Início » Delegados de Minas Gerais rejeitam proposta de lei orgânica da Polícia Civil

Delegados de Minas Gerais rejeitam proposta de lei orgânica da Polícia Civil

por Editoria Delegados
04jun13-delegados-minas.2

 

 

 

Mais de 200 Delegados de Polícia se reuniram em Assembleia da categoria promovida pelo SINDEPOMINAS e deliberaram por solicitar ao governo que retire o projeto de Lei Orgânica da Polícia Civil que está tramitando na ALMG. Caso o governo não atenda ao pleito, a categoria atuará junto à ALMG no sentido de orientar os deputados quanto às necessidades de alterações pontuais e aberrações jurídicas da proposta do executivo. No início da Assembleia, foi dado conhecimento sobre a tramitação da PEC 37/2011 e a aprovação recente do PLC 132/2012. Orientações estratégicas sobre as ações deliberadas serão encaminhadas por e-mail exclusivamente a todos os Delegados de Minas Gerais.

 

Entre os inúmeros pontos debatidos e discordantes com o Projeto de Lei do Governo estão:

 

Ausências de previsão expressa de várias prerrogativas do Delegado de Polícia, já reconhecidas nacionalmente; omissão na solução das discrepâncias remuneratórias internas existentes; falta de indenizações por plantões extraordinários e ampliação de competência; previsão de promoção nas últimas classes da carreira somente por merecimento e não por antiguidade; falta de clareza nas regras para criação do subsídio; estatuto disciplinar que não atende normas constitucionais; aumento apenas do quadro da carreira de delegados e não da instituição como um todo;

 

As demais deliberações foram:

 

1) O Delegado de Polícia não fará greve, porém não intervirá ou prejudicará manifestações das outras carreiras que porventura optarem por este meio de reivindicação.

 

 2) O Movimento da Estrita Legalidade e Humanização da Polícia Judiciária será retomado a partir de 1º de julho. O Movimento prevê a atuação do delegado de Polícia conforme determinações estritas contidas nas legislações penais e processuais vigentes.

 

 3) A categoria voltará a se reunir em Assembleia no dia 20 de agosto para avaliação do resultado das propostas do Movimento, ou antes, caso seja necessário.

 

Sindepol Minas

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar