‘Sofria preconceito em São Paulo’, conta delegada ao assumir no interior

  A delegada Amanda Galdiano Vieira de Matos, de 31 anos, assumiu o comando da delegacia de Iracemápolis (SP), que estava sem titular fixo há dois anos, e afirmou ter sofrido preconceito quando trabalhava como plantonista do 64º Distrito Policial da 7ª Delegacia Seccional de Itaquera, em São Paulo (SP). “O motivo que mais sofri […]

Por Editoria Delegados

30mar14-delegada-preconceito-2

 

A delegada Amanda Galdiano Vieira de Matos, de 31 anos, assumiu o comando da delegacia de Iracemápolis (SP), que estava sem titular fixo há dois anos, e afirmou ter sofrido preconceito quando trabalhava como plantonista do 64º Distrito Policial da 7ª Delegacia Seccional de Itaquera, em São Paulo (SP). “O motivo que mais sofri preconceito foi por causa da minha aparência física. As pessoas olhavam e pensavam: ‘Olha, que novinha’. Alguns ainda têm a imagem do delegado como robusto, truculento e bruto. Apesar de estar mudando essa visão para um delegado mais intelectualizado, o preconceito ainda existe”, relatou.

 

Formada em direito, a delegada decidiu seguir a carreira após passar em concurso público como escrivã. Quando percebeu que como delegada poderia trabalhar de uma maneira mais direta com a população, prestou um novo concurso e, em dezembro de 2012, assumiu o posto em São Paulo.

 

Vinda para Iracemápolis

Desde setembro ela tentava se transferir para o interior paulista. “Meu marido é médico e veio trabalhar em Limeira (SP). Durante esse período eu fiquei em São Paulo, até que surgiu a oportunidade de assumir a delegacia de Iracemápolis”, relatou. O Distrito Policial de Iracemápolis estava sem delegado fixo há dois anos. Atualmente há cerca de 180 inquéritos em andamento. Desde que assumiu o comando da unidade, em fevereiro, Amanda relatou que deu continuidade ao trabalho.

 

Segundo ela, a responsabilidade de trabalhar em Iracemápolis é maior do que em São Paulo, mas ela não quer voltar para a capital. “De jeito nenhum eu quero voltar. Aqui tem qualidade de vida. Lá não tinha.”

 

A delegada disse ainda que para o futuro pretende solicitar mais funcionários para o distrito. “O escrivão que trabalha aqui meio período é emprestado de Limeira. Os boletins de ocorrência são feitos por estagiários. E a delegacia possui apenas dois investigadores. Pensando na vinda da fábrica da Mercedes Benz para a cidade, precisamos nos preparar e já montar uma equipe maior”, relatou Amanda. A delegada disse ainda que os crimes contra o patrimônio são os que mais ela pretende combater, já que o município fica localizado entre rodovias usadas como rotas de fuga por criminosos.

 

Segurança

Com a chegada da nova delegada, a população afirma se sentir mais segura. “Acho ótimo pensar que temos mais segurança agora”, relatou o vendedor Julio Neto, de 57 anos. Já a comerciante Marlene Costa, de 55 anos, disse que se sente mais segura, principalmente por ser dona de comércio.

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Melhores Delegados de Polícia do Brasil, Censo 2026

Produtividade, Proatividade, História, Legado, Valorização, Reconhecimento e Premiação

Governador do Tocantins autoriza concurso da Polícia Civil com 452 vagas

(TO) Certame prevê cargos de delegado, oficial investigador e perito, com salários que chegam a R$ 21,9 mil

Delegado detalha atuação de cardiologista preso por estupro de vulnerável no RS

(RS) Investigação identifica 14 possíveis vítimas; médico é suspeito de dopar pacientes para praticar abusos sistemáticos durante consultas na Região Metropolitana

Polícia Civil do PI registra queda de 40% nos roubos de veículos no primeiro trimestre de 2026

(PI) As ações do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) fazem parte do Pacto Pela Ordem para reduzir a criminalidade na capital e no interior do estado.

O Elo Invisível: Como a Inteligência Preditiva pode Antecipar o Feminicídio no Piauí

O "Pulo do Gato" na Prevenção do Feminicídio: Por que o Piauí precisa da Teoria do Elo?

Sétimo Dia: Delegado Steferson Nogueira deixa história que transcende a segurança pública

(PB) Trajetória do delegado é lembrada por avanços históricos, diálogo institucional e compromisso com a segurança pública

“IFood de Drogas”: Operação Madara prende funcionário do TJ que vendia drogas em Teresina

(PI) Yan Brayner, Diretor de Inteligência da SSP/PI apresenta resultado da operação
Veja mais

Brasil dá um passo decisivo no enfrentamento ao crime organizado com a nova Lei Antifacção

Chico Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública participa de entrevista e trata da nova legislação

Senador com CNH vencida, dirige carro sem placa, usa giroflex, dá “carteirada” e foge de abordagem policial em São Paulo

Senador Alexandre Luiz Giordano (Podemos-SP)
(SP) Parlamentar dirigia carro de luxo sem placa e com giroflex ilegal; na fuga, Giordano subiu em calçada e quase atropelou policiais militares

Comoção e reconhecimento marcam despedida do delegado Steferson Nogueira, que deixa um legado na segurança pública

Steferson Nogueira, Delegado de Polícia Civil da Paraíba e presidente da ADEPDEL - Associação dos Delegados de Polícia da Paraíba
Um grande pai, esposo, delegado, companheiro e exemplo de liderança

Vulnerabilidade Etária nos Crimes Contra a Dignidade Sexual de Acordo com a Lei 15.353/26

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Steferson Nogueira morre aos 44 anos

(PB) Seu reconhecimento ultrapassou fronteiras estaduais: nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, foi apontado como um dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, consolidando seu prestígio entre colegas

Delegados da PF aprovam paralisação “82 horas sem a Polícia Federal”

A categoria defende a criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas com direcionamento de recursos apreendidos à PF

Operação Cerco Fechado prende 78 criminosos e apreende cocaína e ouro no Piauí

(PI) Os mandados cumpridos estão relacionados a crimes como furtos, roubos, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e homicídios.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.