Unimar realiza pesquisa inédita de testagem de Covid-19 com Policiais Federais

Programa de Mestrado Interdisciplinar em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação da Universidade de Marília O Programa de Mestrado Interdisciplinar em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação da Universidade de Marília (Unimar), realiza em parceria com o Hospital Beneficente Unimar (HBU), o Laboratório São Francisco de Marília e a Polícia Federal de Marília pesquisa inédita […]

Por Editoria Delegados

Programa de Mestrado Interdisciplinar em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação da Universidade de Marília


O Programa de Mestrado Interdisciplinar em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação da Universidade de Marília (Unimar), realiza em parceria com o Hospital Beneficente Unimar (HBU), o Laboratório São Francisco de Marília e a Polícia Federal de Marília pesquisa inédita de testagem em grande escala de profissionais que atuam na segurança pública. O projeto chamado “Covid-19 e a Atividade Policial Federal na Região de Marília” é inédito no Brasil.

De acordo com o docente e Procurador da República, Jefferson Aparecido Dias, o estudo tem como objetivo verificar se está adequada a testagem apenas em policiais sintomáticos, o que vem sendo realizado desde o início da pandemia no país.

“O objetivo é fazer uma testagem em massa com todos que trabalham na Delegacia de Polícia Federal da região de Marília para avaliar se a política pública adotada atualmente de apenas testar aqueles sintomáticos é adequada ou não. Em razão disso, foi elaborado este projeto, que está inserido dentro de nosso Programa de Mestrado Interdisciplinar da Área da Saúde. Em uma pesquisa que fizemos, encontramos apenas três estudos no mundo que tratam de COVID e forças policiais. Então, em razão disso, foi aprovado esta pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa da Unimar e esperamos que em breve tenhamos bons resultados”, explica.

O projeto está sendo desenvolvido por um grupo de pesquisadores, são eles: o Coordenador do Programa de Mestrado Interdisciplinar na Área da Saúde, Dr. Rogério Leone Buchaim; os docentes, Dr. Jefferson Aparecido Dias, Dr. Eduardo Federighi Baisi Chagas, Dra. Cláudia Rucco Penteado Detregiachi, Dr. Carlos Francisco Bitencourt Jorge; a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Dra. Tereza Lais Menegucci Zutin e os mestrandos, Elídia Fabiana de Souza Xavier, Piero Biteli e Claudemir Gregório Mendes.


Ainda, segundo Dr. Jefferson, a integração do acadêmico com os desafios do cotidiano contribui para o seu desenvolvimento. “A Covid-19 nos trouxe muitos desafios, claro, algumas restrições em relação à academia, em especial nas atividades presenciais de ensinar e aprender, mas também nos trouxe oportunidades para que nossos alunos e professores tivessem contato com uma nova realidade, que permite que nos preparemos melhor para o futuro. Este desafio de hoje nos deixa mais fortes para os desafios do futuro e temos que aproveitar que a Universidade de Marília é uma instituição vocacionada à pesquisa e à extensão para fazer esta devolutiva para a sociedade”, finaliza.

Mais de 50 pessoas, entre policiais federais e colaboradores, participaram da pesquisa. A equipe realizou a medição da temperatura corporal, pressão arterial, saturação de oxigênio e coletou exames sorológicos para anticorpos totais. Além disso, cada voluntário respondeu a um questionário informando dados pessoais e se pertencem aos grupos de risco.

Segundo o Delegado da Polícia Federal, José Navas Júnior, todos os colaboradores da regional Marília participaram da pesquisa, por entender a importância dela para sociedade.

“Nossa equipe é formada por policiais federais, estagiários, setor administrativo e auxiliares de manutenção. Tivemos bastante tranquilidade no processo, porque nós não havíamos sido testados ainda e a Polícia Federal continua trabalhando normalmente. Apesar das restrições que foram colocadas para atendimento, nós temos muitas exceções que acabam sendo abarcadas todos os dias. Temos atendimentos a estrangeiros, emissão de passaportes, realização de operações policiais que não foram interrompidas e o apoio a outras unidades. Essas mais de 50 pessoas continuaram trabalhando, por isso a importância desta iniciativa em que todos nós seremos finalmente testados”, conta.

