Início » ADPF questiona ação do MP para impedir Delegado de propor colaboração premiada

ADPF questiona ação do MP para impedir Delegado de propor colaboração premiada

por Editoria Delegados

Associação ingressou na Justiça contra a ADI 5.508, ajuizada por Janot

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 5.508, ajuizada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que visa retirar da figura do Delegado de polícia a responsabilidade por propor acordo de colaboração premiada.

Enviada à Justiça em 26 de agosto deste ano, a petição propõe que a associação atue na ação como Amicus Curiae, termo em latim que significa “amigo da Corte”. Assim, a ADPF pode participar do processo para fornecer subsídios instrutórios à solução de causa, sem, no entanto, se tornar parte no processo.

A advogada do escritório Torreão Braz, Déborah de Andrade Cunha, que presta assessoria jurídica a ADPF, explica que a possibilidade de o Delegado propor acordo colaboração premiada é fundamental para o processo de investigação da polícia.

“A colaboração premiada constitui instrumento jurídico relevante à investigação criminal. Desmunir o Delegado de Polícia Federal de participar efetivamente de tal mecanismo significaria, por via transversa, destituí-lo de seu papel central na condução do inquérito”, afirma a advogada.

Déborah acrescenta que a colaboração premiada “constitui instrumento de manifesta eficácia no combate à criminalidade, e não há melhor agente público do que o Delegado de Polícia Federal para cumprir tal desiderato, que, com capacidade, formação técnica e treinamento apropriados, tem contato imediato com as especificidades da hipótese concreta em apuração”, complementa.

Após o encaminhamento da petição, a ADPF agora aguarda que o relator do processo admita a participação da associação na qualidade de Amicus Curiae. Se aprovada, a participação da associação é irrevogável.

 

Portal da ADPF

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar