Policiais criticam governo Bolsonaro por vacinação lenta contra covid-19

A categoria não quer privilégio, mas apenas que a campanha de vacinação seja efetiva Como se não bastasse a decepção com o tratamento dado aos profissionais de segurança pública na PEC Emergencial, que tem provocado protestos da categoria contra Jair Bolsonaro, os policiais apresentam agora mais um motivo para reclamar do ocupante do Palácio do […]

Por Editoria Delegados

A categoria não quer privilégio, mas apenas que a campanha de vacinação seja efetiva

Como se não bastasse a decepção com o tratamento dado aos profissionais de segurança pública na PEC Emergencial, que tem provocado protestos da categoria contra Jair Bolsonaro, os policiais apresentam agora mais um motivo para reclamar do ocupante do Palácio do Planalto.

O presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Edvandir Paiva (imagem), cobra que o governo acelere a campanha de vacinação. “Nosso pessoal trabalha na linha de frente e está adoecendo, ficando com sequelas”, contou Paiva à coluna. “Estamos no grupo prioritário, mas a fila está muito lenta”.

O presidente da associação dos delegados diz que a categoria não quer privilégio, mas apenas que a campanha de vacinação seja efetiva.

Sobre as repetidas declarações de Bolsonaro minimizando a gravidade da pandemia, Paiva comentou: ‘É a avaliação dele, mas acho que os fatos já demonstram o tamanho da situação em que nós estamos envolvidos”. A entidade emitiu nota pública cobrando mais celeridade na imunização.

A ADPF é integrante da União dos Policiais do Brasil, que congrega representantes de vários tipos de profissionais da segurança pública no país. Desde a aprovação da PEC Emergencial, que permite a governantes adiar por até 15 anos a concessão de aumentos a servidores públicos, os policiais têm feito manifestações contrárias ao governo.

Paiva traduz o que os profissionais de segurança pública, que em bom número votaram em Bolsonaro, pensam do presidente atualmente. “O sentimento dos policiais que estão fazendo protesto público é de decepção”, resume ele. “Na campanha, o discurso era de valorização da categoria e isso não está se concretizando”.

Agora, a preocupação dos policiais é com a reforma administrativa, que poderá representar mais perdas para os trabalhadores da segurança. Por isso, estão marcadas para a segunda-feira manifestações à frente de todas as unidades da Polícia Federal do país.

Os delegados do Rio cogitam, inclusive, entregar os cargos de chefia em protesto contra o governo Bolsonaro. “Não houve nada de concreto até o momento, mas essa movimentação existe e pode se espalhar pelo país”, admite Paiva.

A nota púbica da entidade destaca que os policiais federais e demais profissionais da segurança pública chegam “a março de 2021 com ainda mais contaminados e mais óbitos, com tendência a aumentar ainda mais em razão das novas cepas do vírus que surgem e nenhuma previsão de vacinação”.

“Os policiais são essenciais para a sociedade e para as suas famílias, em que quase sempre são os provedores. Então reitera-se a pergunta: quando as forças de segurança pública serão vacinadas? Quando a população brasileira poderá ver também um horizonte mais promissor, uma perspectiva mais alentadora? Esperamos que logo essas perguntas sejam respondidas e as medidas necessárias sejam tomadas com máxima urgência”, finaliza o texto.

UOL

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

“Estado do Piauí jamais irá temer”, diz delegados Charles Pessoa após prisão de 7 bandidos que ameaçaram assassiná-lo

(PI) SSP-PI desarticulou plano para assassinar o delegado Charles Pessoa durante operação em Castelo do Piauí; sete criminosos foram presos e 14 mandados judiciais cumpridos

Lançamento do Livro “Violência contra a mulher: abordagens jurídicas e institucionais a partir da atuação de mulheres no sistema de justiça”

Uma obra escrita por 37 mulheres que atuam na linha de frente da proteção e defesa das mulheres vítimas de violência.

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Controles Inibitórios e Culpabilidade Penal

Por Eduardo Luiz Santos Cabette e Bianca Cristine Pires dos Santos Cabette

Gustavo Mesquita segue, pela 5ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Cleyson Brene segue, pela 9ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Governo do Piauí lança aplicativo “Motorista Seguro” para reforçar proteção de profissionais do transporte

(PI) Ferramenta permite acionamento imediato da polícia

“É mais seguro entregar celular nos Correios, pois não se sabe que tipo de delegado tem na delegacia”, afirma Lula

Associações criticam fala de Lula sobre “medo” de delegacias em devolução de celulares
Veja mais

Solidariedade, Respeito e Reconhecimento: Portal Nacional dos Delegados apoia delegado Charles Pessoa

Delegado Charles Pessoa, PCPI (Censo dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil)
Portal Nacional dos Delegados enaltece a atuação firme da Polícia Civil do Piauí no enfrentamento à criminalidade e na proteção dos cidadãos. Informar a sociedade sobre operações policiais é um

“É direito da população saber”, diz delegado-geral do PI após MP questionar publicações policiais

Delegado-Geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko
(PI) A divulgação de prisões e operações fortalece a segurança pública, auxilia investigações e desestimula a prática criminosa

Lei 15.410 cria nova modalidade de tortura

04JUN26 -
Por Francisco Sannini e Eduardo Cabette

Jacqueline Valadares é aprovada, pela 2ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 JACQUELINE VALADARES
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Tania Prado é aprovada, pela 8ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 TANIA PRADO
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

A Terminologia “Operação Policial” no Âmbito das Polícias Judiciárias: Delimitação Conceitual a partir da Análise Normativa Comparada

26MAI26 -
Por Joaquim Leitão Júnior, Denize dos Santos Ortiz e Bárbara Lopes Gomes

Polícia Civil da Paraíba prende sobrinho que tentou matar tios em disputa de terrenos

26MAI26 - (1)
(PB) O sobrinho é investigado por diversos episódios de violência contra familiares, incluindo três tentativas de homicídio contra os tios
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.