Início » Decisão Inédita do TJSP impede usurpação das funções da Polícia Civil pela Polícia Militar!

Decisão Inédita do TJSP impede usurpação das funções da Polícia Civil pela Polícia Militar!

por Editoria Delegados

SP: SINDPESP obteve mais uma vitória!

Raquel Gallinati, Presidente do SINDPESP. Rol dos Melhores Delegados de Polícia, Categoria Gestão, Censo 2019. Com grande pontuação para 2020.

O Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude da Comarca de São José do Rio Preto, contrariando manifestação do Ministério Público, manteve decisão que autorizou a Polícia Militar a elaborar Boletim de Ocorrência, envolvendo adolescentes daquela Comarca, encontrados na prática de atos infracionais em situação flagrancial, e enviar o referido documento diretamente ao Juízo da Infância e Juventude dessa Comarca, sem conduzi-los à Polícia Civil, confira o documento.

A mencionada decisão violou a atribuição do Delegado de Polícia de exercer o juízo de valor, quanto à gravidade do ato infracional e sua repercussão social, para decidir se o adolescente será apreendido ou liberado aos pais.
O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – SINDPESP, na defesa dos direitos e interesses dos Delegados de Polícia paulistas, propôs Pedido de Reconsideração, em caráter de urgência, da questionada decisão, confira o documento.

Ocorre que a 18ª Promotora de Justiça da Comarca de São José do Rio Preto, inconformada com a decisão do Juiz, que autorizou a elaboração de Boletim de Ocorrência de ato infracional pela Polícia Militar, ajuizou Agravo de Instrumento, com pedido de liminar de efeito suspensivo, confira o documento.

O pedido de liminar de efeito suspensivo teve como objetivo a revogação da decisão impugnada, determinando o cumprimento do art. 172, do Estatuto da Criança e do Adolescente, isto é, o encaminhamento, pela Polícia Militar, dos adolescentes apreendidos em razão da prática de ato infracional à Delegacia de Polícia Civil.

No referido Agravo de Instrumento, a ilustre representante do Ministério Público aduz que a decisão do Magistrado da Comarca de São José do Rio Preto invadiu as atribuições constitucionais dos Delegados de Polícia.
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em decisão inédita, deferiu o pedido de liminar de efeito suspensivo formulado no referido Agravo de Instrumento.

A Desembargadora Relatora Dra. Lídia Conceição, em brilhante decisão, afirmou:

“A leitura dos artigos supracitados, paralelamente ao art. 144 da Constituição Federal, evidencia que a opção Legislativa foi atribuir à Polícia Civil o encargo de receber adolescentes apreendidos em flagrante pela prática de ato infracional. Assim, incumbiu aos “delegados de polícia de carreira” (art. 144, §4º, CF) a discricionariedade de avaliar juridicamente a gravidade do ato infracional, a conveniência de lavrar auto de apreensão ou substituí-lo por boletim de ocorrência circunstanciado e, inclusive, deliberar pela liberação imediata do jovem ou por seu encaminhamento ao Ministério Público (art. 174, ECA).”

E, mais adiante, a Magistrada ressalta:

“Tais incumbências, por serem próprias da polícia judiciária, tocam à Polícia Civil não por conveniência, mas por determinação constitucional.”

….

Finalmente, a nobre Julgadora arremata:

“Entretanto, ao passo que a disciplina constitucional e infraconstitucional das atribuições da polícia judiciária é clara, conclui-se que a autorização de fls. 63/67 suprimiu incumbências da autoridade policial a ela atribuídas por força de lei, fato que poderá vir em prejuízo do adolescente em conflito com a lei seja na aferição das suas condições, no momento da sua apreensão, seja no que tange aos trâmites necessários a viabilização do procedimento de apuração de ato infracional no que tange a diversas condutas em que imprescindível a elaboração de autos próprios, pericias e exames.”

….

Ressalte-se a importância desta decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo no sentido de consolidar entendimento que o exercício de atividade de Polícia Judiciária pela Polícia Militar constitui crime de usurpação de função pública.

Baixe os documentos:

Portal do SINDPESP

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

você pode gostar