‘Tenho que acabar com meu pai’, diz em WhatsApp filha que tramou morte

SP: Investigação concluiu que irmãs encomendaram assassinato A Polícia Civil de Mogi das Cruzes, em São Paulo, divulgou trechos de conversas de WhatsApp de uma jovem de 19 anos que confessou ter encomendado a morte do próprio pai, em dezembro de 2014, quando tinha 17 anos. “Tenho que acabar com meu pai”, disse a […]

Por Editoria Delegados

SP: Investigação concluiu que irmãs encomendaram assassinato

 

A Polícia Civil de Mogi das Cruzes, em São Paulo, divulgou trechos de conversas de WhatsApp de uma jovem de 19 anos que confessou ter encomendado a morte do próprio pai, em dezembro de 2014, quando tinha 17 anos. “Tenho que acabar com meu pai”, disse a jovem em mensagem enviada ao namorado.

Valdir de Oliveira Miranda, de 59 anos, foi assassinado a facadas em Suzano quando guardava o carro na garagem. Menor de idade na época do crime, a jovem foi apreendida pela polícia nesta quinta-feira (9), com a conclusão da investigação. Sua irmã mais velha, apesar de negar participação no crime, foi presa por homicídio.

 

Segundo a polícia, após dizer ao namorado “tenho que acabar com meu pai”, a jovem enviou uma nova mensagem: “me ajuda pelo amor de Deus”.

Em seguida, o namorado perguntou se o pai da jovem já tinha chegado em casa e disse que iria ao encontro dela.

As mensagens foram anexadas ao processo de investigação, conduzido pelo delegado Rubens José Ângelo, do Setor de Homicídios. A polícia concluiu que, além da jovem, hoje com 19 anos, a irmã mais velha, Sabrina de Jesus Miranda, que na época do crime tinha 28 anos, também teve envolvimento no mando da morte do pai.

Os dois adolescentes identificados como executores de Valdir estão aprendidos desde a época do crime. A vítima foi executada com golpes de faca na região do pescoço ao estacionar o carro na garagem de casa.

Além do namorado da jovem que enviou a mensagem, um amigo de sua irmã mais velha é o outro adolescente suspeito do crime e apreendido desde 2014 pelo homicídio.

 

Valdir de Oliveira Miranda foi achado morto dentro do carro na garagem de casa, em Suzano (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

 

Depoimento

Segundo a polícia, a caçula assumiu nesta quinta a autoria do pedido de execução do pai e disse que a irmã mais velha não sabia de nada. A jovem contou ainda que acreditava que ficaria impune pelo crime. “Eu tive a ideia. Minha irmã não sabia de nada. Eu achei que ficaria impune. Estava acreditando nisso até hoje. Foi desesperador ver a polícia na minha casa”.

Ela contou também que o pai não sabia de seu relacionamento e afirmou que o namorado era usuário de entorpecentes. “Eu falei para o meu namorado o que queria fazer e ele falou ‘tudo bem’. Meu pai não sabia do meu namoro e se soubesse, que pai aceitaria a filha namorando um usuário de drogas?”.

 

Segundo a investigação, os menores que executaram Valdir usaram o carro se sua filha mais velha noite do crime. A filha caçula disse que pegou o carro escondido da irmã. “Eu peguei o carro, eu sabia onde ficavam as coisas. Eu sabia onde ela guardava a chave reserva do carro”, disse a jovem, segundo as autoridades.

Sabrina de Jesus Miranda planejou a morte do pai, em Suzano, diz polícia (Foto: Reprodução/TV Diário)

 

A polícia discorda desta versão. Segundo o delegado do Rubens José Ângelo, as duas planejaram o crime, mas a mais velha, Sabrina, esteve especialmente envolvida.

