Início » Delegada-geral da Polícia Civil de Minas é homenageada com a Medalha do Mérito do Ministério Público

Delegada-geral da Polícia Civil de Minas é homenageada com a Medalha do Mérito do Ministério Público

por Editoria Delegados

A primeira a receber a Medalha do Mérito foi a delegada-geral da PC (Superintendência de Investigação e Polícia Judiciária), Cláudia Perry

Ana Cláudia e Diana de Lima
A primeira a receber a Medalha do Mérito foi a delegada-geral da PC (Superintendência de Investigação e Polícia Judiciária), Cláudia Perry. 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), dentro da programação da Semana do MP*, homenageou nesta quarta-feira, 19, três personalidades que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à sociedade e à cultura jurídica, têm contribuído para o desenvolvimento do país e para a justiça social. A delegada-geral da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Ana Cláudia Oliveira Perry; a defensora pública Diana de Lima Prata Camargos; e a tenente-coronel da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues receberam a Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos.

Como medida de segurança em virtude da pandemia do novo coronavírus, as homenagens estão sendo realizadas individualmente no gabinete do procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet.

Para o procurador-geral de Justiça, “é uma satisfação para o MPMG homenagear uma mulher tão dedicada à Polícia Civil. Cláudia não é somente uma profissional de destaque, ela também é mãe e uma filha exemplar. Quando o nome dela foi levado à comissão da medalha, como uma possível homenageada, a aceitação foi unânime,” destacou.

Ainda segundo o Sérgio Tonet, “essa homenagem não é somente à Cláudia Perry, mas também nosso reconhecimento ao trabalho da Polícia Civil, que nos últimos anos estabeleceu uma parceria muito produtiva com o MPMG em diversas frentes”, ressaltou.

Cláudia Perry disse que ficou muito honrada com a homenagem. “É muito importante receber essa medalha do Ministério Público. O relacionamento com o MPMG tem sido muito produtivo, e a confiança é recíproca entre as instituições”, ressaltou a delegada.

Além de ser delegada-geral da PC, Cláudia Perry, que é formada em Direito, já exerceu as funções de coordenadora de Infrações e Controle do Condutor do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG); chefe de gabinete da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais; diretora-geral da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol) entre outras.

Diana de Lima Prata Camargos

A segunda homenageada desta quarta-feira 19, foi a defensora pública Diana de Lima, que é Bacharel em Direito pela Faculdade Milton Campos, pós-graduada em Direito Constitucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina, mestre em Direito Empresarial pela Faculdade Milton Campos.

“Diana é uma grande defensora pública e demonstra muito empenho no exercício das suas atribuições. A Defensoria Pública é mais uma instituição parceira do Ministério Público. Destaco os trabalhos da ex-defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, e do atual defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, com os quais trabalhamos nesses últimos quatro anos. Dessa forma, nada mais justo do que prestar essa homenagem a uma defensora pública que representa tão bem aquela instituição”, destacou Tonet.

A defensora pública afirmou que tem grande admiração pelo trabalho do MPMG e que estava muito honrada com a homenagem. “Esse reconhecimento pelo meu trabalho é, sem dúvida, muito motivador. Trabalhei durante seis anos junto à administração da Defensoria Pública de Minas Gerais e posso destacar essa simbiose entre as duas instituições”, ressaltou Diana.

O secretário-geral da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Gilberto Osório Resende e a procuradora de Justiça Cláudia Spranger e Silva Luiz Motta, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos e Apoio Comunitário participaram da cerimônia.

Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues

No período da tarde, a homenageada foi a tenente-coronel Cleide Barcelos, que comanda a 1ª Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica.


O procurador-geral destacou a dedicação da tenente-coronel, “sobretudo no enfrentamento à violência doméstica, área pela qual se dedica com muita competência. O Ministério Público, com a entrega da Medalha do Mérito, presta as devidas homenagens, não só a pessoa, mas também à profissional Cleide Barcelos pela honrosa carreira”, destacou Tonet.

Segundo a tenente-coronel, que está na Polícia Militar desde 2000, “é uma honra muito grande receber essa homenagem do Ministério Público de Minas Gerais. Não imaginava que receberia essa medalha. Quero agradecer não só ao procurador-geral de Justiça Sérgio Tonet, mas também aos membros do MP que atuam na defesa da mulher, que são parceiros da PMMG no enfrentamento à violência doméstica, especialmente a promotora de Justiça Patrícia Habkouk”.

O coronel Webster Wadin Passos, comandante do Policiamento de Belo Horizonte, que participou da cerimônia ressaltou o trabalho da tenente-coronel na PMMG e disse que o trabalho em conjunto em parceria tem gerado frutos. “A parceria faz toda a diferença. Desde 2017 os índices de criminalidade vêm caindo em virtude da atuação conjunta entre as instituições. A taxa de homicídios está próxima de dez para cada 100 mil habitantes, números que são referência para a Organização Mundial de Saúde”, ressaltou Webster.

O secretário-geral da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), promotor de Justiça Gilberto Osório Resende e o chefe de gabinete da PGJ, promotor de Justiça Carlos Henrique Torrês de Souza participaram da cerimônia.

Personalidades agraciadas com a Medalha do Mérito do MPMG 2020

Grande Colar
Agostinho Célio Andrade Patrus – Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Medalha de Honra
Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva – Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais
Luiz Tadeu Martins Leite – Deputado Estadual de Minas Gerais
Otto Alexandre Levy Reis – Secretário de Estado de Planejamento e Gestão
Rodrigo Sousa Rodrigues – coronel PM Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais
Sérgio Pessoa de Paula Castro – Advogado-Geral do Estado de Minas Gerais

Comenda
Aecom do Brasil – Vicente Mello, diretor-presidente
Ana Cláudia Oliveira Perry – Delegada de Polícia Civil de Minas Gerais
Arlélio de Carvalho Lage – procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Áurea Maria Brasil Santos Perez – Desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Cássio Antônio Ferreira Soares – Deputado Estadual de Minas Gerais
Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues – tenente-coronel da Polícia Militar de Minas Gerais
Diana de Lima Prata Camargos – Defensora Pública de Minas Gerais
Equipe da Pastoral do Povo da Rua – Claudenice Rodrigues Lopes, Irmã Maria
Cristina Bove Roletti, Roseni Terezinha Schmidth Ferraz Oliveira, Irmã Solange de Fátima Damião
Flodesmidt Riani – procurador de Justiça do MPMG aposentado
Germano Luiz Gomes Vieira – Secretário de Estado de Governo de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Igor Mascarenhas Eto – Secretário de Estado de Governo de Minas Gerais
Instituto dos Advogados de Minas Gerais – Felipe Martins Pinto, presidente
Isabela de Holanda Cavalcanti – procuradora-chefe da Procuradoria da República em Minas Gerais.
Jackson Machado Pinto – Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte
Laura Maria Machado Medioli – cronista
Luciana Paione de Carvalho – assistente social do Hospital Eduardo de Menezes
Luís Carlos Parreiras Abritta – advogado
Maria Luíza Pereira Rondas – servidora do MPMG (in memorian)
Titane (Ana Iris Teixeira Silveira) – cantora
Valéria Rita Moreira dos Santos – servidora do MPMG

 

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
E-mail: [email protected]

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

 

você pode gostar