Suspeito de ameaçar juíza e delegado é preso em Mato Grosso

MT: Com mandado de prisão preventiva em aberto O operador de máquinas Benedito Pereira Marques, de 52 anos, réu pela chacina ocorrida numa fazenda na divisa de Mato Grosso com a Bolívia, em 2012, foi preso pela Polícia Civil no distrito Santiago do Norte, de Paranatinga, município distante 411 km de Cuiabá. Conhecido como ‘Dito […]

Por Editoria Delegados

MT: Com mandado de prisão preventiva em aberto

 

O operador de máquinas Benedito Pereira Marques, de 52 anos, réu pela chacina ocorrida numa fazenda na divisa de Mato Grosso com a Bolívia, em 2012, foi preso pela Polícia Civil no distrito Santiago do Norte, de Paranatinga, município distante 411 km de Cuiabá. Conhecido como ‘Dito Preto’, ele é suspeito ainda de ter ameaçado de morte a juíza que estava com a ação penal em Porto Esperidião e um delegado do município de Rio Branco, distante 367 km da capital.

Com mandado de prisão preventiva em aberto, ele foi preso por policiais civis na manhã da última sexta-feira (25). O acusado já havia conseguido escapar do cerco policial em outras duas ocasiões.

O operador de máquinas é suspeito também de grilagem de terras. Além dele, outras sete pessoas são acusadas de participarem da chacina na fazenda, entre elas o irmão de Marques, conhecido como ‘Marquinhos’, preso desde 2014.

A chacina ocorreu na fazenda Nova Bom Jesus, no Distrito de Vila Cardoso, que fica no município de Porto Esperidião, no dia 14 de setembro de 2012. A área fica a 120 km da fronteira com a Bolívia.

Cinco funcionários que haviam sido contratados para trabalhar na propriedade rural foram alvos de tiros. Dois conseguiram escapar e o restante não resistiu. Dois dias depois, um integrante do grupo acusado de ter sido o autor dos disparos também foi encontrado morto por policiais na mesma fazenda. Um ano antes, a fazenda tinha sido alvo de um incêndio criminoso que destruiu a sede da propriedade, o alojamento dos funcionários, dois barracões, um galpão e o maquinário.

A denúncia contra o bando em relação à chacina foi aceita em janeiro de 2013, mas naquele mesmo ano a juíza que estava com a ação penal precisou ser transferida e passou a receber escolta de policiais militares, após ter sido ameaçada de morte.

O mesmo grupo criminoso teria sido o responsável pelas ameaças de morte ao delegado que investigou a invasão de uma fazenda localizada em Lambari D’Oeste, a 327 km da capital.

Em fevereiro deste ano, o desembargador Juvenal Pereira da Silva, do Tribunal de Justiça (TJMT), suspendeu o júri da chacina, a pedido do Ministério Público, que alegou razões de segurança.

O MPE pediu também que o julgamento seja realizado fora da região Oeste do estado, em razão das ameaças às autoridades e também às testemunhas arroladas no processo, em especial a viúva e a mãe de uma das vítimas. O pedido ainda não foi decidido pela Justiça.

 

Folha Max

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

Veja mais

Fachin suspende decisões de Mendonça e Dino sobre direção da PF

Fachin suspende decisão de Mendonça que afastou Andrei Rodrigues da PF e decisão de Dino que reintegrou diretor

Salário de agente, escrivão e investigador não pode ficar vinculado ao de delegado, decide STF

Supremo invalida vinculação da remuneração de policiais civis à de delegados de Polícia Civil

Dino determina reintegração de diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues

Flávio Dino reverte afastamento de cúpula da PF, critica 'decisão em causa própria' e aponta risco a investigações do caso 'Dark Horse'

Fenadepol e ADPF divulgam notas de repúdio após afastamento de dirigentes da Polícia Federal

Entidades Federais defenderam a preservação das prerrogativas institucionais do órgão

11 Diretores da Polícia Federal apoiam Andrei Rodrigues e entregam cargos

O pedido de vista não derruba a liminar de André Mendonça, que continua valendo. Com o afastamento de Andrei, o diretor-executivo da PF, William Murad, deve ficar interinamente na chefia

Advogado é preso após filmar pernas de guarda municipal em supermercado

(PI) Um advogado foi preso sob suspeita de importunação sexual. O homem teria filmado, com um telefone celular, as pernas de uma guarda municipal no supermercado Pão de Açúcar, na

Ministro André Mendonça afasta Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal

Ministro do STF diz que 'há mais de 30 dias tem sido monitorado pela Polícia Federal' e submete decisão para análise da Segunda Turma
Veja mais

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Piauí completa quatro meses consecutivos sem registros de latrocínio

02SET26 -
(PI) Dados da Segurança Pública apontam redução contínua nos últimos três anos

Aviator online: como a regulação brasileira enquadrou os crash games e o que isso muda para o jogador

01SET26 -
Em 2026, com mais de 25 mil URLs de plataformas bloqueadas pelo SPA e 550 contas bancárias encerradas, o mercado regulado tem ferramentas reais para fazer cumprir essas garantias, e

Promotor de justiça abandona apurações de concursos por temer pistolagem, CV e PCC

Promotor Coaracy (direita) é um nome conhecido no estado porque foi procurador-Geral de Justiça de Alagoas
(AL) Titular da 17ª Promotoria de Justiça da Capital/Fazenda Pública Estadual, Coaracy é um nome conhecido no estado porque foi Procurador-Geral de Justiça de Alagoas entre 2005 e 2008.

Designer cria camisa capaz de ‘esconder’ pessoas de câmeras de vigilância com IA

Designer Simon Weckert criou camisa capaz de esconder pessoas de câmeras de vigilância com IA
'Camisa havaiana mais feia já vista no planeta' de Simon Weckert impede que tecnologia identifique o usuário como um 'ser humano padrão'

Ministério Público de SC arquiva caso de policial que matou detenta dentro de viatura para salvar colega enforcada

MP POST270826 -
(SC) Investigação e perícia concluíram que agente disparou contra presa em legítima defesa para salvar motorista que estava sendo sufocada com algemas.

“Mãe te avisou”: mulher lamenta morte de filho após roubar delegado

(SP) Nas redes sociais, a mãe do jovem diz que sempre batalhou e ensinou os caminhos certos, mas acabou perdendo o filho para a ostentação
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.