Ainda segundo Dr. Navas, o estudo realizado pela Unimar deveria ser multiplicado pela sua grandeza em levantar dados tão fundamentais diante da pandemia. “É uma iniciativa que deveria ser espalhada, replicada e multiplicada em todo o país. Não tenha dúvida, a Polícia Federal se sente feliz institucionalmente em poder participar. Todas as forças públicas de segurança deveriam ter a mesma oportunidade dentro de suas áreas, porque o resultado obtido aqui é uma amostra do que temos hoje na sociedade”, complementa.

Da Redação

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

Veja mais

Fachin suspende decisões de Mendonça e Dino sobre direção da PF

Fachin suspende decisão de Mendonça que afastou Andrei Rodrigues da PF e decisão de Dino que reintegrou diretor

Salário de agente, escrivão e investigador não pode ficar vinculado ao de delegado, decide STF

Supremo invalida vinculação da remuneração de policiais civis à de delegados de Polícia Civil

Dino determina reintegração de diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues

Flávio Dino reverte afastamento de cúpula da PF, critica 'decisão em causa própria' e aponta risco a investigações do caso 'Dark Horse'

Fenadepol e ADPF divulgam notas de repúdio após afastamento de dirigentes da Polícia Federal

Entidades Federais defenderam a preservação das prerrogativas institucionais do órgão

11 Diretores da Polícia Federal apoiam Andrei Rodrigues e entregam cargos

O pedido de vista não derruba a liminar de André Mendonça, que continua valendo. Com o afastamento de Andrei, o diretor-executivo da PF, William Murad, deve ficar interinamente na chefia

Advogado é preso após filmar pernas de guarda municipal em supermercado

(PI) Um advogado foi preso sob suspeita de importunação sexual. O homem teria filmado, com um telefone celular, as pernas de uma guarda municipal no supermercado Pão de Açúcar, na

Ministro André Mendonça afasta Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal

Ministro do STF diz que 'há mais de 30 dias tem sido monitorado pela Polícia Federal' e submete decisão para análise da Segunda Turma
Veja mais

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Piauí completa quatro meses consecutivos sem registros de latrocínio

02SET26 -
(PI) Dados da Segurança Pública apontam redução contínua nos últimos três anos

Aviator online: como a regulação brasileira enquadrou os crash games e o que isso muda para o jogador

01SET26 -
Em 2026, com mais de 25 mil URLs de plataformas bloqueadas pelo SPA e 550 contas bancárias encerradas, o mercado regulado tem ferramentas reais para fazer cumprir essas garantias, e

Promotor de justiça abandona apurações de concursos por temer pistolagem, CV e PCC

Promotor Coaracy (direita) é um nome conhecido no estado porque foi procurador-Geral de Justiça de Alagoas
(AL) Titular da 17ª Promotoria de Justiça da Capital/Fazenda Pública Estadual, Coaracy é um nome conhecido no estado porque foi Procurador-Geral de Justiça de Alagoas entre 2005 e 2008.

Designer cria camisa capaz de ‘esconder’ pessoas de câmeras de vigilância com IA

Designer Simon Weckert criou camisa capaz de esconder pessoas de câmeras de vigilância com IA
'Camisa havaiana mais feia já vista no planeta' de Simon Weckert impede que tecnologia identifique o usuário como um 'ser humano padrão'

Ministério Público de SC arquiva caso de policial que matou detenta dentro de viatura para salvar colega enforcada

MP POST270826 -
(SC) Investigação e perícia concluíram que agente disparou contra presa em legítima defesa para salvar motorista que estava sendo sufocada com algemas.

“Mãe te avisou”: mulher lamenta morte de filho após roubar delegado

(SP) Nas redes sociais, a mãe do jovem diz que sempre batalhou e ensinou os caminhos certos, mas acabou perdendo o filho para a ostentação
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.