Início » Delegados devem recadastrar suas armas de fogo particulares no Sistema Nacional em até 60 dias, alerta Sindpesp

Delegados devem recadastrar suas armas de fogo particulares no Sistema Nacional em até 60 dias, alerta Sindpesp

por Editoria Delegados

Policiais da ativa e também os inativos precisam regularizar seus registros de armas de fogo junto à Polícia Federal (PF); nova norma do Ministério da Justiça vale para todos os proprietários de armas do País

 

Delegados da Polícia Civil de todo o Brasil, na ativa e inativos, têm até 60 dias para registrarem suas armas de fogo particulares junto à Polícia Federal (PF). O alerta é do Sindicato dos Delegados do Estado de São Paulo (Sindpesp). O prazo para o censo passou a contar a partir de ontem (1º/2). O recadastramento deve ser feito diretamente no Sistema Nacional de Armas (Sinarm), em respeito à portaria nº 299/2023, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que obriga todos os proprietários de armas do País, de uso permitido ou restrito, a prestarem tais informações:

“Muitos policiais, incluindo delegados, estavam com dúvida sobre este procedimento desde a edição do decreto nº 11.366/2023, em razão da previsão constante do artigo 2º. A portaria do Ministério da Justiça publicada nessa 4ª feira (1º/2) esclarece a questão. A nova norma vale para todas as armas particulares, inclusive as de policiais, mesmo àquelas que já foram registradas em outras plataformas, como o Sistema de Gerenciamento de Armas dos Militares, o Sigma, por exemplo, do Exército. Agora, a ideia é que todos os registros sejam transferidos para o Sistema Nacional de Armas, o Sinarm, da Polícia Federal”, detalha a presidente do Sindpesp, a delegada Jacqueline Valadares.


Quem não fizer o cadastramento pode sofrer uma série de sanções e punições, segundo alerta Jacqueline (imagem) incluindo a apreensão do armamento ou o enquadramento nas infrações penais de posse e de porte ilegal, passíveis de prisão em flagrante. O ideal, portanto, é não deixar para a última hora. As informações serão recebidas pela PF até 1º/3 (4ª feira):

“Importante destacar que a nova norma vale para todos os que têm armas particulares no Brasil, sem exceção, seja profissional da Segurança Pública, ativo ou inativo, ou o cidadão comum. O descumprimento quanto ao recadastramento poderá sujeitar o proprietário à apreensão do armamento, além de restar a possibilidade de responsabilização criminal, com o risco de prisão em flagrante delito”, complementa a presidente do Sindpesp.

Quem tem armas de uso permitido deve fazer o cadastro em sistema informatizado disponibilizado pela PF (link abaixo). É preciso informar a identificação da arma e do proprietário, com direito a nome completo, Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ), bem como o endereço de residência e do acervo.

Já para o armamento de uso restrito, além do cadastro on-line, a portaria do Ministério da Justiça determina que o proprietário se apresente nas Delegacias da PF, mediante prévio agendamento, para a comprovação do registro no Sigma. Colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) que têm armas de uso restrito precisam ainda emitir uma guia de tráfego, expedida pelo Comando do Exército, para também apresentá-las às Delegacias da PF.

A portaria do Ministério da Justiça expedida ontem faz parte da nova política nacional de armas do recém-empossado governo federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia estabelecido o recadastro do armamento de todos os brasileiros em decreto assinado um mês atrás, no dia de sua posse (1º/1).

Na nova portaria, a União também estabeleceu prazo de 60 dias àqueles que não desejarem mais portar armas. Estes, desde que com a autorização legítima de transporte, poderão entregá-las voluntariamente nos pontos de coleta da Campanha do Desarmamento:

“Não obstante todas as polêmicas que envolvem o tema, é necessário, neste momento, que todos os que têm armas no Brasil, policiais ou não, cumpram a lei e façam o recadastramento dentro do prazo previsto em decreto e portaria. Acima de tudo, deve-se prezar pela manutenção da ordem e pelo respeito à legislação, especialmente para que sejam evitadas consequências jurídicas na esfera criminal aos proprietários de armas de fogo”, finaliza Jacqueline.

O formulário para o registro on-line de armas de uso permitido está disponível em https://servicos.dpf.gov.br/sinarm-internet/faces/publico/confirmarAutenticidadeDocumento/confAutenticidade.seam

Para saber mais sobre a portaria do Ministério da Justiça, a íntegra pode ser consultada em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-mjsp-n-299-de-30-de-janeiro-de-2023-461473918?fbclid=PAAaZsZZ9WJc9ahOYIZ5ARnFCT78eF8yaFj3HCeamUB3FwRGbSnkUnUyw7dwo

Assessoria de Imprensa
Fiamini – Soluções Integradas em Comunicação – Sindpesp

 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar