Início » Dia das Polícias Civil e Militar: a meritocracia nas carreiras policiais

Dia das Polícias Civil e Militar: a meritocracia nas carreiras policiais

por Editoria Delegados

Dias das polícias é comemorado em 21 de abril.


Chegando o dia em que se comemora o dia das Polícias Civil e Militar, 21 de abril, cumpre destacar o trabalho dos honrosos homens e mulheres que dão a vida para proteger a sociedade.

Os policiais são verdadeiros heróis anônimos, que atuam em situações de risco e emergência, trabalhando incansavelmente para garantir a segurança e a ordem pública. Eles são um pilar fundamental no combate à criminalidade e na promoção do bem-estar da população.

Nesta data, é importante refletir sobre os desafios enfrentados por esses profissionais e buscar maneiras de melhorar suas condições de trabalho, oferecendo o suporte necessário para o desempenho de suas funções.

A carreira policial observa uma rigorosa proteção, alcançada através de muito trabalho e dedicação. Por isto, a maioria dos estatutos policiais do Brasil prevê a promoção nas carreiras pelos critérios de antiguidade, que prestigia aqueles que estão a mais tempo no posto/função, e merecimento, reconhecendo àqueles que dispensam à polícia, qualidades além das que lhes são exigidas, através de aperfeiçoamento constante.

A promoção por merecimento é um estímulo para que o policial não estagne na presteza de suas atribuições, se acomodando, principalmente aos policiais mais modernos, em que a promoção por antiguidade seria quase que inalcançável.

Aferido predominantemente por critérios objetivos de produtividade, o merecimento visa o desenvolvimento das próprias instituições policiais, ao mesmo tempo em que leva a população a certeza de que o policial está dando o seu melhor na proteção dos cidadãos.

Parabéns a todos policiais e todas policiais!

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar