Início » Candidatos ao cargo de delegado da Polícia Civil de Goiás fazem prova pela 2º vez

Candidatos ao cargo de delegado da Polícia Civil de Goiás fazem prova pela 2º vez

por Editoria Delegados

 

 

Candidatos a delegado da Polícia Civil de Goiás fazem a primeira etapa do concurso público para o cargo, neste domingo (21). Essa é a segunda vez que eles fazem a prova objetiva. A primeira foi aplicada no dia 24 de fevereiro e cancelada um dia depois devido à suspeita de fraude no gabarito. A denúncia foi feita por concorrentes ao cargo de delegado.

 

Mais de 15.500 pessoas devem fazer a prova, que será aplicada em Goiânia. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. Os classificados nesta fase têm que passar por outras sete etapas: prova discursiva, avaliação médica, exame psicotécnico, avaliações de aptidão física, avaliação da vida pregressa e investigação social, avaliação de títulos e curso de formação profissional.

 

Com oferta de 109 vagas e salário de R$ 9.205,56, a seleção teve concorrência de quase 150 candidatos por vaga. A maioria dos concorrentes, segundo a UEG, é de Goiás (6.148). Distrito Federal  tem o segundo maior número de candidatos (2.638), seguido de Minas Gerais (1.332) e São Paulo (1.050).

 

Suspeita de fraude

Inscritos no concurso para delegado da Polícia Civil denunciaram, logo após a divulgação do gabarito da primeira fase, a repetição de sequências idênticas a dos gabaritos dos outros concursos da Segurança Pública de Goiás. A suspeita de fraude levou a anulação das provas que já tinham sido feitas e a de agente, que ainda seria realizada.

 

Ao todo, foram anulados sete concurso públicos do estado. São eles o de agente, escrivão e delegado substituto de Polícia Cívil; oficial combatente-cadete PM, oficial de saúde – 2º tenente, soldado 3ª classe e soldado músico da PM; pesquisador do Instituto Mauro Borges e cargos técnicos e administrativos da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.

 

Em consequência, a UEG trocou a direção do Núcleo de Seleção e definiu um calendário para as novas provas. Com base nas denúncias, o Ministério Público de Goiás pediu o afastamento da instituição da elaboração dos concursos do estado. No entanto, o Tribunal de Justiça decidiu manter a UEG à frente dos certames.

 

Lista de aprovados

A polêmica envolvendo os concursos organizados pela UEG aumentou ainda mais no último sábado (20). A universidade cancelou a primeira lista de selecionados para a etapa seguinte dos concursos para agente e escrivão da Polícia Civil.

Em relação à seleção para agente, o Núcleo de Seleção divulgou uma nova lista e informou que a alteração se deu por mudanças no gabarito oficial da prova A. “A retificação deveu-se à interposição de recursos manifestados pelos candidatos”, diz a nota.

 

No caso do concurso para escrivão, o resultado publicado no dia 17 de abril está suspenso. Houve destituição da banca que elaborou as questões de direito penal e, de acordo com o comunicado, uma nova banca foi formada para avaliar oito questões do tema. Após a nova correção, outra lista de selecionados deverá ser divulgada. A prova para escrivão vinha sendo alvo de reclamações e recursos dos candidatos.

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar