chega ao conhecimento dos grandes investidores, os verdadeiros agentes capazes de transformá-lo em um ambiente próspero. Para satisfação de Wellington Dias e comitiva, o embaixador brasileiro chegou a sugerir aos empresários do setor turístico presentes ao simpósio que agilizem operações no litoral do Piauí, lugar que ele descreveu na ocasião como “mais bonito, ensolarado e despovoado que a Espanha”, um destino bastante procurado pelos britânicos que, contudo, demanda grandes dispêndios por conta dos exorbitantes preços ali praticados.

Uma das mais proeminentes personalidades da diplomacia brasileira também participou do seminário piauiense em Londres, o ex-embaixador Sérgio Amaral, que também ressaltou a brilhante performance do Brasil na economia mundial. Ele alertou aos empresários do Reino Unido que o Piauí representa uma imperdível oportunidade no setor energético e de infraestrutura, explicando que o Governo do Estado está realizando um volume considerável de obras nesta área. Amaral pediu a confiança dos investidores ingleses endossando que o Piauí “está sob o comando de um governador muito sério, trabalhador e competente que, através de sua determinação, garantiu ao seu Estado um nível de crescimento econômico acima dos demais”.

Piauí em imagens

25nov09-pi-dias-europa-2No decorrer das apresentações, o público britânico assistiu a um vídeo com cenas do cotidiano produtivo piauiense. A surpresa tomou conta de quem viu  o vigor dos cerrados e suas plantações de grãos; a exploração de jazidas minerais de níquel, ferro e opala; as obras em andamentos e as belezas naturais dos parques nacionais e do Delta do Rio Parnaíba. A folheteria publicitária do estado também foi disputada pela plateia.

O governador Wellington Dias teve direito a trinta minutos de fala, tempo que ele aproveitou para firmar o compromisso de apoiar integralmente demandas importantes de empresas britânicas que decidirem investir no Piauí. “Nossa equipe está plenamente preparada para lhes acompanhar desde a escolha de áreas produtivas, suporte jurídico para questões de regularização fundiária e licenciamento ambiental, além de uma política de incentivos fiscais muito atraente”. Wellington lembrou que o Piauí mantém 80% de suas reservas naturais, fato que substancialmente chamou a atenção de seus interlocutores. O governador, entretanto, fez questão de informar que não espera por investimentos predatórios à sustentabilidade hoje presente no Piauí. Ele também adiantou que as eleições do próximo ano, independente dos resultados, não vão comprometer o equilíbrio financeiro e administrativo alcançado pelo Piauí. Para Keith Pluner, gerente executivo de uma firma escocesa disse que Wellington passava a segurança e a confiança que os britânicos esperam de um administrador público.

Muitos empresários europeus que atualmente mantém negócios no Piauí também participaram do seminário, atestando a boa experiência e as perspectivas propícias de se investir em território piauiense. Ignacio de Asis Orta, diretor superintendente da firma espanhola Delta do Parnaíba – com sede em Madri, apresentou detalhes do projeto de construção de um mega resort em Luís Correia, o Kuarandê, destacando o importante suporte que o governo vem lhe garantindo, através da Secretaria de Turismo e demais organismos do executivo. Ele lembrou que o litoral piauiense é o destino brasileiro mais aproximado da Europa. “O aeroporto de Parnaíba, os preços atraentes, o clima fenomenal sem ocorrência de qualquer desastre natural e apoio irrestrito do poder público são um grande atrativo para negociantes europeus decididos a fincarem suas atividades no próspero Brasil”, finalizou Orta.

Vários compromissos foram firmados ao longo da missão brasileira na Inglaterra e, a partir de janeiro de 2010, executivos de muitas empresas contatadas por Wellington Dias e comitiva estarão em Teresina para visitas de inspeção. É o caso da The Kapital Corporation, especializada no ramo imobiliário construindo unidades de segunda residência para britânicos na Europa do leste. Na avaliação do secretário Sílvio Leite, a determinação que a embaixada brasileira em Londres demonstrou para promover o Piauí vai, brevemente, render importantes dividendos para novos investimentos no Estado.

Álvaro Carneiro PK
DELEGADOS.tv
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar

Deixe um comentário