“Foi ela que cedeu as chaves do carro para que os menores fossem executar o pai. A Sabrina teve a ideia e instigou os menores à prática do crime. Pelo conjunto de provas, o que se conclui é que as duas irmãs são culpadas”, afirmou o delegado.
‘Comportamento agressivo’

Sabrina alega que na noite do crime estava dormindo quando foi avisada da morte do pai. “Eu tinha chegado de Campinas, onde fui visitar alguns parentes. Cheguei muito tarde de viagem. Quando eu fui informada do que tinha acontecido já estava deitada. Falaram que meu pai tinha sido morto. Eu pensei que tivesse sido um assalto.”

 

Ela afirmou que mantinha um bom relacionamento com o pai, mas que ele apresentava comportamento agressivo.

 

Questionada sobre a premeditação do crime, Sabrina disse que não planejou, mas que já tinha pensado em matar o pai. “No desespero, lógico, que passa às vezes a gente tentar achar uma saída. Eu jamais mandaria matar. Eu não estava na morte do meu pai”.

Segundo ela, o adolescente que ajudou o namorado da irmã caçula na execução de Valdir tinha acesso à casa da família. “Ele era primo do meu namorado, que é meu marido hoje. Ele frequentava a casa e tinha amizade”.

 

Sabrina disse ainda que perdoa a irmã caçula. “É ruim. Só quem passou o que a gente passou sabe. Eu perdoo a minha irmã de todo o meu coração”.

  

Segundo a polícia, Sabrina de Jesus Miranda vai responder por homicídio e já foi encaminhada para a Cadeia Feminina, em Poá. A irmã caçula, após o término da audiência de custódia, foi apreendida e encaminhada para a Fundação Casa.

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

 

Veja mais

Delegado Tales Gomes é atacado por pitbull e esposa é assaltada em Teresina; dois bandidos são presos

(PI) Investigações resultaram na prisão de criminosos. Pitbull estava escondido atrás de uma porta do alvo do mandado

Marco da Inteligência expõe racha entre PF e Abin

Projeto pode violar direitos fundamentais e ter conflitos de competências entre os órgão

Eleições sob domínio? O crime organizado e os riscos à integridade eleitoral em 2026

Por Murillo Ribeiro de Lima

Eduardo Quadrotti é aprovado, pela 2ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Leonardo Alves entra para a Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Polícia Civil do Piauí prende condenado por tentativa de homicídio ocorrida em SP

(PI) A prisão decorre de uma sentença condenatória a 14 anos e 6 meses de reclusão pelo crime de tentativa de homicídio contra duas mulheres, praticado no ano de 2002,

Justiça do Piauí condena jornalista Silas Freire a indenizar delegado-geral Luccy Keiko

(PI) O condenado Silas Freire foi citado e intimado pessoalmente, mas, segundo a sentença, não apresentou contestação e não compareceu à audiência de conciliação, instrução e julgamento
Veja mais

Não existe rampa de acesso para autistas. Existem autistas

10AGO26 -(3)
Carta aberta aos novos colegas com TEA - Por Franco Perazzoni

Comercialização, aquisição e posse de aerossóis para legítima defesa de mulheres contra agressões físicas e/ou sexuais – Lei 15.474

09AGO26 -
Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Jonas Tomazi é aprovado, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Promotora encontra delegacia com estrutura precária, equipe reduzida e investigações prejudicas em Maceió

07AGO26 -
(AL) “São condições que prejudicam os resultados que a sociedade espera da Polícia Judiciária, que é a investigação e solução de crimes”, destacou a promotora

Como uma peça de 500 kg fez o crime mirar os carros elétricos no Brasil

07AGO26 -
Baterias de alto valor impulsionam aumento de roubos e furtos de veículos eletrificados no Brasil

Ex-governador do MT e dois desembargadores são alvos da PF sobre esquema de R$ R$ 308 milhões em contrato com a OI

Ex-governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil),
(MT) A apuração tem como foco um acordo celebrado entre o Estado de Mato Grosso e a empresa de telefonia Oi, relacionado à restituição de valores decorrentes de uma disputa

Atividade jurídica e atividade policial no concurso para delegado da polícia

05AGO26 -
Quando e como ocorre a comprovação da atividade jurídica ou policial
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.