Início » Delegados iniciam processo para formar lista tríplice para diretor da PF

Delegados iniciam processo para formar lista tríplice para diretor da PF

por Editoria Delegados

O edital para os candidatos será aberto em breve pela ADPF

 

Delegados da Polícia Federal iniciaram o processo de formação de lista tríplice para o cargo de diretor da instituição que deverá ser enviada ao presidente em exercício, Michel Temer, em junho, caso a presidente afastada Dilma Rousseff não tenha voltado ao cargo.

 

O edital para os candidatos será aberto em breve pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), que organiza o processo seletivo. Os candidatos participarão de debates e de uma eleição no final de maio. Os três nomes mais votados formarão a lista tríplice.

 

“Nós entendemos que essa é a melhor forma de proteger a Polícia Federal e operações como a Lava Jato”, afirmou o presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral.

 

Desde 2001, o Ministério Público Federal realiza uma lista tríplice para o cargo de procurador-geral da República. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não aceitou os nomes da lista e reconduziu o procurador Geraldo Brindeiro, que ficou no cargo por oito anos.

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro chefe de Estado a nomear um integrante da lista, sempre escolhendo o mais votado. Dilma seguiu a mesma linha. Ela está fora da presidência enquanto o processo de impeachment dela acontece no Senado.

 

Sobral fez críticas ao atual diretor da PF, Leandro Daiello. “Existem críticas ao diretor-geral. A polícia encolheu muito nesses últimos anos. Há um entendimento de que não houve uma defesa institucional da forma que deveria ter sido feita. Acaba que é gestão mal avaliada”, diz. Daiello comandou a PF durante a maior operação da história do órgão, a Lava Jato.

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

você pode gostar