Início » Arquivamento de inquérito de crime de ação penal pública incondicionada independente da vontade da vítima

Arquivamento de inquérito de crime de ação penal pública incondicionada independente da vontade da vítima

por Editoria Delegados

 

O processamento de uma conduta criminosa perante a justiça pode se dar por diferentes tipos de ação penal, que são mecanismos através dos quais o Estado exerce o direito de punir (jus puniendi) os autores de infrações penais.

 O processamento de uma conduta criminosa perante a justiça pode se dar por diferentes tipos de ação penal, que são mecanismos através dos quais o Estado exerce o direito de punir (jus puniendi) os autores de infrações penais. Entre os tipos existentes, destaca-se a ação penal pública, subdividida em incondicionada e condicionada. A ação penal pública incondicionada, regida principalmente pelo princípio da obrigatoriedade, não exige qualquer manifestação de vontade da vítima ou de terceiros para que o delegado de polícia inicie uma investigação e o Ministério Público promova a persecução penal. Isso significa que, uma vez ciente da ocorrência de um crime de ação penal pública incondicionada, o delegado de polícia e o Ministério Público têm, em regra, o dever de agir, promovendo a investigação e a ação penal.

O papel do delegado de polícia nesse contexto é fundamental. Como autoridade policial, o delegado conduz as investigações preliminares para apurar a materialidade e a autoria do delito. Por meio do inquérito policial, o delegado reúne as provas necessárias e encaminha-as ao Poder Judiciário que, por sua vez analisa o inquérito e distribui para o Ministério Público, órgão responsável por decidir sobre a continuidade da ação penal. A atuação do delegado, portanto, é a peça inicial no tabuleiro da justiça penal, garantindo que as evidências sejam coletadas e preservadas de forma imparcial e técnica, permitindo uma análise adequada pelo promotor de justiça.

A importância da ação penal pública incondicionada reside na sua capacidade de assegurar a persecução penal independentemente do interesse ou vontade da vítima ou de terceiros, o que é crucial em casos onde o bem jurídico tutelado transcende os interesses individuais, afetando a sociedade como um todo. Crimes como homicídio, estupro de vulnerável e latrocínio, por exemplo, são processados mediante ação penal pública incondicionada, refletindo a gravidade dessas condutas e o interesse público em sua repressão.

(CONTINUA…)

 


... Quer ver a matéria completa? Faça seu LOGIN no portal e ACESSE AQUI ou visite a seção EXCLUSIVO! Ainda não é assinante? Clique AQUI e Assine já! 



 


você pode gostar