Início » Delegado Rivaldo Barbosa é o novo Chefe da Polícia Civil do Rio

Delegado Rivaldo Barbosa é o novo Chefe da Polícia Civil do Rio

por Editoria Delegados

RJ: Ele era o diretor e foi subsecretário de Inteligência 

 

RIO – O secretário de Segurança do Rio, Richard Nunes, anunciou na tarde desta terça-feira o delegado Rivaldo Barbasa, atual diretor da Divisão de Homicídios, novo chefe da Polícia Civil do Rio. Também nesta terça, o secretário anunciou o coronel Laviano como o novo comandante da Polícia Militar.

O secretário Richard Nunes determinou que o novo chefe de Polícia Civil priorize a valorização profissional e forneça um diagnóstico para as condições necessárias de trabalho; incremente a integração entre as polícias e forças de segurança, além de fortalecer o Sistema Integrado de Metas.

Rivaldo foi subsecretário de Inteligência durante a gestão do ex-secretário de Segurança José Mariano Beltrame, justamente na época na implantação das Unidades da Polícia Pacificadora (UPPs), mas se tornou conhecido da população investigando homicídios.

Além da Divisão de Homicídios, Rivaldo Barbosa, quando do recebimento do Sistema Guardião, foi o responsável pelo desenvolvimento e execução do plano operacional de inteligência dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Entre inúmeros cursos e seminários, Rivaldo participou do Curso Superior de Inteligência Estratégica da Escola Superior de Guerra.

Obcecado por números, ele mesmo fazia as planilhas da delegacia. Exigente, cada um dos nove delegados da DH tinha como meta elucidar dez casos por mês. Em apenas um ano à frente da DH, o índice de elucidação de assassinatos passou de 2% para 20%.

Ele também já passou pelas fileiras das Forças Armadas. Foi militar da Aeronáutica por 15 anos, e boa parte deste tempo trabalhou fazendo previsões metereológicas. Entrou na reserva em 2002, logo após passar no concurso para delegado da Polícia Civil. Na instituição, ele chefiou a Coordenadoria de Informação e Inteligência Policiais (Cinpol), a Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (Polinter) e atualmente era o diretor da DH.

O Globo

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

você pode gostar