Início » Delegacia Seccional de São João Joaquim da Barra realiza primeira audiência de custódia por videoconferência!

Delegacia Seccional de São João Joaquim da Barra realiza primeira audiência de custódia por videoconferência!

por Editoria Delegados

SP: avanço histórico para o serviço de polícia judiciária


Policiais civis da Delegacia Seccional de São Joaquim da Barra (Deinter 3 – Ribeirão Preto) realizaram, no dia 26 de abril, a primeira audiência de custódia por videoconferência do interior do Estado.

A audiência foi presidida pelo Juiz Corregedor da Comarca, Augusto Rachid Reis Bittencourt Silva. As instalações e equipamentos disponibilizados pela Polícia Civil na Central de Polícia Judiciária, onde está a instalada a Cadeia Pública que funciona como Unidade de trânsito para aquela região administrativa permitiram realizar com sucesso a audiência virtual, assegurando privacidade ao preso, bem como monitoramento total da audiência, seguindo as diretrizes do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

O Conselho Nacional de Justiça, em razão da pandemia de Covid-19, em 24 de novembro de 2020, editou uma resolução em que autoriza a realização de audiência de custódia por videoconferência.

De acordo com o Delegado de Polícia Seccional de São Joaquim da Barra, Dr. Sebastião Vicente Picinato, “as audiências de custódia foram inauguradas em 2015 e na prática consistem em apresentar a pessoa presa ao Juiz, para que ela possa ser ouvida, bem como o Ministério Público e advogado, consoante previsão em pactos e tratados, como o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e a Convenção Americana de Direitos Humanos.
É uma audiência que o juiz avalia a necessidade do encarceramento da pessoa presa.

Foi também uma forma de enfrentar a lentidão do Sistema de Justiça Criminal, em razão do volume de serviço e dos excessos de prazos, buscando cumprir o que preceitua o artigo 5o, LXXXVIII da CF/88.

A Polícia Civil, responsável pela escolta de apresentação preso, enfrentava vários transtornos em decorrência da falta de uniformização de horários, o que comprometia a atividade investigativa, pois a equipe ficava empenhada praticamente meio expediente.

Apesar da legislação brasileira permitir a realização de audiências remotas por videoconferência, não há um consenso sobre o tema, todavia com a pandemia de Covid 19, o judiciário brasileiro passou a permitir sua realização, desdeque observadas algumas regras, tendo sido editada a Resolução CNJ 329/2020.

Por seu turno a hierarquia superior recomendou que fossem adotadas providências para a implantação das audiências, visando melhorar a eficiência das atividades”, explicou Dr. Picinato, lembrando que, na grande São Paulo, Guarulhos foi a pioneira a realizar audiências de forma remota.

Dr. Picinato destacou que manteve contato com o delegado Dr. Sidney Muniz dos Santos, do 1o DP de Guarulhos e Coordenador do Projeto Piloto naquela região, o qual passou informações importantes para a montagem da sala de videoconferência em São Joaquim da Barra. E o Seccional destacou também a postura proativa do Juiz Corregedor da Comarca, Dr. Augusto Rachid Reis Bittencourt Silva, que desde o início encampou a ideia e obteve perante a Corregedoria Geral de Justiça de São Paulo a autorização para realizar duas audiências reais a título de teste.

Para viabilizar a audiência de custódia por meio de videoconferência, a Delegacia Seccional de São Joaquim da Barra, através de sua Unidade de Gestão e Execução, conseguiu agilizar todo o prepar e do êxito da audiência. Desta forma, segundo o Dr. Picinato, “houve a possibilidade de redução do efetivo para o ato, sem comprometer a segurança carcerária. No modelo anterior presencial, o número de policiais variava em razão da quantidade de presos e gradação de risco, sendo recomendado no mínimo três policiais por preso, o que muitas vezes não é possível cumprir.”

Dr. Picinato destacou também a importância deste trabalho para evitar ainda mais a propagação do novo coronavírus.

“O distanciamento social e as medidas sanitárias protetivas é o que temos para agora enquanto se aguarda vacinação de toda a população. No caso das audiências remotas, minimizamos os riscos de contaminação dos nossos policiais, já que em momento algum da pandemia a Polícia Civil interrompeu os importantes serviços à população”, explicou.

Na tarde de hoje 04/0502021 o Seccional foi informado pelo Juiz Corregedor que a Corregedoria Geral do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), nos Autos no 2021/00041000 facultou aos magistrados da Comarca de São Joaquim da Barra a realização das videoconferências, tendo proferido a seguinte decisão: “Ciente das informações, de acordo com a realização das audiências reais, visando o aprimoramento, enquanto vigorar a Resolução CNJ no 329/20. Comunique-se ao MM. Juiz.”

Desta forma, o Seccional pretende expandir para as demais cidades que integram a área da atuação da Seccional, como Ipuã, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia e Plantões Judiciários da CJ de Batatais e de Ituverava.
O delegado acredita que, em razão da eficácia da medida, as videoconferências podem ser mantidas por não haver prejuízo processual, sendo assegurado aos acusados o direito a ampla defesa e contraditório, até porque tais audiências, segundo decisão do Ministro Edson Fachin do STF (RCL 29303) passaram a ser obrigatórias não apenas para os casos de prisão em flagrante, mas em todas modalidades de prisão (regime aberto, semiaberto, fechado, prisão temporária, preventiva e prisão cível), situação em que a Polícia Civil necessitará de ampliar seu efetivo para atender a demanda, sob pena de comprometer a atividade fim, que é a investigação policial.

“A primeira audiência no interior do Estado de São Paulo ocorreu no dia 26/04/2021 e destacamos que foi um sucesso, pois além da preservar a função garantidora inerente à Polícia Civil, passamos a utilizar menor efetivo, reduzindo o risco de exposição dos nossos valorosos policiais civis a contaminação, maior economicidade em relação à logística de transportes e solucionamos a questão do fornecimento de alimentação de presos em trânsito para as audiências de custódia, até então reclamada pela Defensoria Pública”, concluiu Dr. Picinato.

Sindpesp

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

 

você pode gostar