Início » Delegado Marcos Affonso é o novo secretário de segurança do MA

Delegado Marcos Affonso é o novo secretário de segurança do MA

por Editoria Delegados

Cerimônia de posse ocorreu na Secretaria Estadual de Segurança Pública

O novo secretário de Segurança Pública do Maranhão, Marcos Affonso Júnior, foi empossado na manhã desta terça-feira (13). Marcos Afonso era delegado-geral adjunto da Polícia Civil, e assume a pasta no lugar de Ricardo Murad, que continua a responder apenas pela Secretaria de Saúde do Estado.

 

Ricardo Murad passou pouco mais de um mês à frente da Segurança, em substituição a Aluísio Mendes. A cerimônia de posse ocorreu por volta das 8h30 na Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, na Vila Palmeira, em São Luís.

 

Marcos Affonso Júnior está há 16 anos como delegado de carreira da Polícia Civil do Maranhão. Com perfil operacional, ele assume a pasta afirmando que sua gestão será pautada na integração das forças policiais e num firme combate à violência. Antes, Marcos Affonso exercia a função de delegado-geral adjunto da Polícia Civil.

 

Uma das medidas anunciadas em seu discurso de posse será a reativação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que reúne polícias estaduais e federais, para traçar ações conjuntas de combate às facções criminosas. Qualificar os policiais civis e militares e do Corpo de Bombeiros e buscar maior valorização do servidor, também foram medidas anunciadas pelo novo secretário.

 

“Sei que a responsabilidade é grande, mas com a união das forças policiais e com a dedicação dos comandantes gerais e da delegada-geral de Polícia Civil e de todo o Sistema de Segurança, atuando conjuntamente, pretendemos gerar resultados positivos em prol da sociedade. Estaremos nos empenhando para dar prosseguimento a todos os projetos já encaminhados”, destacou Marcos Affonso.

 

O secretário afirmou que as polícias devem ampliar as operações de modo a inibir a violência e a criminalidade. “Vamos intensificar as ações e operações por todo o Estado e impulsionar a atuação dos organismos policiais. Estaremos atuando com foco no combate às facções criminosas, reduzir os homicídios e diminuir os assaltos que ocorrem em nossa cidade. Estaremos empenhados em dar mais tranquilidade a toda à população maranhense”, garantiu o novo titular da pasta de Segurança.

 

O secretário Ricardo Murad, que esteve no comandando da SSP durante 39 dias, reconheceu o empenho dos comandantes gerais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e dos funcionários da Secretaria de Segurança durante sua gestão. “É um fato histórico um delegado de carreira, com as qualificações de Afonso, assumir a Secretaria de Segurança. Representa uma conquista histórica para o sistema. Tenho certeza que ele fará um trabalho extremamente competente e profissional, que vai engrandecer os trabalhos da Segurança Pública e vai contribuir para a melhoria daquilo que a população precisa, que é segurança nas ruas e nas portas de suas casas. Quero agradecer o acolhimento dos profissionais da área e reafirmo que continuarei dando meu apoio como deputado e como gestor público”, assinalou.

 

Agenda de trabalho

 

Na manhã de quarta-feira (14), já está agendada uma reunião do secretário Marcos Affonso Junior com os chefes de setores administrativos da Secretaria de Segurança. Durante a semana ele se reunirá com gestores das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e do Detran, a fim de traças estratégias para atuação da SSP.

 

Também está marcada uma série de visitas institucionais ao Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícias Federal e Rodoviária Federal.

 

Perfil do novo secretário

 

O delegado Marcos Affonso é natural do Pará e tem 46 anos. Ele é graduado em Direito pela Universidade da Amazônia, especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Uninter e especialista em Gestão Integrada de Segurança Pública pela Unisul.

 

Ingressou na Polícia Civil do Maranhão em 1998. Comandou as investigações para apurar as mortes ocorridas nos presídios maranhenses. Durante quase duas décadas de serviços prestados à população maranhense o delegado participou da Comissão de Combate ao Crime Organizado, foi presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil por dois mandados. Ocupou a chefia das superintendências Estadual de Investigações Criminais, de Polícia Civil da Capital e do Interior, delegado regional de Açailândia, titular da Delegacia de Entorpecentes da Região Metropolitana, entre outras funções.

 

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

você pode gostar