Início » 61% das cidades tocantinenses não têm delegados!

61% das cidades tocantinenses não têm delegados!

por Editoria Delegados

TO: Descaso com a segurança pública e a sociedade

Um levantamento mostrou que 61,67% das cidades tocantinenses não possuem delegados de polícia. Conforme a pesquisa, em 66,67% das cidades, o efetivo policial do município é pequeno, já em 18,33% é médio e em 13,33% não há efetivo de polícia.

 

O levantamento foi realizado pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e Instituto de Pesquisas, Propaganda e Projetos Econômicos e Sociais (Ipepe). Foram entrevistados 60 prefeitos tocantinenses, em todas as microrregiões do Estado, entre os meses de janeiro.

 

Já com relação as delegacias que estão funcionando os números também não são favoráveis. Somente 3,33% são consideradas muito seguras. As demais foram classificadas como: seguras 21,67%, mais ou menos seguras 28,33% e 13,33% inseguras. Outros 20% não opinaram ou não souberam opinar.

 

Destas, em cerca de 35% da cidades as delegacias funcionam em prédios alugados e 10% funcionam em prédios cedidos. Já com relação ao estado de funcionamento das viaturas, 40% não estão em bom estado e 30% estão em bom estado. A pesquisa inda mostrou que em 6,67% dos municípios algumas viaturas estão em bom estado. Entretanto, 18,33% declararam que em seus municípios não tem viaturas policiais.

 

Ação municipal

 

Além disso, a pesquisa apontou que muitas a gestões municipais contribuem para haja segurança nas cidades, cuja a responsabilidade é do Estado. Os gestores de 36,67% ajudam com combustível, 11,67% com a alimentação dos presos, 25% com aluguel do prédio da delegacia, 28,33% com pagamento de funcionários e 31,67% com material de expediente e limpeza.

 

SSP

 

O Jornal do Tocantins procurou a Secretaria de Segurança Pública (SSP), órgão do governo responsável pela Polícia Civil, mas não obteve resposta até o fechamento dessa matéria.

 

No início desse ano o JTo, já havia mostrado que mesmo o governo estando ciente desse déficit de servidores ainda não havia previsão de solução para o problema. Desde dezembro de 2014, um concurso realizado para preenchimento das Polícia Civil não teve andamento. O concurso previa 397 vagas e mais 118 para cadastro reserva, inclusive vagas para delegado.

 

Na época a (SSP) informou que tinha interesse no andamento do concurso. Segundo o órgão um recurso de R$ 4.500.000, para a conclusão do certame, realização do curso de formação, nomeação e posse dos aprovados estava incluído no orçamento desse ano.

 

Sobral 24 horas

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

você pode gostar